Plantas Medicinais como Base Terapeutica
Copyright © Claudia Mathias 2001
Primeiramente, deve-se deixar bem claro que em todos os casos, os sintoma de qualquer doença devem ser levados ao conhecimento médico e cabe aos profissionais de medicina o diagnóstico das doenças, bem como o tratamento.
Fitoterapeutas levam em consideração uma pessoa doente como sendo um indivíduo único com necessidades próprias e não contam como sendo mais um caso clínico. A prescrição do tratamento será adequada sobre requisitos específicos e variados, e uma receita comum "automática" é algo que praticamente não acontece.
- Consulta com um Fitoterapeuta
Quando você for pela primeira vez ao consultório de um fitoterapeuta, ele lhe fará perguntas sobre o seu histório clínico. Seu nível de estresse, se tem praticados exercícios físicos, seus hábitos alimentares, medirá sua pressão arterial. Fará um exame físico - verá seu estado de saúde no momento. Essas são as perguntas mais comuns. Ele primeiramente lhe mostrará dando-lhe dicas de como melhorar seu estado de saúde; e só então lhe receitará um tratamento específico - que pode ser com loção, pomada ou ungüento a base de plantas - ou receitará uma tintura. Essas reeceitas e formas de tratamento poderão ser modificadas ou alteradas em consultas futuras.
A ação dos remédios a base de plantas medicinais em geral são mais lentos do que certos medicamentos alopáticos, pois são menos concentrados. Mas como as plantas começam a fortalecer as defesas naturais do organismo, rapidamente as pessoas começaram a sentir-se melhor.
O objetivo dos fitoterapeutas, além de curar ou aliviar doenças específicas, é de devolver a saúde e a vitalidade gerais da pessoa. A terapia com plantas medicinais, assim como todos os métodos naturais de cura, tem em comum o interesse de prevenir as doenças.
- Como Aproveitar Bem as Plantas
Existem várias maneiras de usar as plantas para manter-se saudável, e uma delas é de incluí-las na dieta diária. As plantas nos fornecem minerais, vitaminas, fibras, e tornam os alimentos saborosos.
O alho é uma das plantas mais valiosas do ponto de vista medicinal. Constitui uma boa proteção contra infecções bacterianas, virais e fúngicas; principalmente a dos sistemas respiratórios e digestivo, e contém uma variedade de nutrientes. Muitas vezes não se torna agradável a utilização de certas plantas na preparação de alguns alimentos. Muitas pessoas não gostam do sabor e do cheiro do alho - mas é possível comprar nas lojas de produtos naturais algumas das plantas em forma de cápsula, ou em forma de saquinhos para chá. Outra maneira alternativa é a de preparar a bebida em casa - colocando um punhado ou colher de chá bem cheia do produto vegetal - seco ou em natura, em uma xícara de água fervendo deixando-o repousando por 2-3 minutos tampado e depois beba sem açucar refinado. Se preferir adoça-lo, coloque um pouco de mel ou açucar mascavo.
As decocções e infusões se destinam a uso caseiro, devendo ser utilizadas durante no máximo 1 semana. Após esse período, deve-se procurar um fitoterapeuta.
OBS. Não use panela de alumínio e ferro para fazer chás, infusão, e decocções. Prefira as de materias do tipo esmaltado, cerâmica, vidro, e em último caso aço inox. Mantenha sempre a panela ou xícara tampada para que certas substâncias voláteis que as ervas possuem não evaporem. Sua utilização deverá ser feita preferivelmente no mesmo dia da preparação.
Bênçãos de Brighid.
Copyright 2001 Aengus Mac ind Óg
Todos os direitos reservados[voltar]