A Origem da Música
Na história da música, vemos inicialmente primitivos instrumentos, simples e totalmente dedicados ao RITMO. O canto afastava os espíritos maus em cerimônias religiosas.
Aos poucos, o homem foi descobrindo outras utilidades para a música, foram introduzidos os hinos para exaltar os valores morais e incentivar os guerreiros.
A música era usada também em cerimônias de cura, em orações e era basicamenteo vocal, acompanhada eventualmente por alguns intrumentos muitos simplórios. Nesta fase nascia a arte das MUSAS, nome dado pelos gregos da antiguidade, dando origem a palavra música.
Na época cristã, o homem passou a preocupar-se com a alma e era a MELODIA que elevava o ser e não o ritmo. Nesta fase a música tinha a função social de pacificar os adeptos e elevar seus pensamentos.
Apartir do século XI uma nova maneira de registrar os sons foi implantada, a nota musical. Cada som recebeu um nome ( Dó, Ré, etc ).
Surgiu a polifonia, ou seja a combinação de sons melódicos diferentes e simultâneos. Dava-se ênfase entao a HARMONIA.
Nesta fase, em plena contestação da estrutura religiosa da Idade Média, a música libertou-se e foi levada aos palácios através de grandes compositores. Nasce a música instrumental. Observa-se que a linguagem sonora não dependia das palavras. Um instrumento, em sua sonoridade, inicia um processo emocional, sem a utilização da voz.
Com o tempo, a música deixou de ser domínio nobre e encontrou grande variedade de possibilidades de expressão, no povo.
A música pode ser composta por cinco pontos a observar:
1) Ritmo: correspondente ao batimento, a frequência.
2) Melodia: diz respeito a fluência do som.
3) Harmonia: União entre os sons, combinação entre estes.
4) Timbre: A característica sonora de cada instrumento.
5) Forma: Aspecto que expressa a suavidade ou a severidade na intensidade do som.
6) Tessitura: Perfeita junção entre as passagens musicais.
A cada passo dado na história do desenvolvimento humano, estas características foram sendo postas em evidência , ampliadas ou ignoradas.
Basicamente a história da música é dividida em:
1)Período medieval: datada até cerca de 1450. Estritamente vocal e com sentido religioso. Caracterizado por uma fase inicial monofônica, onde não havia mais que uma tonalidade, e posteriormente polifônica, onde a diversidade de tons ao mesmo tempo despertava a atenção do ouvinte.
2)Período renascentista: de 1450 até 1600. Época de descobertas e redescobertas. Dos avanços do intelecto. As vozes, já em polifonia, eram acompanhadas por instrumentos, atualmente considerados rudimentares, porém com boa sonoridade. Os corais ampliavam suas características. A música era de uma beleza suave e serena. Já em período final, onde encontramos características barrocas, existiam obras totalmente instrumentais. Em algumas composições, a voz passou a ter valor secundário.
3)Período barroco: abrangeu os anos de 1600 até 1750. Caracterizado pelo excesso de ornamentos sonoros. Período onde salientou-se o contraponto, dois ou mais grupos musicais se opondo. Dá-se início ao concerto, onde caracteriza-se o fator contrapontístico.
4)Período clássico: de 1750 até 1810. Em sua excência caracterizava-se pela proporcionalidade, a beleza sonora, sem controponto e sim com homofonia ( um único e retilíneo som, uniforme, belo e fluente ). A música era expressiva sem perder a formalidade. Ampliou-se o grupo musical, revelou-se a ORQUESTRA. Ao seu final obteve-se a substituição do tão importante cravo, muito influente na junção entre sons, para instrumento chamado cravo suave e forte, abreviado para piano. Surgiu a SINFONIA que significa "soar em conjunto". A sinfonia caracteriza-se pela execução de uma obra por um grupo com quantidade significativa de executantes. A obra divide-se em movimentos, cada qual responsável por determinado rítmo. Inicialmente era composta por tres movimentos, o primeiro era a SONATA, o segundo tinha como característica uma melodia SUAVE e o terceiro movimento era ALEGRE, festivo. Com Mozart, a sinfonia ganhou mais um movimento, a música para DANÇA, colocado após o segundo tempo musical. Portanto hoje quando você for apreciar alguma sinfonia, já pode verificar se foi composta antes ou após Mozart, só observando o número de movimentos desta.
5)Período romântico: de 1810 até 1910. Tinha expressiva liberdade para expor as emoções. Colocáva-se em pauta não somente a corrrespondência entre rítmo, harmnonia, timbre e melodia. Tinha-se a intensidade emocional. Teclava-se suavemente ou com grande rigor o piano, dependia apenas da sensação que pretendia-se induzir no ouvinte.
6)Período contemporâneo: Suas composições tendem a demonstrar uma reação consciente diferenciado do estilo romântico do século passado. Trata-se de uma época de muitas tentativas e experiências, indo da ATONALIDADE, passando pelo SERIALISMO e ocorrendo até a música aleatória.
Agora que já conhecemos a formação musical e os períodos na história, já poderemos entender melhor a musicalidade da humanidade.
Volta para a página inicial