Companhia RAMAL FÉRREO DE SANTA RITA
A expansão da cultura cafeeira e o desenvolvimento do interior do estado de São Paulo a partir do surgimento das primeira linhas férreas levaram ao surgimento de um sem número de companhias ferroviárias de pequeno porte, ramais na verdade, que quase nunca ultrapassavam 50 km além de alguma estação ferroviária das grandes linhas-tronco das Companhias Ferroviárias de maior expressão, como a Sorocabana, Paulista e Mogiana. 

Muitas dessas companhias entre as quais destacamos a Descalvadense, Itatibense, Rio Claro, Douradense e Ramal de Santa Rita eram incentivadas e até auxiliadas pelas ferrovias de maior porte, por representar a possibilidade de acesso de um maior volume de cargas e passageiros para seus trilhos. Clique no mapa abaixo e veja a localização do Ramal Santa Rita em relação à linha tronco da Cia Paulista.

tsr-mapao.jpg (38794 bytes) Entretanto, com a diminuição da pujança das lavouras cafeeiras em todo o interior de São Paulo e o advento do rodoviarismo e seus automóveis, ônibus, caminhões e estradas de rodagem de melhor qualidade, essas pequenas companhias  foram sendo estranguladas aos poucos e absorvidas pelas ferrovias maiores, sendo geralmente transformadas em ramais ou suprimidas.
Essa página conta um pouco da história da Cia. Ramal Férreo de Santa Rita, uma iniciativa de particulares da região de Santa Rita do Passa Quatro para levar o progresso à sua cidade e facilitar o escoamento de cargas e passageiros até Porto Ferreira, então estação da linha da Companhia Paulista, mas que durou apenas 2 anos como companhia independente, sendo absorvida rapidamente pela própria Cia Paulista. 
História : Um pouco da história do Ramal de Santa Rita;
Galerias de fotos : Algumas fotos dessa ferrovia;
Estações : Quadro de estações, distâncias, altura, inauguração;
Fontes de consulta : Fontes de consulta utilizadas;
Linkes : Outros sites que falam sobre essa ferrovia;
Página foi inspirada e criada principalmente com fotos e informações fornecidas por diversos amigos, entre os quais Ralph Menucci Giesbrecht, Antonio BelvisoAlberto H. Del Bianco e Cesar Sacco, além de dados históricos e fotos  de diversas excelentes publicações, que podem ser consultados na seção "fontes".

Essa Página é dedicada ao jornalista Salomão Ésper, natural de Santa Rita,  que sem o saber, faz diariamente companhia ao autor do site durante as horas em que este dirige para o trabalho e que através dessa singela homenagem agradece ao Jornalista (com J maiúsculo) por essa sempre agradável e proveitosa companhia.

Esse trabalho não tem a menor pretensão de esgotar o assunto sobre essa ferrovia. Então, se você tiver mais informações, fotos ou material a respeito desse pequeno ramal e quiser colaborar conosco, por favor, entre em contato

Construção
Marcello Tálamo

1 1