RECOMENDAÇÕES INICIAIS

Reuna todo material informativo sobre o país. Desse material selecione apenas o de maior interesse, para não sobrecarregar a sua bagagem. Além disso, em todas as cidades da Europa você encontra material gratuito sobre a região.
Ao planejar, não se sinta obrigado a ver tudo o que os guias ou seus amigos indicaram. Observe poucas coisas mas significativas, que marcam mais o caráter de um povo. Deixe sempre no seu calendário uma margem de segurança (dias) para imprevistos ou, simplesmente, curtir algo agradável inesperado, ou para sentar-se numa mesa de café na calçada e ver o mundo passar ante seus olhos, sem pressa.

Prepare a documentação necessária com antecedência, principalmente o passaporte. Faça xerox das páginas que identificam o documento e ande com essa cópia. O original é alvo de ladrões. Em papel a parte anote o nº do passaporte e o da passagem de avião, em caso de extravio ou de roubo.

Como este roteiro começa e termina em Paris, aconselhamos adquirir um "pacote turístico" que, além da passagem, inclua cinco ou mais diárias de hotel e translado do aeroporto ao hotel. Assim você não ficará preocupado com esses "pormaiores". No mesmo hotel você poderá fazer a reserva para a sua volta a Paris e também para a próxima cidade.

Uma mala pequena, com rodinhas, é a ideal para viagem de trem. Leve o mínimo de roupas. Escolha peças que combinem entre si, de tecidos que não amassem e que possam ser lavadas no banheiro do hotel ou em lavanderias automáticas. Leve também sapatos confortáveis e amaciados antes da viagem.

Faça um estoque dos remédios que vai usar e de outros que, talvez, possa precisar. Na Europa é quase que impossível adquirir medicamentos sem a receita médica. Previna-se, pois, levando a sua receita médica com os nomes genéricos ou científicos do remédio.

O objetivo deste site é oferecer roteiros e dicas de viagens ao interior da França, de trem. Por isso não vamos tratar de Paris. Outros sites e guias cobrem muito bem a Cidade Luz. No Roteiro 02 apresentamos cidades com muitas atrações turísticas e que podem ser visitadas a partir de Paris, em apenas um dia.

É facílimo encontrar em Paris mapas que localizam as linhas de metrô e as estações ferroviárias. A seguir, frente às estações, destacamos algumas cidades que delas partem:
ST.LAZARE: Baieux, Caen, Trouville.
DU NORD: Lille, Calais.
L'EST: Nancy, Strasbourg.
LYON: Dijon, Lyon.
AUSTERLITZ: Tours,Bordeaux, Bourges.
MONTPARNASSE: Chartres, Mont St. Michel, St. Malo.

VIAGEM DE TREM
A rede ferroviária francesa cobre quase que todo o país. Trem é o transporte mais popular, barato, flexível. Os famosos trens de grande velocidade - TGV - cobrem distâncias em pouco tempo, podendo ser, assim, ótima alternativa de viagem.
Nas estações ferroviárias você encontra cartões que oferecem tarifas reduzidas nas passagens, como:
CARTE JEUNE: para jovens de até 25 anos de idade.
CARTE VERMEIL: para maiores de 60 anos de idade.
Essas "cartes" oferecem 50 % de desconto nos vagões de 2ª classe (muito bons) durante a semana e 20 a 30 % nos fins de semana. As cartes custam mais ou menos 70 dólares. Nas estações você encontra gichês ou quiosques de informação que fazem reserva de hotel e fornecem material turístico.
Se o seu "francês" não for muito fluente, leve por escrito o destino, o horário e a classe de trem que pretende viajar. Em todas as estações existem painéis e folhetos que indicam as partidas, as chegadas e demais informações sobre os trens. Em caso de dúvida não relute em pedir ajuda. Mas não se esqueça de usar sempre as frases "mágicas" e imprescindíveis na França: "s'il Vous plais"(por favor) e "merci beaucoup"(muito obrigado).
Antes de entrar no trem você deve "validar" a passagem, isto é, picotar ou carimbar o ticket em um dispositivo colocado no começo da plataforma (quai). Sem isto, você estará sujeito a multas. E não se esqueça, os trens franceses são pontuais e não esperam por você.
Nem sempre é necessário fazer reserva de hotel nas cidades do interior. Ao chegar a uma cidade você pode escolher o hotel dentre os inúmeros que cercam a estação ferroviária. Deixe as malas no bagageiro e visite calmamente os hotéis. Cadeias de hoteis, como a Campanille, a Ibis, a Climat, a Mercure, com acomodações em geral padronizadas, confortáveis e com preços razoáveis, são boas opções de alojamento.


(siga à página seguinte - Despesas)

(volte à página inicial)






 

1