LUA BRUXA.gif (10142 bytes)

 

 

 

                                         B r u x a r i a

                   

                   A Bruxaria Ancestral  é uma das mais antigas religiões do mundo.  É o culto da Grande Deusa.   Ligada à Natureza, tem como símbolo a Lua, que representa essa Deusa. Tenho um imenso respeito pela Bruxaria, mas esse respeito é devido à verdadeira Bruxaria e aos autênticos representantes desta Arte, pois infelizmente nesse meio também proliferam os falsos bruxos.  Vi muito disto nas listas de discussões de que participei, inclusive na minha própria lista, onde tive contato com muita gente ridícula que usava o nome da Deusa para tentar convencer os demais que eram seguidores da Arte, quando eram apenas pessoas com um parafuso a menos ou tentando se dar bem em cima da ingenuidade de alguns simplórios. E para isso se uniam a cultos new age e pseudo-religiões alternativas que não traduzem nada da essência da Bruxaria Ancestral.
                   É preciso esclarecer que aqui estamos nos referindo à verdadeira Bruxaria, que não tem nomes complementares, não se divide em ramos nem "tradições"  nem tem rótulos : é chamada simplesmente de Bruxaria Ancestral.   Esse esclarecimento é importante porque nos dias de hoje o oportunismo fez com que surgissem inúmeras seitas, uma mais esdrúxula que a outra, todas tendo como público-alvo os adolescentes, a quem são vendidas bugigangas, palestras, iniciações, etc. Simplesmente pegaram o nome da Bruxaria e transformaram em um comércio absurdo, onde se chegou ao requinte de se criar até uma espécie de "sindicato"  que se dá o direito de dizer quem é bruxa e quem não é.

               
A Bruxaria Ancestral tem origens celtas, pois os druidas estão no cerne da Bruxaria. A verdadeira e genuína Bruxaria não tem templo :  o melhor templo para a Bruxaria é a natureza, nas florestas, onde o culto à  Deusa sempre foi praticado. Mas há pseudo-bruxos que vivem insistindo na besteira descabida de que a Bruxaria era praticada no período Paleolítico, ou seja, querem convencer as pessoas que os homens nem sabiam falar mas já adoravam a tal deusa. Obviamente que somente pessoas muito mal informadas poderiam achar que isso seja verdade.
                  Outra coisa que tem de ser muito bem esclarecida :  na Bruxaria Ancestral NÃO EXISTE a figura do bruxo.  Apenas as mulheres podem ser bruxas, pois trata-se de uma religião eminentemente feminina, de maneira que "bruxa"  é o título das sacerdotisas da deusa. Os homens são chamados de feiticeiros, mas JAMAIS de bruxos.   Ocorre que nos cultos alternativos da pseudo-bruxaria foi necessário deixar que homens usassem o título de bruxos porque senão o número de participantes seria muito pequeno. Nesses cultos new age, para se ter casa cheia foi preciso fazer concessões e uma delas foi deixar que homens se intitulassem bruxos, o que para a Bruxaria Ancestral é uma heresia. Mas de um modo geral nem mesmo dentro da Bruxaria Ancestral a participação dos homens é expressiva porque assim como acontece com as religiões afro-brasileiras na Bruxaria Ancestral tambem lida-se com uma energia feminina muito forte e isso costuma afetar os homens que então podem começar a desenvolver uma feminilidade muito acentuada.
                   Uma coisa que sempre achei aborrecida foi a tendência da maioria das pessoas que, ao ouvir falar em bruxas logo imaginam uma velha encarquilhada, de verruga no nariz mexendo um caldeirão ou voando numa vassoura, como aparece na Lua aí em cima.
                  Mesmo nós, quando ouvimos a palavra bruxa, logo nos vem à mente uma figura assim:

                                      BRUXAS.jpg (100546 bytes)

 

                   Ou, mais simpaticamente, a figura também costuma ser assim:

                                                            bruxinha1.gif (73694 bytes)

 

                    Mas a verdade é que as bruxas costumam ser mulheres muito bonitas, mas há muitas (muitas) exceções. Parece que a prática da Bruxaria verdadeira concede às mulheres (mas não a todas) uma jovialidade anormal, de corpo e mente, enquanto que parece dar-se justamente o contrário em relação àquelas que se atiram nessas seitas pseudo-mágicas.   A bem da verdade deve-se dizer também que existem mulheres que não cuidam do próprio corpo, de forma que não aproveitam a jovialidade concedida e acabam se parecendo com o arquétipo da bruxa medieval, mas isso é culpa delas que não respeitam o próprio corpo. Se essas mulheres costumam dizer que seus corpos são templos dedicados à Deusa seria interessante que esse "templo"  fosse melhor cuidado. Na Bruxaria Ancestral a mulher tem o dever sagrado de cuidar do próprio corpo e para ela seria inadmissível uma aparência descuidada e um corpo desleixado. Na verdade essa imagem escrachada que se atribui às bruxas se deve a um trabalho de marketing da Igreja Católica que desejava muito combater o culto da Deusa, que lhe era concorrente.  Assim, foi necessário transformar o culto em diabólico e essa religião  e seus praticantes foram declarados hereges, ao mesmo tempo em que a Deusa e seu consorte, o Deus Cornudo (Cernunos) foram baixados à categoria de Demônios, e a deusa foi associada à Lilith .
                   A Bruxaria  tem comemorações ao longo do ano, e aqui apresento a tabela que fiz dos Sabaths (ou sabás) :

NOME  DO  SABATH        D A T A      DESCRIÇÃO
Y U L E Solsticio de Inverno, de 20 a 23 de Dezembro no Hemisferio Norte, e em 21 de Junho no Hemisferio Sul. É a noite mais longa do ano e comemora o nascimento do Deus, uma festa que corresponde ao Natal dos cristãos, onde se usam as cores vermelha, verde e dourada, as mesmas cores do "Papai Noel" . Na antiguidade eram feitos ritos pagãos de fertilidade e de adoração ao Sol. Os bruxos se despedem da Grande Mãe e celebram o amor, as realizações do ano que passou e a união da familia.
I M B O L C 2 de Fevereiro no Hemisferio Norte, e em 31 de Julho ou 1. de Agosto no Hemisferio Sul. É o reestabelecimento da Deusa e o momento de purificar e fertilizar a terra para o plantio. Acendem-se velas e fogueiras para invocar a força do Sol, varre-se o circulo mágico com a vassoura simbolizando o afastamento do que é antigo.
O S T A R A Equinócio da Primavera, 20 a 23 de Março no Hemisferio Norte, e 21 de Setembro no Hemisferio Sul. Equivale à Pascoa, e é um rito de fertilidade que celebra o nascimento da primavera. É a época da reprodução, quando os dias e noites são iguais. A Deusa envolve a Terra com seu manto e o Deus já é um homem. O altar é enfeitado com flores e ovos pintados, representando a fertilidade e a reprodução. Essa é a origem do Ovo de Páscoa.
B E L T A N E 1. de maio no Hemisferio Norte e em 31 de Outubro no Hemisfério Sul. É a celebração da Deusa com o Deus. Marca o começo da estação do plantio, sendo tambem um sabá da fertilidade. São feitas oferendas aos elementais e os membros do coven dançam em torno de um mastro com fitas decoradas, chamado maypole., um simbolo da união do masculino com o feminino.
L I T H A Solstício de Verão, de 20 a 23 de Junho no Hemisferio Norte, e em 21 de Dezembro no Hemisfério Sul. Com o Sol no seu zênite esse é o dia mais longo do ano, quando os poderes da Natureza e da Mãe estão no seu apogeu. Essa é a época certa para e colher as ervas mágicas para os encantamentos, filtros e poções. É a época ideal para todas as divinações, rituais de cura, corte das varinhas mágicas e dos bastões dos magos. Acreditava-se que nessa noite tudo o que fosse sonhado pela pessoa se tornaria realidade. Poderia ser um presente ou um castigo dos Deuses.
L A M M A S 1. de Agosto no Hemisfério Norte, e em 2 de Fevereiro no Hemisferio Sul. Marca a primeira colheita e é a festa do pão. As plantas mostram seus frutos, a Deusa é honrada no seu aspecto de semente e o Deus como o Senhor da Colheita. Confeccionam-se bonecas de milho em homenagem à Deusa, a Mãe da Colheita.
M A B O N Equinócio de Outono, de 20 a 23 de Setembro no Hemisfério Norte, e em 21 de Março no Hemisfério Sul. Aqui é atingida a plenitude da colheita, quando o Deus se prepara para partir e a força da natureza entra em declínio. É a melhor época para todos os feitiços de banimento.
S A M H A I N 31 de Outubro no Hemisfério Norte, e em 31 de Abril a 1. de Maio no Hemisferio Sul. É a festa dos mortos, mais conhecida como Halloween. Segundo a tradição, é quando desaparecem os véus que separam o mundo dos vivos do mundo dos mortos, dos espíritos, o que facilita o acesso à sabedoria dos nossos ancestrais.É tambem um momento de introspecção, que assinala o início do inverno


                 
 Não existe essa besteira de  "auto-iniciação", e normalmente os falsos bruxos me atacam por causa disto, porque eles, como falsos bruxos, não tem a oportunidade de ter um contato com uma verdadeira bruxa que possa iniciá-los, e mesmo que tivessem esse contato, dificilmente um verdadeiro Adepto da Arte da Deusa iria iniciar algumas dessas pessoas que hoje batem no peito e gritam aos quatro ventos que são Grandes Sacerdotes . E costumam ser pessoas que dizem ter sido iniciadas em algum país distante e por pessoas cujos nomes são absolutamente  desconhecidos, de forma que não há como saber se é verdade ou não, embora baste usar o discernimento para saber que na grande maioria dos casos essas "iniciações"  foram inventadas. Declarar ter sido iniciado na Irlanda, na Escócia ou na Europa Oriental são o hit do momento.  Assim, a eles só resta mesmo se  "auto-iniciar"  e achar que esse método é plenamente válido, quando não radicalizam e acham que esse é o único método de iniciação que reconhecem. Aí duas ou três dessas pessoas nessas condições se reunem e passam a achar que constituem um coven, e convidam outros a ingressar nesse "coven", ignorando o tempo de um ano e um dia que deve ser observado, se bem que no caso deles isso nem faz nenhuma diferença já que ninguem ali é bruxo. Às vezes aparecem aqueles que ainda cobram por essas iniciações, e o pior é que muitas vezes encontram quem pague e ainda acredite que agora é mesmo iniciado. Muitas pessoas se equivocam e dizem ser auto-iniciadas quando na verdade querem dizer que fizeram a sua DEDICAÇÃO à Deusa, o que é algo bem diferente de "auto-iniciação", que é uma bobagem absurda.   E em muitas outras vezes esses falsos bruxos na verdade montam uma espécie de negócio, onde cobram por suas  "palestras preparatórias", cobram por  "despesas de ritual" e finalmente cobram a tal "iniciação de coven", como se eles tivessem alguma autoridade para iniciar alguém, já que quase sempre nem eles mesmos são iniciados e ainda que o fossem jamais poderiam cobrar.  Todo iniciado sabe bem disto, sabe que é proibido vender iniciações. Só mesmo os falsos bruxos vão se aborrecer com minhas palavras, já que elas descrevem exatamente a situação deles. NENHUM MESTRE PODE COBRAR NADA DE SEUS DISCÍPULOS. NÃO EXISTE PAGAMENTO POR INICIAÇÕES E ENSINAMENTOS. Por mais que queiram negar ou distorcer a realidade o fato é que NINGUEM INICIA A SI MESMO. A figura do mestre é indispensável e é assim nas Ordens, e é assim na Bruxaria Ancestral. Foi só nos cultos new age que tentaram mudar isso porque obviamente que se esses simplórios não se "auto-iniciarem" nunca terão uma "iniciação".  E por incrível que pareça, muitos desses paranóicos acham que uma "auto-iniciação"  tem o mesmo peso e significado de uma iniciação genuína, de maneira que qualquer adolescente desmiolada que tenha feito uma "auto-iniciação" de 15 minutos em seu quarto acha que é tão bruxa quanto aquela pessoa que se submeteu aos ritos e foi discípula de uma bruxa mais experiente. Os falsos  bruxos que comandam esse desbunde  sabem disso mas incentivam as auto-iniciações porque quanto mais "bruxos" mais clientes para as palestras, compra de livros, iniciações de coven, etc. É preciso que a pessoa acredite que é mesmo uma bruxa e assim será um cliente em potencial para muitos desses malandros que fazem seu comércio entre esses simplórios que acham que ser uma bruxa é essa facilidade toda de assistir uma palestra e depois dançar ao redor de uma fogueira e pronto, foi iniciada num coven, e tudo isso custando baratinho ! 
                     Outro ponto de atrito com os falsos bruxos é a  definição de Magia Negra explicada pela Alta Magia, onde incluímos  todas essas simpatias de  "amarrar a pessoa amada" e coisas semelhantes.   Os falsos bruxos costumam dizer que está errado esse tipo de definição.  Mas o fazem porque eles praticam isso o tempo todo, pois foi o que aprenderam em livros comprados em bancas de jornais e em revistas de fofocas  e não é agradável que venha alguém lhes dizer que aquilo é Magia Negra pois interfere no livre-arbítrio (aliás, a maioria desses auto-iludidos  sequer sabe o que vem a ser livre-arbítrio e seria exigir muito alguém querer que eles soubessem disto.)      Falsos bruxos não gostam de ser contestados, porque seus argumentos não resistem a uma discussão.   Mas o fato é que até mesmo acender uma vela ao santo de devoção pedindo que ele faça com que determinada pessoa faça isso ou aquilo é Magia Negra e falta de ética.   Um grande equívoco de alguns pseudo-bruxos é quando "receitam"  uma simpatia "de amarração" e em dado momento essa simpatia inclui alguma data do calendário cristão (como a noite de São João) ou inclui alguma reza a um determinado santo católico. Se gostam de se dizer pagãos deveriam entender que não se admite essa relação com o panteão católico romano. Obviamente que seria querer demais esperar que os falsos bruxos tivessem alcance intelectual  para entender isso. Mas acho que está incorreto referir-se a eles como falsos bruxos, porque isso pressupõe que sejam bruxos, mas falsos.  Não são nem isso.  O melhor é chamar-lhes de pseudo-bruxos, que felizmente não são levados a sério, a não ser entre si, principalmente quando adotam algum nickname  impressionante mas que só impressionam a outros simplórios. Mas o mais interessante é que existe agora dentro dessas seitas uma modalidade nova de "pagãos-cristãos", ou  "bruxas-católicas". É algo realmente muito engraçado ver essas pessoas que se dizem pagãos frequentando missas, e ainda dizendo que fazem novenas e até participam de procissões católicas.
                  Se alguém deseja fazer um feitiço ou simpatia  visando obter o amor de alguém esse feitiço ou simpatia tem de se limitar a tornar a própria pessoa mais atraente aos olhos da pessoa que lhe desperta interesse, mas JAMAIS deve interferir no livre-arbítrio alheio e lhe impor algo contra a sua vontade.  Através de um feitiço a pessoa pode tornar a si mesma mais interessante aos olhos da outra, e isso pode ser feito. O que não pode é tentar escravizar seu semelhante mediante magias. Interferir com a energia de outra pessoa contra a vontade dela é sempre um ato de Magia Negra. Apenas os cultos alternativos e seitas new age endossam essas interferências.

                  
 Se tiver dúvidas, clique em  PERGUNTE AO MAGO .
                   
Se tiver sugestões para esta sub-pagina, clique em  ENVIE   COMENTÁRIOS.
                  
Se tiver ameaças e insultos a fazer, nem perca seu tempo me escrevendo porque certamente se trata de um bruxolóide em quem a carapuça serviu e por isso se ofendeu.

        VOLTAR_GIRANTE.GIF (15720 bytes)

1