Há muitos softwares destinados a construir gráficos, porém como muitos usuários de computador já possuem programas da Microsoft, fica fácil assessorá-los no uso desses softs. O MS-Excel é um deles. A planilha eletrônica da Microsoft é uma ótima ferramenta para armazenar observações de cometas. A Estação Costeira1 (Secção de Cometas/REA) tem usado o MS-Excel na formatação de curvas de luz de cometas. O procedimento atual permite que o astrônomo amador e/ou profissional visualize 3 (informações) ao mesmo tempo:
Faremos uma demonstração com os dados do Cometa 153P = C/2002C1 (Ikeya-Zhang).
Inicialmente, a planilha foi preenchida com os dados mais relevantes, a saber: Data TU, magnitude, instrumento e observador. Depois são calculados a magnitude corrigida para a abertura e determinados o raio vetor ( r ) e a distância cometa-Terra (D) . Esses valores serão importantes na redução dos parâmetros fotométricos Ho e n para o cometa. No entanto isso é considerado no artigo "Redução de Cometas".
Para desenhar a curva 1 (linha contínua em preto), faze-se necessário alimentar um soft astronômico ou calculador de efemérides para fornecer os valores da magnitude m1 a cada 3 ou 5 dias. Os resultados são colocados em duas colunas do MS-Excel. O usuário deve conhecer os procedimentos para traçar gráficos no MS-Excel. Uma boa ferramenta para fornecer efemérides e compatível com o MS-Excel é o soft Ephemeris Tool 4.5 (de Manfred Dings). Este soft permite que as efemérides sejam calculadas tanto com os parâmetros fotométricos do ICQ/MPC/ IAU como dos valores reduzido das observações locais.
Então a curva 2 (linha cheia em vermelho) foi obtida da mesma forma que a curva 1, porém com valores de Ho e n baseados na redução de observações locais.
A curva 3 (pontos) mostra os valores de magnitude visual corrigida para a abertura padrão de 6,8 cm.
Uma quarta componente é acrescentada (reta de cor cinza) e nada mais é do que a Data da passagem pelo periélio.
A Figura 1 mostra a sobreposição das três curvas principais.
Com base nessas curvas podemos concluir que: