E dá-lhe MENGO!!!

ESTRÉIA => O Flamengo disputou seu primeiro jogo de futebol no Campeonato Carioca de 1912, dia 3 de maio. E goleou o Mangueira, time da fábrica de Chapéus Mangueira, por 16 a 2, no campo do América. Gustavo de Carvalho marcou o primeiro gol e mais quatro. Arnaldo (4), Amarante (4), Borghet (2) e Galo completaram. O time, que acabou como vice-campeão, formou com: Baena; Píndaro e Nery; Coriol, Gilberto e Galo; Arnaldo, Borghet, Baiano, Gustavo e Amarante.

UNIFORME => A equipe usou a Papagaio de Vintém (quatro grandes quadrados em vermelho e preto), porque os ciumentos remadores não permitiram que fosse usada a camisa igual à deles, com listras horizontais.

MUDANÇA => A Papagaio de Vintém foi abandonada no Campeonato de 1914, porque os jogadores a consideravam feia e azarada. A Cobra Coral, com listras horizontais e o friso branco separando o vermelho do preto, entrou em cena. Curiosamente, o Flamengo ganhou seu primeiro título. Mas, em 1915, a Coral deu lugar à Rubro-Negra, sem as listas brancas. Isto porque eclodira a I Guerra Mundial e a bandeira da Alemanha tinha as mesmas cores. E o time foi bicampeão.

TIRA-TEIMA => O primeiro Fla-Flu aconteceu no dia 7 de julho de 1912, no campo das Laranjeiras, pelo Campeonato Carioca. E deu zebra: O Fluminense venceu por 3x2, apesar de nove de seus ex-campeões estarem no Flamengo. J. Calvert, E. Calvert e Bartholomeu marcaram para o Tricolor e Arnaldo e Píndaro para o Mengão.

DEDICAÇÃO => Em 1927, o amadorismo estava chegando ao fim. Mas havia quem amasse a camisa que vestia. Moderato era um deles: jogou a última partida com uma cinta, porque sofrera uma cirurgia no apêndice, supurada dois dias antes. E o Flamengo ganhou outro título.

O MAIS QUERIDO => O Flamengo vai-se firmando como o clube mais querido do Rio de Janeiro. Para acabar com as dúvidas, é feito um concurso para escolher o mais querido clube do Brasil (Rio de Janeiro). Rubro-negros, disfarçados de portugueses reagem à manobra dos jornaleiros lusitanos, que escondem os exemplares do Jornal do Brasil, vendidos exclusivamente aos vascaínos. Então, quando os sacos repletos de cupões chegam à sede do jornal, na avenida Rio Branco, os falsos portugueses os recolhem e despejam os cupões em latrinas e no poço do elevador. O resultado todos sabem: O Flamengo é eleito o clube mais popular do Brasil. Os votos são descobertos no poço do elevador, mas de nada adiantam o choro e o escândalo armado pelos vascaínos. O Flamengo soube usar molecagem e inteligência para superar o poderio econômico da colônia portuguesa radicada principalmente na Rua do Acre.

HERÓI => O Flamengo ganha seu primeiro tri no futebol, em 1942/43/44. Dirigidos por Flávio Costa, desfilaram nas diversas formações rubro-negras craques como Domingos da Guia, Zizinho, Jaime, Pirilo, Biguá e Bria. Mas é o argentino Valido quem se torna o herói do tri. Com 39 graus de febre, ele marca o discutido gol da vitória, aos 41 minutos do segundo tempo, contra o Vasco, que reclama até hoje que Valido se apoiou em Argemiro para cabecear o cruzamento de Vevé.

ABSOLUTO => Pirilo, do Flamengo, é o recordista de gols em um só Campeonato. Em 1941, ele assinalou 39 gols. Mas Zico é o maior artilheiro da história do Campeonato do Rio, com 157 gols.

INÉDITO => Para orgulho da Nação Rubro-Negra, o Flamengo tem os títulos de campeão do IV Centenário do Rio (1965) e do Sesquicentenário da Independência do Brasil (1972).

15 VEZES FLAMENGO => Era um sonho de infância. Garrincha, que entrou para a história como o maior jogador do Botafogo em todos os tempos, queria muito vestir a camisa 7 do Flamengo. Conseguiu realizar o desejo aos 32 anos, quando sua carreira já fazia a curva descendente. Foram apenas 15 jogos, nove vitórias, quatro empates e duas derrotas e quatro gols, mas a torcida rubro-negra nunca esqueceu. Mesmo sem estar em seu melhor momento, o ponta arrastou multidões nas poucas partidas que participou e conseguiu a proeza de deixar 20.000 pessoas na porta do Maracanã lotado em um Flamengo x Vasco que não valia nada pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1968. "Deus é sábio, nunca deu asa a cobra. Garrincha no Flamengo, em forma, teria sido um crime" (Sérgio Rezende, cineasta).

VINGANÇA => Em 15/11/72, o Flamengo foi goleado pelo Botafogo por 6x0. Nove anos depois, no festejo de outro aniversário, o Mengão devolveu a humilhação: 6x0, com gols de Zico (2), Nunes, Lico, Adílio e Andrade. E a torcida rubro-negra cantou: "Botafogo, nós gostamos de vo-6".

RAÇA, SUOR E SANGUE => O título da Libertadores custou até sangue para alguns jogadores, como Adílio e Lico, feridos no supercílio e orelha pelo violento zagueiro Mário Soto, do Cobreloa. Mas, em 23/11/81, no Estádio Centenário, em Montevidéu, o sacrifício foi recompensado e Raul; Nei Dias, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Leandro e Zico; Tita, Nunes (Anselmo) e Adílio derrotaram o Cobreloa por 2x0, gols de Zico, e voltaram ao Rio campeões da América.

TOPO DO MUNDO => O auge da glória: após ganhar o Brasileiro de 1980 e a Taça Libertadores de 81, o Mengão vence o Mundial Interclubes de 1981, em Tóquio, por 3x0, com gols de Nunes (2) e Adílio.

O PENTACAMPEONATO => No início dos anos 80, o futebol brasileiro é dominado pelo Super-Time do Flamengo, que diga-se de passagem, faria o Santos de Pelé cair de quatro. A Era Zico conquista três títulos brasileiros em 80, 82 e 83. Em 1987, restavam apenas Lendro, Andrade e Zico, que ao lado dos garotos Leonardo, Jorginho, Bebeto, Zinho e Renato Gaúcho, conquistavam o tetra-campeonato. Em 1992, o Flamengo conquistou seu 1º título brasileiro sem o Galinho de Quintino em campo. O único remanescente da Era Zico era o paraibano Júnior, que comandava um time de garotos como Piá, Fabinho, Júnior Baiano, Nélio, entre tantos. O adversário era o Botafogo, que precisava apenas de dois empates para comemorar. Mas o resultado, todos já sabem...O jovem time do Flamengo entrou em campo determinado a vencer, e goleou o Botafogo por 3x0, gols de Júnior, Nélio e Gaúcho, comemorando assim, mais um título. Flamengo, único Pentacampeão Brasileiro. Campeão como nenhum outro.

RECORDE => Na conquista do Campeonato Estadual de 1996, o Flamengo conseguiu realizar um fato inédito: dos 65.782 torcedores presentes ao Maracanã, 98% eram do Flamengo e vestiam a camisa do clube, para desespero da torcida do Arco-Íris.

MERCOSUL= O título da MERCOSUL de 99 foi o da prata-da-casa. Para se ter uma idéia do Flamengo, nos últimos três jogos: contra o Peãrol, um do Reinaldo e um do Athirson, 1º contra o palmeiras, um do JUAN e um do REINALDO, e no 2º, um do RODRIGO MENDES (o mesmo do Cariocão) e um do LÊ !

Volta à página principal 1