MOVIMENTO ESTUDANTIL

Todos ao Encontro Nacional dos Estudantes! Romper com a UNE ‘chapa branca’ e construir uma nova entidade democrática e antigovernista!

A UNE é testa-de-ferro de toda esta política privatista e, por isso, apesar de receber mensalões no valor de R$ 1,1 milhão deste governo corrupto para promover manifestações a seu favor, vem reunindo passeatas cada vez mais raquíticas, sendo rechaçada em todas as lutas reais do movimento estudantil, como foi na PUC/SP ou nos protestos pelo passe livre. Diante da rejeição massiva e crescente dos estudantes, a direção da UNE resolveu apelar neste ano eleitoral para manobras demagógicas desesperadas, fingindo ser favorável ao que sempre se opôs, como a luta pelo passe livre e a realização de um Coneb, “traumatizada” por ter perdido quase todas as votações no Coneb realizado em Viçosa/MG, em 1998, quando os delegados das entidades de base derrotaram a direção pelega várias vezes. Por isso, precaveu-se com uma série de medidas burocráticas para realizar uma caricatura de Coneb, não perder o controle desta vez e impor o apoio à reeleição de Lula.

Todavia, as correntes da esquerda petista e do PSOL, vendem o verso de que montaram uma “fração pública da UNE” ou uma tal “UNE vermelha” e anunciam que a entidade será reconquistada para os estudantes neste Coneb. Na verdade, estas correntes recusam-se a “largar o osso” dos cargos na executiva da UNE (muitos dos quais concedidos pela UJS no último Conune) e então tratam de enrolar suas próprias bases estudantis que aspiram à ruptura política e organizativa com os pelegos da UJS e do PT.

Não deve haver nenhum engano com as recentes manobras demagógicas da UJS e de seus aliados “de esquerda”. É preciso enterrar de vez a UNE pelega, fazendo com que o Encontro Nacional dos Estudantes, que se reunirá no dia 04 de maio em Sumaré/SP, contra as limitações impostas pelo PSTU e seus satélites, impulsione a criação de uma nova UNE dos estudantes universitários e secundaristas, democrática e antigovernista, que organize nacionalmente uma campanha pela conquista do passe livre para todos os trabalhdores (desempregados ou não e para os estudantes do 1º grau aos universitários) e da educação pública e gratuita para todos!


PÁGINA INICIAL
1