COBRE PÓRFIROS E MINERALIZAÇÕES MAGMÁTICO-HIDROTERMAL ASSOCIADAS; EXPEDIÇÃO AOS DEPÓSITOS PERUANOS DE COBRE PÓRFIROS

Líder do Curso: Dr. Alan H. Clark-Queen’s University, Kingston, Ontario
Local/Data: Exposições: Brasilia - 19 a 22 de junho de 2000; Expedição: Sul do Peru, 23 a 25 de junho de 2000
Língua: Inglês
Taxa de Inscrição: Sócios da ADIMB e acadêmicos - R$ 3.000,00;
Não sócios - R$ 4.500,00

A taxa de inscrição cobre somente os custos do curso, incluindo manuais e bibliografia, lanches e transporte no campo. Cada participante deverá pagar suas despesas de transporte (local de origem - Brasília - Lima/Arequipa - local de origem), bem como suas despesas de hospedagem/alimentação em Brasília e durante a expedição no Peru).

Programa:

A - Exposições em Brasília

  • Controles geoquímicos, petrogenéticos e tectônicos fundamentais na extração dos metais-minérios dos magmas silícicos no ambiente hidrotermal (com ênfases em dados experimentais, no equilíbrio magma-hidrotermal e na anatomia temporal e espacial das mineralizações de Cu-Au pórfiro.

  • Gênese e metalogênese dos maiores depósitos de Cu-Mo pórfiro dos Andes Centrais do Chile, Peru e Argentina. Foco nos controles, em todas as escalas, das intrusões dos depósitos de Cu pórfiro nas sub-províncias andinas dominantes, e nos controles das relações teor/tonelagem hipogênica e no papel dos processos supergenéticos.

  • Depósitos polimetálicos aliados. Será coberta uma vasta gama de depósitos com ênfase nos depósitos de Cu (Zn-Au-Ag-Mo) em "skarns", com base em pesquisas em andamento nos cinturões El Indio/Pascua/Lima e Pierina/Huan/ Cacancha.

  • Depósitos de Cu ricos em Au "transicionais". Serão analisadas as interrelações dos depósitos de Cu pórfiro com Cu-Au pórfiro, "Au pórfiro" e Cu-Au-U Óxido de Ferro, com referência particular aos depósitos de Bajo de la Alumbrera, Maricunga e Candelaria.

Essa discussão fornecerá uma ponte ao curso de Depósitos Tipo Cu-Au (-U-ETR) do EXMIN-2000. Em particular, serão analisados os sítios específicos de tais depósitos em uma província dominada por mineralizações "normais" de Cu pórfiro. Essa parte do curso deverá fornecer também uma oportunidade de comparar os Andes Centrais e outras províncias de cinturões orogênicos jovens com, por exemplo, o distrito de Carajás no Brasil.

B - Expedição ao Sul do Peru

Visita a minas e prospectos de Cu-Au pórfiro do Sul do Peru, provavelmente minas de Cerro Verde, Cuajone e Toquepala e prospecto Quellaveco.
As visitas serão feitas por terra a partir de Arequipa.

Perfil do Líder do Curso:

Dr. Alan Clark é professor titular de Geologia Econômica na Queen’s University, Kingston, Ontario/Canadá, desde 1977. Graduou-se em Geologia de Minas na Royal School of Mines, Imperial College, Londres, em 1960; e obteve seu doutorado na mesma universidade com a tese "Andean-type Ylöjärvi Cu-W tourmaline breccia pipe" em 1964. Desde 1965 envolveu-se diretamente no estudo da geologia e geomorfologia dos Andes Centrais no Norte do Chile.

A gênese e metalogênese dos depósitos magmáticos-hidrotermais tem sido seu principal campo de pesquisa e de ensino. Juntamente com E. Farrar, idealizou e supervisionou o "Central Andean Metallogenetic Project - CAMP"; o maior e mais longo programa de pesquisa geológica na região conduzido por uma universidade não sul-americana. Ao abrigo do CAMP foram feitas pesquisas, na última década, em todos os aspectos da evolução dos Andes Centrais do Chile, Argentina, Peru e Bolívia, envolvendo controles geológicos e geomorfológicos e metalogênese.

No momento, projetos patrocinados por empresas analisam a gênese do depósito de Cu-Au (-Mo) La Candelaria, no Chile (Phelps Dodge);a evolução hipogenética e supergenética do depósito de Cu pórfiro Cerro Colorado, no Chile (Rio Algom); a mineralogia geoquímica e gênese do depósito epitermal de Au-Ag de Pierina, no Peru (Barrick Gold); a metalogênese da região de Callojón de Hualas, no Peru (Barrick); o ambiente geomorfológico dos depósitos epitermais de Au (-Ag) no Cinturão El Indio/Pascua/Lima, no Chile-Argentina (Barrick); a mineralogia e gênese do depósitos epitermal de Ag (-Au) de Diablillos, no NW da Argentina (Barrick); e o controle geomorfológico dos depósitos de óxido de Cu na Cordilheira da Costa, no Sul do Peru e Norte do Chile (Rio Tinto).

Nos últimos cinco anos o Dr. Alan Clark deu consultoria para Arocet Resources (W), Glenmore Highlands (Au), Silver Standart (Ag), Barrick Gold (Au-Ag), Rio Tinto (Cu) e Inca Pacific (Sn). Em abril de 1995 ele organizou, na Queen’s University, uma conferência de três dias sobre Controles em Escala nos Depósitos Magmáticos-Hidrotermais, a qual reuniu exploracionistas, geólogos de mina e geólogos acadêmicos.

De 1998 ao momento, o Dr. Clark deu cursos sobre mineralizações magmático-hidrotermal com duração de 3-4 dias na Queen’s University no Canadá, na Rio Tinto Mining & Exploration Ltd. em Antofogasta/Chile, em Lima no Peru e em Mendoza na Argentina.

Voltar   

JrDesign 1