DEPÓSITOS TIPO CU-AU (-U-ETR) ÓXIDO DE FERRO: A FAMÍLIA CANDELÁRIA, ERNEST HENRY, OLIMPIC DAM; EXPEDIÇÃO A CARAJÁS

Líder do Curso: Dr. Peter J. Pollard-Pollard / Taylor Geological Services Pty Limited; James Cook University, Townsville, Qld Austrália
Local/Data: Exposições - Brasília 15 a 17 de maio de 2000; Expedição - Carajás 18 a 20 de maio de 2000
Língua: Inglês
Taxa de Inscrição:Sócios da ADIMB e acadêmicos - R$ 2.500,00;
Não-sócios - R$ 3.750,00
Apoio: DOCEGEO/CVRD

A taxa de inscrição cobre somente o custo do curso, incluindo manuais, lanches e locomoção no campo. Cada participante deverá pagar suas despesas de transporte (local de origem - Brasília - Carajás - local de origem) e de hospedagem/alimentação em Brasília e em Carajás..

Programa:

A - Exposições em Brasília

  • Introdução aos Depósitos Tipo Cu-Au (-U-ETR) Óxido de Ferro. Vínculo potencial com outros estilos de mineralizações: Pb-Zn-Ag Tipo Broken Hill, Tipo Magnetita-apatita, Tipo Cu-Au Pórfiro.

  • Sistemas Hematita-sericita: p.e. Olympic Dam, depósitos do norte do Chile.
    Sistemas Magnetita: exemplo Candelária.

  • Estudo de Casos: O Distrito Cloncurry, noroeste de Queensland, Austrália.

  • Localização geológica regional.
    Geoquímica dos granitóides associados.
    Alteração sódico-cálcica regional.
    Estilo das mineralizações Cu-Au.
    Exemplo: Ernest Henry, Osborne, Starra, Mount Elliot.

  • Metalogênese dos depósitos Tipo Cu-Au (-U-ETR) Óxido de Ferro.

  • Aspectos da exploração de depósitos Tipo Cu-Au (-U-ETR) Óxido de Ferro.

B - Expedição a Carajás

  • Introdução à geologia dos depósitos minerais da região de Carajás.

  • Depósitos de Cu-Au de Igarapé Bahia e Alemão: exposição e visitas.

  • Outros depósitos de Cu-Au a definir.

Perfil do Líder do Curso:

O Dr. Peter Pollard é no momento Diretor da Pollard & Taylor Geological Services Pty Ltd. e também Pesquisador Associado Senior da Escola de Ciências da Terra da James Cook University, Townsville/Austrália, estando fortemente envolvido em consultoria e treinamento de pessoal na área de geologia de depósitos minerais. Desenvolve pesquisas em depósitos, principalmente de cobre-ouro e metais raros, associados à intrusões. É líder do Projeto IGCP 282 - Depósitos de Metais Raros e editou um número especial da revista Economic Geology dedicado aos depósitos de metais raros.

Ele também foi o líder de um grande projeto de pesquisa financiado pela Australia Mineral Research Association (AMIRA) e Australian Research Council que estudou a geologia dos depósitos do Tipo Cu-Au Óxido de Ferro no Distrito de Cloncurry, no noroeste de Queensland/Austrália. Editou também recentemente um número especial do "Australian Journal of Earth Sciences" a respeito dos depósitos minerais do Distrito de Cloncurry e, no momento, está preparando as informações anteriormente confidenciais sobre os depósitos de Cu-Au na região de Cloncurry para publicação.

As principais linhas de pesquisa de interesse do Dr. Peter Pollard incluem a geração e evolução dos sistemas magmático-hidrotermais, a petroquímica das rochas intrusivas vinculadas às mineralizações, e a composição dos fluídos formadores dos minérios com base no estudo das inclusões fluídas e na análise direta dos seus conteúdos de metais. Projetos em execução, nos quais está envolvido, examinam a natureza dos vínculos entre depósitos de Cu-Au Óxido de Ferro e de Cu-Au Pórfiro, e entre Cu-Au Pórfiro e mineralizações com alta-sulfetização.

Através de sua empresa, Peter e associado prestam consultoria extensivamente à indústria de exploração e mineração, principalmente no sudeste da Ásia, América do Sul e Austrália. Eles executam também cursos de aperfeiçoamento de geólogos para exploração mineral, com ênfase na interpretação das texturas das rochas numa grande variedade de sistemas hidrotermais (pórfiro, Cu-Au Óxido de Ferro, "Skarn", substituição de carbonatos, epitermal, metais raros), tanto em cursos abertos como internos nas empresas, dirigidos para atender as necessidades específicas de cada cliente.

Voltar   

JrDesign 1