4. O Lado do Cliente
A maioria dos clientes WWW são construídos no topo de libwww, a WWWCommon Library, que trabalha com os diferentes protocolos de comunicaçãousados na Web: HTTP, FTP, Gopher,Newse WAIS.
O suporte do proxy é feito automaticamente por clientes usando a libwww.Variáveis de ambiente são usadas para controlar a biblioteca. Existe umavariável de ambiente individual para cada protocolo de acesso; ex.:http_proxy, ftp_proxy, gopher_proxy e wais_proxy. Essas variáveissão configuradas para apontar para o proxy que deve servir as requisiçõesdesse protocolo, por exemplo:ftp_proxy=http://www_proxy.domain:911/
export ftp_proxyNormalmente um único servidor proxy trata todos os protocolos, mas,como vimos, não tem que ser assim.
Quando a variável de ambiente para um certo protocolo é definida,o código libwww faz que a conexão sempre seja feita para o proxy e nãodiretamente com o servidor remoto.
A última versão de libwww (2.15 de abril de 1994) suporta as chamadas"lista de exceções" que são localizações que devem ser atingidas sem oauxílio do proxy. Isso é extremamente útil quando o acesso trata-se deservidores locais, onde o acesso pode ser feito sem nenhum proxy.
Outra diferença no protocolo é que, como já exposto, a URL requisitadapelo cliente deve ser completa se for uma operação com o proxy. Essas sãoas únicas diferenças entre uma transação HTTP normal e uma com proxy. Asimplicidade do suporte proxy faz com que mesmo clientes não baseadosem libwww possam facilmente suportá-lo.
O suporte proxy é implementado somente pata HTTP/1.0 no lado do servidor:todos clientes devem usar esse protocolo. Isto não é um problema porque libwwwfaz isto automaticamente e a maioria dos clientes (se não todos) já têm sidoatualizados para HTTP/1.0.