Clube dos Escritores

| Home Page | E-mail |


Clique aqui e mande sua opinião sobre o tema abaixo

Um Passeio Pela Áustria

Rosângela Scheithauer

Parte I – Viena


Em tempos passados, com monarquia poderosa e multi-racial sobre o Danúbio, a Áustria é hoje um pequeno país rico em cultura e beleza natural. Seus espetaculares panoramas são acentuados por picos cobertos de neve, imponentes rochedos, encantadores lagos, rios e pastos verdes que mais parecem jardins. Uma verdadeira pérola, a Áustria é visitada por turistas de todo mundo durante o ano inteiro. No verão oferece inúmeras opções de lazer, no inverno atrações de esporte, em especial o esquí.

Para os amantes da tranqüilidade ela oferece sua natureza, espalhada por toda parte – desde a sublime maravilha das montanhas até as correntes de águas cristalinas de seus lagos e rios.

Viena é indiscutivelmente o centro turístico principal, não só pela beleza e imponência de sua arquitetura, como também pela música. O turista passando pela capital, mesmo que só por um dia, guardará impressões inesquecíveis. Para aqueles (como eu) que já moraram em Viena por longo período essas impressões ficam difíceis de serem relatadas, pois a cidade é cheia de contrastes. Existem vários "clichês" sobre os vienenses e sua cidade e, dependendo do modo de ver as coisas, podem até se revelar verdadeiros – ou não. Alguns consideram Viena tranqüila, outros a criticam quanto ao tráfico e problemas de estacionamento, uns dizem que é extremamente simpática, outros que é arrogante.

Os vienenses se orgulham de sua "cidade imperial" e o demonstram cuidando dela como se fosse sua casa, respeitam seus parques e jardins, restauram seus patrimônios residenciais. Ao invés de derrubarem, valorizam e conservam. Há faixas especiais para ciclistas em toda cidade, bem como faixas para pedestres que são respeitadas à risca. Nenhum austríaco atravessará a rua se o sinal para pedestre não indicar verde – se alguém o fizer, com certeza não é austríaco!



Viena floriu nas últimas duas décadas tornando-se um centro turístico e cultural de grande importância para a Uniäo Europeia. Dividida em 23 distritos, a cidade oferece 205 quilômetros quadrados de área verde dentro de um total de 414 quilômetros quadrados de área total. Das áreas verdes mais conhecidas se destacam o Prater (no passado área de caça reservada à realeza, hoje um dos mais conhecidos parques de diversão da Europa), o palácio de Schönbrunn (residência de verão do Imperador Francisco José e Imperatriz Sissi), Lainz Tiergarten (maior zoológico de Viena) e os famosos bosques que praticamente circundam toda a cidade.

A catedral de Santo Estéfano, com sua torre medindo 137 metros de altura, é o chodó dos austriacos que carinhosamente a chamam de "Steffl" (Estefaninha). Desde 1951 a catedral possui o maior sino do país chamado "Pummerin".



Em Viena nenhum turista pode deixar de visitar uma das centenas de casas de café ("Café Haus") e pedir o tradicional "melange" – um café com leite parecido com o capuccino italiano. Um conhecido escritor austríaco, referindo-se a esses locais, disse: "o lugar ideal para quem que estar a sós, porém necessita de companhia para tal".

Foi justamente nesses "Cafés" que figuras prominentes deram novo ímpeto ao mundo político e cultural entre 1900 e 1938, destacando-se Lenin, Trotsky e Lehár.

Tradicionalmente o café é servido em uma pequena bandeija de aço inoxidável ornamentada com toalhinha de papel parecendo renda e acompanhado de um copo de água mineral.



O vinho também faz parte da cultura austríaca tanto quanto o café. Tomando um copo de vinho branco ou tinto em algum dos inúmeros "Heurigens" (vinho novo), os turistas têm a possibilidade de fazer laços de amizade com os vienenses numa atmosfera descontraida e alegre. Em muitos locais é possível ouvir o som de sanfonas e violinos tocando valsas e musicas populares.

Também conhecida internacionalmente como a "capital mundial da música", Viena se dá o luxo de ser assim chamada não somente por seus imponentes teatros e óperas, mas também por ter sido o berço ou residência dos maiores gênios da música clássica, entre eles Mozart, Schubert, Strauss e Bethoven.

Atualmente a população de Viena é de 1,5 milhão; o prato tradicional chama-se "Wiener Schnitzel" (bife de vitelo à milanesa); a "Sachertorte" (um bolo de chocolate com recheio de geleia de damascos) é o "souvenir" mais comprado depois da porcelana Augarten.

Não há dúvida que uma visita a Viena vale a pena!

Links sobre Viena, pesquisados pelo webmaster:

The Freud Museum Vienna
Era Napoleônica e o Congresso de Viena
O filme de Viena
Viena, a Sissi e Sachertorte
Nesta página estão 12 fotos batidas em Viena
Freud como Colecionador


Clique aqui e mande sua opinião sobre o tema acima


| Home Page | E-mail |

1 1