CONJUNTURA INTERNACIONAL

Seguir o exemplo de luta dos jovens da França! Derrotar a ofensiva imperialista de Bush e seus vassalos na América Latina e Oriente Médio!

A ofensiva imperialista desencadeada pelo genocida Bush após os acontecimentos de 11 de setembro 2001 que visam “disciplinar” o planeta sob a ótica do Consenso de Washington tem atingido a todos os povos. Iraquianos, haitianos, afegãos, palestinos, se batem numa luta sem trégua contra o imperialismo ianque, o enclave nazisionista de Israel e seus títeres. Na América Latina não é diferente. Mineiros e cocaleiros na Bolívia se insurgiram contra sua burguesia nativa e contra o imperialismo ao defenderem a nacionalização dos hidrocarbonetos. Esse descontentamento das massas e o despertar do ódio contra as instituições burguesas “democráticas”, tendo sido o palácio governamental invadido diversas vezes pelas massas populares, foi estancado pelas direções reformistas, a exemplo do MAS de Evo Morales, que permitiram a reacomodação da burguesia no poder.

Porém, a mais recente expressão da mobilização da juventude contra a opressão capitalista ocorreu nos subúrbios da França, desencadeada principalmente por jovens de origem árabe e africana, que vem enfrentando diariamente a polícia racista européia. O estopim das rebeliões foi a solidariedade a dois jovens que, por causa das perseguições sofridas por serem imigrantes, morreram eletrocutados ao se refugiarem da polícia. Centenas de veículos, entre eles ônibus, foram queimados, sendo a juventude oprimida classificada como uma horda de “baderneiros”. Imediatamente o governo burguês francês de Jacques Chirac convocou forças policiais para aumentar o poder de repressão. Isso só evidencia o temor das classes dominantes que se recordam com calafrios dos acontecimentos da Comuna de Paris e do Maio de 68. É necessário seguir o exemplo de luta da juventude da França e combater a sanha imperialista no Oriente Médio, na América Latina e no Brasil, encabeçadas pelos governos burgueses de plantão!

• Viva a resistência iraquiana!
• Fora o imperialismo do Iraque e da Palestina!
• Solidariedade com os jovens franceses!
• Pelo Socialismo e a revolução proletária!


PÁGINA INICIAL
1