|
Saímos em direção a Edimburgh (Escócia) atravessando campos com criação de carneiros. Fizemos uma parada no Tartan Tweed Center, para conhecer os tradicionais xadrezes de lã - tartãs - que identificavam cada clã (grupos da sociedade) no século XII. Os homens usavam ( e ainda hoje usam) em cerimônias, os "kilts", saia pregueada, presa à frente com alfinetes decorados, meias 3/4 de lã grossa, chale do mesmo tartã da saia e um chapéu típico. Os escoceses são orgulhosos de seu passado e em algumas cerimônias chegam a usar o smoking com a saia kilt, em vez da calça.
EDIMBURGH - é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa. É sede de um festival de arte internacional de renome mundial, com a duração de três semanas em agosto.
A cidade se divide em duas áreas distintas, separadas pela Princess Street - principal rua e centro comercial:
A Cidade Velha (medieval) e a Cidade Nova, de arquitetura
georgiana. Visitamos:
Castelo de Edimburgh - o guia local que nos acompanhou estava vestido a carater, com sua saia (kilt) e os complementos. O castelo edificado sobre uma rocha, é uma construção do século XI. Foi fortaleza, palácio real, guarnição militar e prisão. Hoje é sede de um Regimento Militar.
Na esplanada do Castelo, durante o festival, é apresentado o "Edimburgh Tattoo", um desfile da infantaria escocesa ao som de bandas de gaita de fole vindas do mundo todo. Tivemos a oportunidade de ver a imponente troca da guarda.
Palácio Holyrood e Abadia - é a residência oficial da Rainha quando está na Escócia. Pode-se visitar os aposentos reais, a sala do trono e a de jantar ainda usada para banquetes oferecidos pela Rainha. Junto ao palácio encontram-se as ruínas da Abadia, construída nos seculos XII e XIII; dela só resta a nave principal sem o teto.
Andar a pé ou de ônibus são os melhores meios para se conhecer a cidade.
Participamos de uma noite escocesa com jantar excelente, danças típicas, músicas com gaitas de fole, belas canções tradicionais, enfim, um show muito agradável. Foi o único lugar na viagem onde encontramos brasileiros. Ficamos no Capital Moat House, hotel um pouco longe do centro, mas com um quarto confortável e perfumado - característica dos ambiente ingleses, com suas flores secas perfumadas.
* - para a página seguinte