Cidade medieval, cujas origens remontam aos tempos romanos. Ao lado desse aspecto, Dijon é atualmente uma cidade florescente, com novos prédios e um parque industrial significativo. Sua gastronomia, que destacaremos ao final, completa com o seu vinho produzido numa das regiões mais prestigiadas do mundo, a Borgonha, a sua cozinha.
ESCRITÓRIO DE TURISMO: Rue des Forges, 34 e Praça Darcy.
Ficamos no Hotel Clarine, na Av. Foch, 22, um hotel simples, mas confortável, por uma diária de sessenta e seis dólares.

 

 

 

(seguir à página seguinte)

(voltar à página inicial)

VEJA:

RUAS MEDIEVAIS:como diversas outras cidades da França, a parte antiga, mais medieval da cidade, constitui um verdadeiro museu ao ar livre, com edífícios de estilo dignos de serem observados. O folheto explicativo fornecido pelo Escritório de Turismo destaca "Maisons et Hotels Particuliers" dos séculos XV a XVIII, ensejando um passeio agradável e instrutivo ao turista.

IGREJA NOTRE DAME: em estilo gótico; nela está a Virgem Negra, uma das mais antigas imagens da França.

PALÁCIO DOS DUQUES E DOS ESTADOS DE BORGONHA:
seu início de construção data do século XIV. Destacam nesse palácio a escada de mármore, o salão de banquete, a cozinha, com seis fogões independentes e um vitral feito com fundos de garrafa. Este palácio abriga ainda o Museu de Belas Artes.

MUSEU DE BELAS ARTES: um dos mais antigos da França e dos mais importantes, principalmente pelo seu acervo de pinturas impressionistas. Os amantes de arte não podem deixar de visitá-lo.

CATEDRAL DE ST. BÉNIGNE: em estilo gótico; começou a ser construído em 1280. Seu telhado multicolorido com telhas de cerâmica vitrificada, característica da região, é um destaque desta catedral.

CHARTREUSE DE CHAMPMOL: local de sepultura dos duques de Borgonha. Atualmente um hospital, conserva ainda duas obras de arte: a Porta da Capela e a Fonte de Moisés.

GASTRONOMIA: Dijon é considerada a capital da mostarda, do pão de especiarias e o do Kir, um vinho branco de cassis. Entre seus pratos típicos destacam os a base de escargots, o Coq au Vin e o boeuf bourguinon.

 

 

 

 

1