Excel
É isso mesmo: a tela secreta de créditos do Excel 7 é realmente inovadora. Entre no programa e selecione a linha 95 da planilha (clicando no seu número). Em seguida, tecle TAB para ir até a segunda coluna, e, com o mouse, vá ao menu?... Sobre o Microsoft Excel. Nele, segure as teclas Shift e Ctrl e tecle em Suporte ao Produto. Divirta-se com a exploração em meio aos créditos, e aproveite a sala secreta digitando EXCELKFA.
É possível copiar uma tabela publicada na Web para dentro de uma planilha do Excel e editá-la normalmente. Basta selecionar a tabela na página da Web e arrastá-la até o lugar desejado na planilha ou usar os comandos Copiar e Colar do menu Editar. Outra opção é utilizar o menu Arquivo/Abrir e digitar ou colar a URL no campo Nome do Arquivo. Só que, nesse caso, o Excel abrirá a página inteira e não apenas a tabela.
Para evitar que o Excel abra uma planilha em branco toda vez que é iniciado, faça uma pequena alteração na linha de comando que inicia o programa. Para mudar o comando no atalho da área de trabalho, dê um duplo clique no ícone com o botão direito do mouse e selecione a opção Propriedades e a guia Atalhos. Acrescente um espaço e digite /E depois do endereço do programa na linha Objeto. Clique no botão Ok. No Word97 também é possível alterar o comando no menu Iniciar. Para isso, aperte o botão correspondente e selecione a opção Configurações/Barra de Tarefas e Menu Iniciar. Vá para a guia Programas do Menu Iniciar e clique no botão Avançado. A janela do Windows Explorer se abrirá, localize o Excel e clique nele. Abra o menu Arquivo/Propriedades e acrescente um espaço e o texto /E no final da linha Objeto. Quando apenas o atalho na área de trabalho do Windows é alterado, a abertura do programa pelo menu Iniciar não é afetada, e vice-versa. Quem preferir pode criar dois atalhos ou duas entradas pelo menu Iniciar para poder optar pela abertura de uma planilha em branco ou não.
Para que o Excel preencha, automaticamente, uma faixa de células somente com os dias úteis de um período, digite a data inicial e ative a célula em que o número foi digitado. Posicione o cursor no canto inferior direito da célula até que ele se transforme numa cruz de linhas finas. Clique com o botão direito do mouse e arraste até que uma etiqueta apresente a data final do período que deseja apresentar. Solte, então, o botão do mouse e, na lista que surgirá, selecione a opção Preencher Dias da Semana.
Toda vez que o Excel encontra um erro de fórmula, apresenta na célula afetada mensagens esquisitas do tipo #N/D (dado não disponível), #DIV/0 (divisão por zero) ou #NÚM! (argumento não é um número, como esperado). Você pode configurar suas planilhas para que exibam mensagens personalizadas. Para isso, use a função ÉERROS (ISERROR, em inglês), que fere a gramática mas funciona no Excel. Digamos que, em lugar da mensagem de erro, você deseja que apareça um asterisco (*). Se, por exemplo, A1=15, B1=0, a A1/B1 produz erro. Para evitar a mensagem, use a fórmula: =SE(ÉERROS(A1/B1);"*";A1/B1).
Nem sempre é preciso entrar com uma fórmula para fazer um cálculo ou uma análise básica dos dados. Quando são selecionados dois ou mais números numa planilha o Excel apresenta a soma desses valores na barra de status. Ao clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar nessa barra, o programa abre um menu de opções. Entre as operações disponíveis é possível escolher o cálculo da média e a apresentação dos valores mínimo e máximo.
Quem precisa acessar sempre um mesmo site da Web quando está trabalhando no Excel pode ganhar tempo se definir um botão de acesso rápido a esse endereço. Em Ferramentas/Personalizar, selecione a guia Comandos. Na categoria Macros, clique no ítem Personalizar Botão e, com o botão esquerdo do mouse pressionado, arraste-o até o local na barra de menus ou de tarefas onde deseja que seja apresentado. Solte o botão do mouse. Com a caixa de diálogo Personalizar ainda aberta, clique no ícone com o botão direito do mouse, selecione a opção Atribuir Hyperlink no menu que surgirá e, em seguida, Abrir. Digite o endereço do site na linha correspondente ou selecione na lista. Clique no botão Ok, e depois, em Fechar. Sempre que quiser acessar o site é só dar um clique nesse botão para que o navegador seja aberto e a página carregada.
Você percebeu que depois de destacar qualquer elemento de um gráfico é possível utilizar as teclas de movimentação do cursor para selecionar, um a um, os outros elementos ? Dessa forma é bem mais fácil e rápido trabalhar a formatação de cada ítem, incluindo títulos e legendas.
Para entrar com um número no formato texto numa célula, basta que ele seja precedido por um apóstrofo ". Agora suponhamos que você tenha uma planilha extensa, com vários valores no formato de texto, e deseja convertê-los para o formato de números. Alterar um a um dá um trabalhão, não é ? Um jeito prático de contornar esse problema é digitar o número 1 numa célula em branco, selecionar essa célula e copiá-la, usando o comando Editar/Copiar ou as teclas Ctrl+C. Em seguida, selecione as células que contêm os valores que devem ser convertidos, abra o menu Editar/Colar Especial, marque a opção Multiplicação e clique no botão Ok.
As macros gravadas no Excel funcionam exclusivamente na planilha atual. A menos que o usuário a grave numa pasta pessoal. Isso é feito da seguinte maneira: clique em Ferramentas/Macro/Gravar Nova Macro e, na lista Armazenar Macro Em, selecione a opção Pasta de Trabalho Pessoal de Macros. Dê, em seguida, um nome para a macro, clique no botão Ok e comece a gravar a nova rotina. Automaticamente, o Excel cria essa pasta e a carrega toda vez que é iniciado, tornando as macros acessíveis para qualquer planilha.
Você pode construir planilhas envolvendo valores que estão em outras pastas de trabalho, em sua máquina, na rede local, numa intranet e até na Internet. Para isso, basta informar corretamente o endereço da informação externa. Para isso, basta informar corretamente o endereço da informação externa. Por exemplo, para somar os valores da célula A3, na planilha atual, com a célula B3, da planilha de Custos, empregue a fórmula: =A3+Custos!B3. Para multiplicar o valor de A2 da planilha atual pelo valor da célula C4 na planilha Plan1 da pasta de trabalho Vendas.xls, escreva: =A2*"c:\meus documentos\[vendas.xls]Plan1"!C4. O acesso a um arquivo localizado na Internet obedece exatamente ao mesmo princípio: =A2*"http://www.bcb.gov.br/planilha/[vendas.xls]Plan1"!C4.
Você pode colocar
valores por extenso nas suas planilhas do excel. Para
isso somente necessita fazer o download do arquivo DLL
que faz essa rotina. Muito útil nas planilhas em que é
necessário colocar o extenso diversas vezes (recibos e
faturas, por ex.).Faça o download do arquivo aqui |