INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE ESTRUTURAL DE DADOS AEROMAGNÉTICOS E RADIOMÉTRICOS

Líderes do Curso: Dr. David John Isles - Consultor Privado; Dr. Leigh Ronald Rankin - Rankin Consultancy Pty. Ltd.
Local/Data: Brasília - 17 a 22 de julho de 2000
Língua: Inglês
Taxa de Inscrição: Sócios da ADIMB e acadêmicos - R$ 3.100,00;
Não sócios - R$ 4.650,00

A taxa de inscrição cobre somente os custos do curso, incluindo manuais, bibliografia e lanches. Cada participante deverá pagar suas despesas de transporte e de hospedagem/alimentação.

Programa:

Interpretação Regional: Princípios e estilos de interpretação aeromagnética; interpretação da região de Kalgoorlie I - observações básicas; magnetismo das rochas; interpretação regional de Kalgoorlie II - interpretação geológica concreta; análise estrutural e interpretação aeromagnética; interpretação da região de Kalgoorlie III - síntese estrutural.

Interpretação na escala do distrito: princípios de aquisição e processamento; magnetometria e radiometria; interpretação do Distrito de Charters Towers I - observações básicas; expressão aeromagnética dos estilos estruturais; interpretação do Distrito de Charters Towers II - interpretação geológica concreta; interpretação magnética em campo de baixa inclinação - redução ao polo e sinal analítico; mapeamento com radiometria - introdução; interpretação do Distrito de Charters Towers III - síntese estrutural.

Interpretação de prospecto/escala local: princípios de filtragem e de apresentação dos dados; prospecto de Golden Dyke I - observações básicas; aplicações da aeromagnetometria em áreas de afloramentos abundantes; variações radiométricas na escala do afloramento e interpretação; prospecto de Golden Dyke II - interpretação geológica concreta; análises de falhas usando aeromagnetometria; prospecto de Golden Dyke III - análise estrutural integrada; prospecto de Golden Dyke IV - alvo para exploração.

Magnetometria/radiometria e identificação de alvos: princípios dos levantamentos radiométricos; metodologia de integração de dados; cálculo de profundidade em aeromagnetometria; anomalias magnéticas e radiométricas - alteração e identificação de alvos exploratórios; Charles Towers - anomalias e alvos estruturais a partir da aeromagnetometria; região de Kalgoorlie - identificação de alvos no distrito e locais.

Expressão dos corpos de minério: expressão magmática dos grandes corpos de minério I - Proterozóico-Cu/Au Olympic Dam, Ernest Henry; Proterozóico-Au Tennant Creck, Telfer, Granitos; Proterozóico-Pb/Zn/Ag Broken Hill, Mt. Isa, Cannington; minérios de ferro Proterozóicos - Hamerley Basin - Middle Backs; determinação de profundidade na interpretação magnética - casos históricos e advertências!; modelamento magnético - aplicações e limitações; expressão magnética dos grandes corpos de minérios II - Ouro Arqueano - região de Kalgoorlie, regiões plutônicas; Níquel Arqueano - Kambalda, Perseverence, Rocky’s Reward; expressão magnética dos grandes corpos de minério III - Depósitos Paleozóicos de metais base e ouro - região de Cobar; Mt. Morgan, Charles Towers/Mt. Leyson; depósitos de metais base e estanho do NW da Tasmania, chaminés kimberlíticas portadoras de diamante; expressão magnética dos grandes corpos de minério IV - sistemas cobre pórfiros; sistemas epitermais; OK Ted, Grasberg Misima; Porgera, Lihir; discussão geral.

 

Perfil dos Líderes do Curso:

Dr. David John Isles formou-se na Universidade de Melbourne, Victoria/AU em 1975 e obteve seu doutorado na Universidade de Adelaide, Sul da Austrália em 1984, tendo defendido tese sobre aerogeofísica e gravimetria da região de Broken Hill. De 1975 a 1979 atuou como tutor em geofísica de exploração na Universidade de Adelaide. Entre 1981 e 1986 fez cursos de especialização em geofísica para exploração de minérios, exploração com EM, interpretação sísmica, fotogeologia e sensoriamento remoto. A partir de 1977 envolveu-se diretamente (juntamente com colegas da indústria) no desenvolvimento e apresentação de cursos de geofísica de exploração.

O Dr. Isles foi geofísico senior da BHP Minerals durante sete anos (1980-1987), trabalhando em projetos geofísicos aplicados à exploração de ouro, metais base e diamantes. De 1987 a 1993 atuou como geofísico consultor da Word Geoscience Corporation Limited, realizando grandes projetos de interpretação e definição de alvos no sultanato de Oman, província Mt. Isa, região de Kalgoorlie; região de Broken Hill, deserto Kalahari/Botswana e no cinturão La Range/Saskatchewan.

Nos últimos seis anos (1993-1999) o Dr. Isles tem atuado como consultor particular para companhias de exploração mineral e de petróleo (como técnico); mineração, petróleo e mapeamento governamental (como técnico e em cursos de treinamento); para a World Geoscience Corporation (como pesquisador); Diretor da companhia produtora de ouro New Hampton Gold Fields; Diretor da companhia de exploração de ouro e metais base Grenfell Resources; e consultor para companhia produtora de minerais pesados Mineral Deposit Limited.

 

Dr. Leigh Ronald Rankin formou-se na Universidade de Adelaide em 1983 e realizou pesquisas de pós-graduado na mesma universidade de 1983 a 1985; tendo recebido em 1984 o prêmio Commonwelth Post-Graduate Rechearch Award. De 1985 a 1993 foi geólogo senior do Departamento de Minas e Energia da Austrália do Sul.

Nos últimos três anos atuou como consultor para várias empresas (tanto no setor mineral como petrolífero) em estudos estruturais envolvendo a interpretação de dados geofísicos e de sensoriamento remoto, mapeamento estrutural no campo (além de análises nas escalas do prospecto e de testemunhos de sondagem), e no treinamento técnico em mais de 10 países, incluindo Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Guiana e Brasil. Entre os principais clientes da Rankin Consultancy Pty. Limited incluem-se: Rio Tinto, BHP, Pasminco, Helix Resources, Grenfell Resources, World Geoscience, Equinox e New Standart Exploration (petróleo).

Os projetos recentes nos quais atuou incluem: estudos estruturais de dados magnéticos e de Landsat para exploração mineral na Argentina, Chile e Peru; interpretação geofísica dos cratons paleo-proterozóicos de Gawler e Curnamona (Austrália), e estudos de Landsat TM de regiões selecionadas do Cinturão Andino.

O Dr. Rankin envolveu-se (conjuntamente com o Dr. Isles) continuamente na condução de workshops de treinamento técnico em Análise Estrutural de Dados Aeromagnéticos, tendo co-apresentado mais de 30 workshops, incluindo: Argentina - Secretaria de Mineração; Chile - Rio Tinto; MIM, BHP; Índia - Departamento de Minas e Geologia, Governo do Estado de Orissa; Inglaterra - Rio Tinto; USA - Newmount & Kennecott. Atuou na América do Sul também como chefe de interpretação geológica interno, em projetos de consultoria no Chile, Peru, Bolívia e Argentina.

O Dr. Rankin possui experiência de projetos em 18 países diferentes, tendo publicado 98 artigos e relatórios.

Voltar   

JrDesign
Copyright © 2000 ADIMB
Last modified: Abril 26, 2000
1