Histórico da Banda
line14.gif - 6031 Bytes
violao.gif - 6269 Bytes

O Arte Viva não é apenas uma banda, mas sim um meio de exaltar e manter viva a chama da música mais bela do mundo: a MPB.

Mas está enganado quem pensa que MPB é só bossa nova e samba.

Esse estilo tem várias influências. As primeiras e principais se deram no seu inicio, com a bossa nova e a tropicália. A primeira tem como referência o jazz. Nessa fase os principais nomes foram João Gilberto, Caetano, Gilberto Gil, Chico Buarque, entre outros.Até hoje esses nomes ainda tem grande peso e estima pelo seu modo de pensar e cultuar o estilo.

Hoje a MPB vem passando por várias mudanças devido a influências de seus novos artistas ( Marisa Monte, Djavan, Leila Pinheiro, Rita Ribeiro, Zélia Duncan, Cássia Eller, etc ), acrescentando até características da música POP em seu enredo. Se antes a MPB era, na maioria das vezes, apenas voz e violão, hoje soma-se vários outros instrumentos. Cada artista acrescenta seu "tempero" pessoal ( Djavan com seu estilo cada vez mais dançante ou Rita Ribeiro com seu lado regional ) e a cada ano esse estilo está se tornando mais completo e versátil. Pensando nisso é que o Arte Viva, embora tenha como ponto de referência o MPB, também aborda no seu repertório outros estilos como reggae, rock e o pop.

A banda é formada por três músicos, que mostram no decorrer das apresentações suas habilidades e técnicas adquiridas ao longo do tempo que atuam no meio musical.

( Veja mais detalhes sobre os componentes na seção OS MÚSICOS )

No momento o grupo conta com uma inovação: os instrumentos usados diferentes dos que os músicos atuam ( voz, guitarra, violão e baixo ) são préviamente gravados em playback ( em algumas músicas ) através de um programa de computador chamado CAKEWALK. Esse programa consiste em gerar sons de diversos instrumentos com altíssima fidelidade e precisão como os mesmos tocados por um músico.Portanto as músicas não sofrem nenhuma perda de qualidade. O programa faz a leitura dos sons de cada instrumento através de suas respectivas partituras editadas. Isso é conseguido devido ao conhecimento dos integrantes da banda em harmonia, improvisação e leitura e interpretação de partitura.

Os três músicos já atuam juntos a três anos participando de festivais,organizando apresentações para divulgar o grupo, tocando em festas, quermesses, aniversários, casamentos, missas de formatura e eventos religiosos.

Brevemente o grupo terá um trabalho próprio e, com a experiência adquirida com esse tempo na estrada, possa continuar divulgando e fazendo crescer cada vez mais a MPB.

A Banda

1