Capital econômica e cultural dos Alpes Franceses, cidade moderna que, em que pese sua indústria desenvolvida em engenharia eletrônica, robótica e recursos nucleares, não descurou de seu passado, pois, guarda muito de seu patrimônio histórico. Cortada pelo Rio Isère e rodeada pelos Alpes com seus picos brancos de neve, é apropriada para esportes de inverno. Sua universidade é uma das mais antigas e melhores da França, atraindo estudantes de todos os lugares, inclusive do Brasil.
ESCRITÓRIO DE TURISMO: Rue de la Republique, 14.
Ficamos no Hotel Suisse e Bordeaux, na Place de la Gare, nº6, em um apartamento confortável e serviço muito atencioso (diária de 60 dólares).



 


 



VEJA:

FORTE DA BASTILHA: foi construido para proteger a cidade; chega-se ao forte por um teleférico que sai do Quai Stéphane-Jay e oferece uma visão panorâmica da cidade, das montanhas e do Mont Blanc.
PALÁCIO DA JUSTIÇA:é o prédio mais importante da cidade, construído com pedras brancas de um lado e cinza de outro; contém esculturas de madeira e tetos decorados; ocupa o local do antigo Palácio dos Delfins (dinastia de condes). À frente deste edifício, do outro lado da praça, há uma capela construída entre 1220 e 1236, que era capela particular dos Delfins.
PLACE GRENETTE - fica no coração da cidade onde se encontra a Prefeitura (Hotel de Ville) e o Museu Stendhal, com objetos pessoais desse grande escritor, filho da cidade.
MUSEU DE BELAS ARTES - abriga obras de Fantin-Latour, nascido em Grenoble, de Veronese, Canaletto, Monet, Sisley, Matisse, entre outros. É considerado um dos melhores museus de arte provincianos da França.
TRAM - metrô de superfície, de interior luxuoso e desenho avançado.(veja foto ao lado). As linhas saem próximas da praça da estação. Vale a pena ir de tram até à cidade universitária, apreciando a paisagem, o "campus" movimentado de estudantes e o conforto e beleza do tram.

GASTRONOMIA: a cozinha dos Alpes se baseia especialmente nos derivados da vaca:
creme, manteiga e queijo. Entre os pratos típicos da região citamos: escalope de
veau velle-comtoise (vitela com presento e queijo), poulet avec comté (frango com
molho de queijo e vinho, e pratos gratinados.


SUGESTÃO: a 18 Km de Grenoble há um trem turístico que liga St. Georges-de-Commièrs à La Mure, considerada a mais bela linha dos Alpes. É um trem de 1930 totalmente reformado; seus 30 km de trajeto (2 horas) oferecem uma paisagem deslumbrante, atravessando tuneis, pontes e viadutos. Funciona de 1º de julho a 31 de outubro.


(seguir à página seguinte)
(voltar à página inicial)

1