Dicas Internet Muitas animações
que você vê pela internet não são difíceis de fazer.
GIF é um formato de compressão de imagens, e para fazer
eles é preciso ter um programa gráfico, como o
Photoshop, e um software de animação. Quem tem PC pode
usar o GifWorks, que é gratuito (capture aqui GifWorks),
e para os macmaníacos tem o gratuito Gifbuilder (capture
aqui Gifbuilder).
Para saber qual é a técnica ou o efeito empregado nas animações, basta usar sua curiosidade e o mouse. Aperte o botão direito do seu mouse sobre a imagem e veja a mensagem que aparece. Se começar com "Zoom in, Zoom out", trata-se do Flash, um poderoso programa que junta ilustrações, textos e sons em um único arquivo. Como grande parte dos navegadores já tem esse acessório embutido, você provavelmente não precisará fazer o download do plug-in. Agora, se surgir um quadrado cinza-escuro antes de carregar a imagem, a resposta é Java, a linguagem de programação que utiliza a sua máquina para realizar os efeitos (applets). É pesada de carregar, mas dispensa os tais plug-ins. Há muitos casos em que os belos efeitos brotam da mistura de técnicas simples, como vídeo e HTML dinâmico.
Dependendo da página visitada, as letras mudam de tamanho, às vezes tornando-se tão pequenas que é preciso uma lente de aumento para enxergá-las. A alternativa é aumentar a fonte (o tipo de letra). No IE (Internet Explorer), clique em Exibir e Tamanho do Texto, escolhendo o modo mais confortável para a sua leitura. No Netscape, escolha Visualizar a Aumentar (ou Diminuir) a Fonte.
Você já deve ter se perguntado por que cai sempre na mesma página toda vez que liga o programa de navegação. É o endereço do provedor, geralmente a página inicial do browser. Para mudar, é simples. No Netscape, clique em Editar e selecione Preferências. Clique em Navigator e onde estiver escrito Home Page, escreva o endereço do site que preferir - por exemplo: www.wbinterline.com.br/sky. No Internet Explorer, clique em ferramentas e selecione Opções da Internet. No item Geral, escreva na Página Inicial o novo endereço. Pronto ! Na próxima vez que você entrar na internet, a primeira página a abrir será essa nova.
Para visualizar melhor as páginas reduza o tamanho da Barra de Ferramentas, pois o programa de navegação vem instalado com botões enormes e funções que você nunca vai usar. No Internet Explorer, escolha Exibir e Barra de Ferramentas. Desative a função links e selecione Personalizar. Remova ou adicione os botões que quiser e escolha as opções Sem Rótulos de Texto e ícones Pequenos. Pronto, a barra ficará discreta e mais funcional. No Netscape, clique em vizualisar e Exibir. Desative a função Barra de Ferramentas Pessoal. Volte ao menu e escolha Editar e Preferências. Na janela que abrir, selecione Aparência e escolha Figuras Somente ou Somente Texto, para diminuir o tamanho da Barra de Ferramentas.
Muitas vezes as páginas da internet levam uma eternidade para serem impressas. O motivo é que muitas delas têm diversas animações, fotos e outros recursos gráficos que as tornam demasiadamente pesadas. Se o que você quer imprimir é apenas o texto, a solução é eliminar o resto. Clique em Arquivo e Salvar Como e escolha a opção Salvar com o Tipo Arquivo de Texto. Guarde o texto em uma pasta que você possa encontrar facilmente. Salve, vá à pasta e abra-o. Apague o que não for necessário e imprima. A impressão será muito mais rápida. Você também pode selecionar os textos da página, colá-los em um programa como o Word e imprimi-los em seguida.
Se apenas um pedaço da página do site cabe na tela do seu micro e você tem que subir e descer sem parar para ler o conteúdo. A solução é aumentar a janela do browser até o máximo, deixando os controles no menor tamanho possível. No Internet Explorer, clique no comando Exibir, na Barra de Ferramentas, e escolha a opção Tela Inteira. Ou mais fácil, aperte a tecla F11 (na primeira fileira do teclado). E então ?
O seu micro é mais rápido do que o modem e mais rápido que a sua linha telefônica. Na hora de configurá-lo para entrar na Internet, é comum que se coloque velocidade de conexão igual à do modem. Isso é um desperdício. Na verdade, o que o computador pergunta nessa hora é igual a velocidade máxima que a conexão pode atingir. Então, a regra é exagerar. Quem usa modem 28.800 pode escolher a velocidade de 57.600 para a conexão. No modem 56Kbps, escolha 115.200. Para mudar, clique em Iniciar, na barra de tarefas, e escolha Painel de Controle. Clique em Modems e no ítem Geral, selecione a função Propriedades. Mude a velocidade máxima e clique em OK.
As cores são como
palavras de um idioma: só fazem sentido (ou não) quando
usadas juntas. Ou seja, é preciso combinar uma série
delas para dar sentido às páginas que fazemos. Mas o
importante é ser cauteloso na escolha. Lembre-se que o
excesso produzirá um arco-íris que tornará difícil
atrair a atenção para o que realmente importa, que é o
conteúdo do site. Existem diversos tipos de combinação,
como a monocromática, que é a mistura de diferentes
tons de uma mesma cor, ou a combinação de cores
complementares, como roxo e laranja ou azul e amarelo. A
primeira produz resultados suaves e delicados, ideais
para sites com temas sóbrios. A segunda resulta mais
alegre, bom para temas jovens e irreverentes. Outro
aspecto importante é determinar se serão incluídas
imagens nas páginas dos sites. Nesse caso, o uso de
cores deve ser ainda mais criterioso, para que as imagens
não desapareçam no fundo da página. Algumas home pages
usam um fundo de cor neutra (branco, por exemplo), que
ressalta as imagens e deixa os textos mais legíveis.
Outros preferem um fundo preto, que também ajuda a
destacar as imagens e produz um aspecto mais misterioso. |