APRESENTAÇÃO


O Encontro Nacional dos Estudantes (ENE) acontece na véspera do Congresso Nacional dos Trabalhadores (CONAT), como tentativa de avançar na reorganização dos estudantes e trabalhadores contra as nefastas ofensivas do governo Lula-FMI, sob uma perspectiva de independência de classe. A partir da progressiva ruptura com a frente popular, iniciou-se o processo de construção da Conlute e Conlutas, coordenações de lutas onde a Juventude Bolchevique (JB) e a Liga Bolchevique Internacionalista (LBI) intervêm desde o primeiro momento com todo seu vigor.

Entendemos que este presente momento seja crucial para o conjunto dos oprimidos retomar o rumo das lutas, uma vez que amargam sob o governo burguês de Lula os piores ataques sofridos dentre todos os governos “neoliberais”. Isso tudo só tornou-se possível graças à ação criminosa da vendida UNE no seio dos estudantes, sabotando suas lutas assim como faz a CUT em relação aos trabalhadores e o MST em relação aos camponeses, em troca de mensalinhos e mensalões.

A UNE tornou-se, desta forma, testa-de-ferro da política privatista levada a cabo pelo governo Lula-FMI. A tarefa que se coloca para o conjunto dos estudantes e sua vanguarda é a necessidade de romper com esta entidade “chapa branca” e criar uma nova entidade democrática e antigovernista. O desafio está colocado, mãos à obra!


PÁGINA INICIAL
1