Eduardo Medeiros

A FOTOGRAFIA DIGITAL

 

A Fotografia, apesar das modificações ocorridas nos últimos anos em função da revolução tecnológica nesta área, tem mantido a sua essência inalterada. Muitos puristas acham que a Fotografia vai acabar porque as recentes câmeras fotográficas digitais e os computadores tem recursos que dariam efeitos só conseguidos com uso de filtros especiais ou em laboratório.

O advento de novidades tecnológicas sempre causaram impacto e resistência de aceitação nas pessoas. Em Fotografia isto não é diferente...

Um exemplo que pode demonstrar bem as vantagens da era digital, da praticidade e facilidade com que esses novos recursos ajudam na Fotografia, aconteceu na Copa do Mundo da França. Um grande jornal brasileiro equipou alguns de seus fotógrafos com câmeras digitais de última geração, ao custo de US$ 25.000 cada. Estas câmeras são parecidas com as SLR que conhecemos, porém um pouco maiores e mais pesadas. Elas são capazes de tirar fotos com uma capacidade de resolução bem alta é um equipamento que produz imagens de altíssima nitidez (1 268 por 1 012 pontos) e não deixa de lado nenhum dos recursos que os fotógrafos de verdade exigem de um equipamento. Com essa câmera, eles tem controle total sobre foco, iluminação, abertura e velocidade. É como se estivessem usando o equipamento convencional com os quais estão habituados. Um destes modelos profissionais permitem a captura de uma média de 2,7 fotos por segundo e faz até 400 fotos por carga de bateria.

Em circunstâncias normais, assim que acabasse o evento esportivo, o fotógrafo teria que encarar um engarrafamento até o hotel onde está hospedado. Chegando lá, já estaria montado um pequeno aparato no banheiro para processar as fotos. Somente meia hora depois o fotógrafo teria filmes revelados e escolhido quais fotos transmitir para o jornal. Dependendo da hora que essas fotos fossem enviadas só sairiam na edição do dia seguinte.

O fotógrafo moderno, além da SLR digital, leva consigo um notebook com modem e um celular. Assim que o evento encerra, ainda dentro de campo, o fotógrafo conecta a câmera no notebook e descarrega as imagens nele. Conecta-se o notebook no celular e em poucos minutos as fotos estão sendo enviadas para o jornal via Internet.

A tendência é que a fotografia digital vá se tornando cada vez mais popular, barata e avançada. Hoje em dia, uma fotografia digital, por melhor resolução que ela tenha, ainda não derruba em qualidade a foto obtida por processo químico, mas está perto de chegar lá.

Em um futuro bem próximo, os laboratórios de revelação fotográfica irão praticamente acabar. As impressoras que conhecemos hoje estarão tão avançadas que as pessoas poderão imprimir suas fotos em casa e com uma qualidade tão boa quanto as reveladas quimicamente. A editoração eletrônica que os hardwares e softwares de computação nos dão hoje, já são suficientemente sofisticados de modo com que se possa trabalhar nas fotos, modificando-as de forma bem cuidada e profissional.

Na verdade, o talento e a sorte são dois elementos essenciais na Fotografia. A forma de enquadrar uma cena, a escolha da velocidade e abertura adequados ao tipo de foto, a iluminação dentre outros fatores, dificilmente o tempo e a tecnologia poderão mudá-los.

 

Home

Topo da página

 

Copyright © 1998 by Eduardo Medeiros

 

1