4º DIA

Saimos de Londres pela manhã em direção à

SALISBURY

Cidade fundada em 1220.É famosa pela sua catedral, construida em apenas 38 anos, em estilo gótico medieval e com uma torre considerada a mais alta da Inglaterra(123 m).Nela está um relógio datado de 1386, o mais antigo em atividade no país. Inúmeros vitrais amplos tornam o interior da catedral mais claro. Em volta do altar principal, várias capelas abrigam túmulos de bispos. Os claustros são tidos como os maiores da Inglaterra.

A Catedral é o centro da cidade e ao redor de sua praça encontram-se escolas, hospitais e residências do clero.
Entre a Catedral e o mercado, há diversas ruas antigas com casas dos séculos XIV a XVII, com nomes que revelam as atividades predominantes: Rua dos Peixes, dos Açougues, da Prata, etc
De Salisbury seguimos para :

 

STONEHENGE

è o mais celebrado monumento pré-histórico da Europa. Testes comprovaram sua idade em mais de 4.000 anos. O monumento é cercado por uma áura de mistério e admiração de esotéricos que promovem rituais religiosos no local.

Sua grandiosidade e disposição das enormes pedras impressionam, Alguns estudiosos acreditam que suas formas podem estar relacionadas ao sol e às estações do ano e pode ter sido em observatório ou mesmo um santuário de algum culto.

A crença de que foi obra dos druidas, sacerdotes que viveram na Inglaterra não se sustenta, pois estes chegaram ao país em 250 A.C., depois portanto, da construção de Stonehenge.
O monumento em pleno campo, sem qualquer sinal de civilização ao redor impressiona muito o visitante e o mistério aumenta quando se pergunta como foi possível edifica-lo sem as ferramentas e guindastes do mundo atual.

Depois de Stonehenge, seguimos para


BATH

Cidade elegante e estação termal, está localizada entre as colinas do Rio Avon. Ali, no século I, os romanos construiram as termas luxuosas, um templo e um ginásio. Retomada dos romanos, os saxões construiram no local, dentro das muralhas, uma pequena cidade e uma igreja. O núcleo desenvolveu-se mais no século XVIII, sob o planejamento dos arquitetos Woods ( pai e filho ) que criaram belos edificios e residências em estilo georgiano, com as famosas pedras da região em tons de mel.

................................
....................... Royal Crescent e Circus................................. Rua de Bath

Os pontos mais destacados da cidade são:
-TERMAS ROMANAS- ruinas de um dos mais importantes monumentos romanos; só foram descobertas em 1870, mostrando então a sofisticação da construção.
-ABADIA DE BATH-foi iniciada em 1499 e sofreu alterações ao longo do tempo. Sua fachada é decorada com anjos de pedra, dispostos nos largos degraus da escada de Jacó até ao Paraiso.
-ROYAL CRESCENT- conjunto de trinta casas identicas, com colunas iônicas, formando um arco; obra do arquiteto John Woods. A Rua Brock, também com casas construidas por Woods, liga o Royal Crescent ao Circus
-CIRCUS-uma praça circular, rodeada de casas idênticas de três andares, em pedra, obra de Wood (pai).
-PONTE DE PULTENEY- uma ponte coberta abrigando diversas lojas, lembrando um pouco a famosa Ponte Vecchia de Florença (Itália )

Um passeio à pé pela cidade permite apreciar as ruas do centro, fechadas para carros, com lojas elegantes, as apresentações dos artistas de rua, os canteiros e postes ornamentados de flores. Nesta caminhada o turista pode encontrar em algumas casas, placas identificando nomes de pessoas famosas que ali moraram, como a escritora Jane Austin e o pintor Thomas Gainsborough.
Passamos a tarde conhecendo a cidade e seguimos para Cardiff, no Pais de Gales, para jantar e pernoite, apenas.

* para a página seguinte

* volta á página inicial.



 

 

 


 





 

 
1