Irmã Chân Không
Cao Ngoc Phuong

A Irmã Chân Không cujo nome de nascimento é Phuong e sobrenome Cao nasceu no Vietnam em 1938. Seus pais tiveram nove filhos, dois homens e sete mulheres sendo ela a oitava dentre todos.
O Vietnam viveu no séc. XIX sob o domínio da França e passou por inúmeras guerras até os nossos dias.
Phuong estudou em Saigon na Escola Secundária Francesa Marie Curie e mais tarde entrou para a Faculdade de Ciências da Universidade de Saigon vindo a se formar em Biologia.
Toda a vida de Phuong foi passada nas piores circunstâncias, numa longa escalada de várias guerras que o Vietnam sofreu.
Quando o Vietnam entrou em guerra contra a França em 1950, ela organizava grupos de pessoas para angariar fundos e trabalhava para socorrer populações que ficavam desabrigadas.
Phuong pacificamente e amorosamente, em plena guerra no Vietnam (1954 a 1975), ajudava a construir vilas, as chamadas "aldeias pioneiras", fundava escolas e lecionava nelas, alimentava famílias carentes, ajudava a socorrer os feridos e doentes e também enterrava os mortos.
Recebeu os Cinco Preceitos Budistas em 1958 e o nome de Diêu Không (Vazio Maravilhoso).

Seu conhecimento com o mestre Thich Nhat Hanh ocorreu quando ela participava de um curso sobre budismo dado por ele no Templo Xa Loi em Saigon. Era dezembro de 1959. A partir dessa data Phuong fez vários cursos sobre budismo com Thây até a ida dele para os E.U. em 1961 onde permaneceu por dois anos.
Phuong era estudante de biologia e trabalhava num projeto de assistência a famílias carentes. Ela expôs ao mestre Thich Nhat Hanh sua preocupação com os velhos mestres budistas conservadores que pareciam não se preocupar com a população pobre vietnamita.
Thây, que pertencia à primeira nova geração de monges vietnamitas a receber uma educação ocidental, disse-lhe que ele tinha o sonho de renovar o budismo no Vietnam para torná-lo relevante às necessidades da juventude. Disse-lhe também que o budismo tinha muito a contribuir para a verdadeira mudança social de acordo com o pensamento budista.

Em 1963 Phuong ocupou o cargo de chefe do Serviço Social de Saúde, do departamento da União dos Estudantes Budistas no Templo Xa Loi, que por sua vez estava ligado a outros templos budistas no Vietnam. No final do ano viajou para Paris com a finalidade de terminar a tese Freshwater Algae of Vietnam que foi submetida à Universidade de Paris no ano de 1964.
O período de 1964 a 1968 foi dos mais ocupados de sua vida. Retornando ao Vietnam ficou responsável por vários laboratórios de pesquisas da Universidade de Saigon, se inscreveu no bacharelado do Programa de Estudos Budistas na Universidade Budista Van Hanh e foi presidente da União Estudantil. Exerceu também naquela época a chefia do Departamento de extensão da Escola de Jovens para o Serviço Social.

O mestre Thich Nhat Hanh, monges, monjas e jovens como Phuong estabeleceram e mantiveram uma posição de neutralidade durante a guerra entre o Vietnam do Norte e o do Sul, não sendo nem nacionalistas nem comunistas, nem do Vietnam do Norte nem do Sul. Eles eram um meio e uma esperança para os irmãos inimigos se comunicarem e assim terminar com a guerra. Este pacifismo miraculoso e forte não morreu nem mesmo quando viam seus colegas serem aprisionados, torturados e assassinados. Na lua cheia de fevereiro de 1966 Phuong foi ordenada junto a outras cinco pessoas como os primeiros membros da Ordem Tiep Hien, a Ordem Interser.

Em 1968 Phuong viajou para Hong Kong e para o Japão a fim de trabalhar como assistente de Thây pela paz em seu país e de lá eles foram a Paris participar da Conferência de Paz para o Vietnam. Desde então nunca mais pode voltar ao Vietnam. Retornar ao seu país tornou-se perigoso. Ela passou a viver na França trabalhando pela paz no Vietnam que só foi alcançada em 1975. Em 1975 colaborou junto com Thây na fundação de uma pequena comunidade que recebeu o nome de "Batatas Doces". A pequena comunidade "Batatas Doces", transformou-se num lugar de retiros e práticas de meditação para religiosos budistas, vietnamitas residentes na França e vários amigos de Thây e de Phuong. Anos depois devido ao crescimento da comunidade houve necessidade de transferi-la para outro lugar.
Assim, ano de 1982 uma nova comunidade foi estabelecida num lindo local situado no sudeste da França próximo a cidade de Bordeaux. Nascia Plum Village, Aldeia das Ameixeiras. Plum Village é uma linda comunidade formada por monges e monjas budistas, e por leigos que praticam o Viver Consciente sob a orientação do mestre Thich Nhat Hanh.
A Irmã Chân Không vive em Plum Village participando de todas as suas atividades com os demais monásticos e desenvolvendo ainda o trabalho social de ajuda as crianças e a população carente do Vietnam.

Tradução e adaptação de Hildeth F. Silva do livro "Learning True Love" de Chân Không - Parallax Press.

1