The Dark Ages

Em Vampiro - the Dark Ages, ou Idade das Trevas, muda muita coisa. A Camarila ainda não foi feita e consequentemente o Sabá também não. O que chama a atenção é que tem outros clãs que se pode jogar e hoje em dia é do sabá como os Lasombra e Tzimisce, também os Capadócios. Outra curiosidade é que nos Estereótipos, todos clãs são praticamente individuaias e são inimigos de todos os outros. Os Caitiff e os Baali ainda nem são muito grandes e quase nem são considerados clãs (ou grupos).

Outra coisa é as Habilidades que foram mudadas, Condução é Cavalgar, por exemplo, outra coisa é que em vez de Humanidade, tem vários Caminhos, que são variedades de buscas, mas ainda existe o Caminho da Humanidade, entre outros é claro.

As vantagens claras de começar um personagem em Dark Ages é que se começa com 4 pontos em disciplinas do clã, e a geração inicial é 12, possibilitanto começar na 7ª geração. Apesar de ser legal, como já falei nas outras matérias, os vampiros são apelativos e fodões, não tinha porque Mark Hein · Hagen deixar mais ainda. Eu não jogo Dark Ages, por mais que seja legal essa época, eu acho que se for jogar, eu só vou colocar vampiros, mas daí perde um pouco a graça.

Eu sinceramente ainda prefiro Vampiros - a Máscara, nota 10 pros caras que inventaram. Eu curto muito. A única coisa meio mal esplicada é a Taumaturgia que eu demorei para entender, mas eu quase não uso Taumaturgia já que é uma disciplina muito bem protegida pelo clã.

Finalizo esta matéria parabenizando a White Wolf pelo trabalho, muita gente curte Dark Ages, mas por um motivo de preferência, eu ainda prefiro o tradicional Vampiro - a Máscara.

1