A FACULDADE
        A Faculdade de Ciências Aeronáuticas foi criado pela PUC-RS em parceria com a VARIG no ano de 1994 . Esta jornada pioneira na América Latina teve início quando a VARIG, seguindo as principais companhias aéreas mundiais, optou por uma formação mais completa e global para seus futuros pilotos, sem, contudo, deixar de lado a excelente qualidade técnica do treinamento da  extinta Escola Varig de Aeronáutica (EVAER).
        A Faculdade foi inicialmente criado com o intuito de preencher o quadro de tripulantes desta empresa sendo, posteriormente, aberto para o mercado em geral que, como é sabido, carecia de uma formação mais profissional.  Atualmente, para a 6ª turma e subsequentes, o acordo PUC-VARIG não mais garante a contratação dos egressos pela companhia, abrindo oportunidade para que outras empresas também invistam nesta nova filosofia de formação profissional.
        A Faculdade possui hoje um alto nível de excelência na formação de seus pilotos, ratificado por convênios com instituições como CENIPA, EMBRY RIDLLE UNIVERSITY, EAA, UAA, EMBRAER, AIRBUS,  BOEING, entre outras.
        Ela atualmente já colhe os frutos deste intenso trabalho tendo a maioria dos pilotos formados sido absorvidos por empresas como TAM, VARIG e RIO-SUL.
FORMAÇÃO TEÓRICA
          A parte teórica é ministrada pela Universidade e tem duração de três anos, num total de 2640 horas-aula. Abaixo segue uma lista das principais disciplinas :
 
BÁSICAS: inglês , física , matemática , português, psicologia.
GERENCIAIS : direito aeronáutico, o piloto e o mercado , planejamento do transporte aéreo , administração.
TÉCNICAS : navegação aérea , meteorologia , sistemas de aeronaves       ( nível de "ground-school" do 737 ), regulamentos de tráfego aéreo nacional e internacional , fraseologia nacional e internacional, inglês técnico, motores a reação, performance, peso e balanceamento (nível de "ground-school" do 737), teoria de vôo, técnica de pilotagem de jato, segurança de vôo.
  PRÁTICAS: curso de CRM (Cockpit Resource Management), treinamento em "mock up" estático do 737 (procedimentos de cabine), treinamento IFR e de técnicas de pilotagem de jato em simulador ELITE, treinamento de emergência e sobrevivência na selva e no mar, treinamento fisiológico no IFISAL ? Campo dos Afonsos.
FORMAÇÃO PRÁTICA
        O treinamento prático de vôo é realizado em aeroclubes conveniados : Aeroclube do Rio Grande do Sul e Aeroclube de São Leopoldo, ambos reconhecidos pela excelente qualidade técnica .  O programa de IFR segue os moldes da antiga EVAER e é supervisionado pelo Cmt. Cláudio Sherer, gerente de treinamento da Varig por sete anos.
        Durante o treinamento o piloto voa 25 horas em simulador, 20 horas em aeronave monomotor (ARROW) e 20 horas em bimotor (SÊNECA 3), totalizando 65 horas de treinamento IFR . As aeronaves utilizadas estão equipadas com os instrumentos mais modernos como HSI, RMI, Flight Director, Auto Pilot, Rádio Altímetro e Radar Meteorológico .
        O programa visa adaptar o piloto à dinâmica de uma cabine de comando de um avião comercial, enfatizando o trabalho em equipe, o gerenciamento de cabine e o profissionalismo que o vôo IFR exige.
         Além disso ,  a PUC possui convênios ( incluindo financeamento ) com outras instituições para  o treinamento em simuladores de alta performance : Jet Trainner ( Varig )  e E-120 Brasíla ( EMBRAER ) .
         A 6ª turma da FACA, num projeto pioneiro, treinou todos os seus pilotos em simulador ELITE, num programa desenvolvido em conjunto com o Cmte. Claudio Scherer, visando um aprimoramento e padronização das técnicas de vôo IFR e, principalmente, a aplicação de conceitos de CRM e gerenciamento de cabine em vôos elaborados na filosofia L.O.F.T. (Line Oriented Flight Training)
 
 
HABILITAÇÕES
 Todos os pilotos da 6ª turma possuem, no mínimo, as seguintes habilitações:
PC/IFR/MULTI
PLA teórico
ELEMENTO CREDENCIADO em Segurança de Vôo , apto a coordenar programas de segurança de vôo em qualquer instituição de aviação civil , como por exemplo o PPAA- Programa de Prevenção de Acidente Aeronáutico , obrigatório para as empresas de taxi aéreo segundo IAC 3136 .
Obs:  Nos currículos individuais, constantes da área "Pilotos" desta página, há a especificação exata de cada piloto.
 
CONTATOS
Associação de Pilotos da 6ª turma da FACA:
Av. Protásio Alves, 7157  cj301  bloco 11
CEP 91310-003   Porto Alegre/RS
Tel: (0xx51) 351-7054 / 386-7554 / 9911-3391
edunh@terra.com.br
1