PADRONIZAÇÃO DE VÔO
FORMAÇÃO TEÓRICA
          A parte teórica é ministrada pela Universidade e tem duração de três anos, num total de 2640 horas-aula. Abaixo segue uma lista das principais disciplinas :
 
BÁSICAS: inglês , física , matemática , português, psicologia.
GERENCIAIS : direito aeronáutico, o piloto e o mercado , planejamento do transporte aéreo , administração.
TÉCNICAS : navegação aérea , meteorologia , sistemas de aeronaves       ( nível de "ground-school" do 737 ), regulamentos de tráfego aéreo nacional e internacional , fraseologia nacional e internacional, inglês técnico, motores a reação, performance, peso e balanceamento (nível de "ground-school" do 737), teoria de vôo, técnica de pilotagem de jato, segurança de vôo.
  PRÁTICAS: curso de CRM (Cockpit Resource Management), treinamento em "mock up" estático do 737 (procedimentos de cabine), treinamento IFR e de técnicas de pilotagem de jato em simulador ELITE, treinamento de emergência e sobrevivência na selva e no mar, treinamento fisiológico no IFISAL ? Campo dos Afonsos.
FORMAÇÃO PRÁTICA
        O treinamento prático de vôo é realizado em aeroclubes conveniados : Aeroclube do Rio Grande do Sul e Aeroclube de São Leopoldo, ambos reconhecidos pela excelente qualidade técnica .  O programa de IFR segue os moldes da antiga EVAER e é supervisionado pelo Cmt. Cláudio Sherer, gerente de treinamento da Varig por sete anos.
        Durante o treinamento o piloto voa 25 horas em simulador, 20 horas em aeronave monomotor (ARROW) e 20 horas em bimotor (SÊNECA 3), totalizando 65 horas de treinamento IFR . As aeronaves utilizadas estão equipadas com os instrumentos mais modernos como HSI, RMI, Flight Director, Auto Pilot, Rádio Altímetro e Radar Meteorológico .
        O programa visa adaptar o piloto à dinâmica de uma cabine de comando de um avião comercial, enfatizando o trabalho em equipe, o gerenciamento de cabine e o profissionalismo que o vôo IFR exige.
         Além disso ,  a PUC possui convênios ( incluindo financeamento ) com outras instituições para  o treinamento em simuladores de alta performance : Jet Trainner ( Varig )  e E-120 Brasíla ( EMBRAER ) .
         A 6ª turma da FACA, num projeto pioneiro, treinou todos os seus pilotos em simulador ELITE, num programa desenvolvido em conjunto com o Cmte. Claudio Scherer, visando um aprimoramento e padronização das técnicas de vôo IFR e, principalmente, a aplicação de conceitos de CRM e gerenciamento de cabine em vôos elaborados na filosofia L.O.F.T. (Line Oriented Flight Training)
 
 
HABILITAÇÕES
 Todos os pilotos da 6ª turma possuem, no mínimo, as seguintes habilitações:
PC/IFR/MULTI
PLA teórico
ELEMENTO CREDENCIADO em Segurança de Vôo , apto a coordenar programas de segurança de vôo em qualquer instituição de aviação civil , como por exemplo o PPAA- Programa de Prevenção de Acidente Aeronáutico , obrigatório para as empresas de taxi aéreo segundo IAC 3136 .
Obs:  Nos currículos individuais, constantes da área "Pilotos" desta página, há a especificação exata de cada piloto.
edunh@terra.com.br
1