O site mais informativo sobre o estudo das células

                                                           

 

 

 


   
Núcleo, o cérebro da célula. É ele que possui todas as
informações genéticas, comanda e gerencia toda a célula.
    Dentro dele, esta localizado um ácido chamado DNA (ácido
desoxirribonucléico). Este, formado por uma dupla hélice
de nucleotídeos (formado por uma molécula de açúcar
ligada a uma molécula de ácido fosfórico e uma base
nitrogenada. O DNA é responsável por toda e qualquer
característica do ser vivo. É ele que manda fazer as
proteínas, determina a forma da célula etc. No homem, o
DNA é que diz de que cor será os olhos, o tamanho dos
pés etc.
    O núcleo é composto por uma carioteca, cromatina e
nucléolos. A carioteca é um tipo de membrana plasmática
composta por duas membranas lipoprotéicas. Essa membrana
possui vários poros em sua superfície. Esses são
compostos por uma complexa estrutura protéica que
funciona como uma válvula que escolhe que substância
deve entrar e qual deve sair.
    A cromatina é um conjunto de fios formados por uma longa
molécula de DNA associada a moléculas de histonas
chamados de cromossomos. É aonde parte das informações
estão guardadas. Por último, o nucléolo é um corpo
redondo e denso, constituído por proteínas, RNA e um
pouco de DNA. É dentro dele que se forma os ribossomos,
presentes em toda a célula.



 

Uma das principais características da célula eucarionte é a presença de um núcleo de forma variável, porém bem individualizado e separado do restante da célula:

    Ao microscópio óptico o núcleo tem contorno nítido, sendo o seu interior preenchido por elementos figurados. Dentre os elementos distinguem-se o nucléolo e a cromatina.

    Quando uma célula se divide seu material nuclear (cromatina) perde a aparência relativamente homogênea típica das células que não estão em divisão e condensa-se numa serie de organelas em forma de bastão, denominadas cromossomos. Nas células somáticas humanas são encontrados 46 cromossomos.

    Há dois tipos de divisão celular: mitose e meiose . A mitose é a divisão habitual das células somáticas, pela qual o corpo cresce, se diferencia e realiza reparos. A divisão mitótica resulta normalmente em duas células-filhas, cada uma com cromossomos e genes idênticos aos da célula-mãe. A meiose ocorre somente nas células da linhagem germinativa e apenas uma vez numa geração. Resulta na formação de células reprodutivas (gametas), cada uma das quais tem apenas 23 cromossomos.

OS CROMOSSOMOS HUMANOS

    Nas células somáticas humanas são encontrados 23 pares de cromossomos. Destes, 22 pares são semelhantes em ambos os sexos e são denominados autossomos. O par restante compreende os cromossomos sexuais, de morfologia diferente entre si, que recebem o nome de X e Y. No sexo feminino existem dois cromossomos X e no masculino existem um cromossomo X e um Y.

    Cada espécie possui um conjunto cromossômico típico ( cariótipo ) em termos do número e da morfologia dos cromossomos. O número de cromossomos das diversas espécies biológicas é muito variável. A figura abaixo ilustra o cariótipo feminino humano normal:

O estudo morfológico dos cromossomos mostrou que há dois exemplares idênticos de cada em cada célula diplóide. Portanto, nos núcleos existem pares de cromossomos homólogos . Denominamos n o número básico de cromossomos de uma espécie, portanto as células diplóides apresentarão em seu núcleo 2 n cromossomos e as haplóides n cromossomos. Cada cromossomo mitótico apresenta uma região estrangulada denominada centrômero ou constrição primária que é um ponto de referência citológico básico dividindo os cromossomos em dois braços: p (de petti) para o braço curto e q para o longo. Os braços são indicados pelo número do cromossomo seguido de p ou q; por exemplo, 11p é o braço curto do cromossomo 11.

 

Home




 

Envie mensagem a celuled@bol.com.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.
1