A ESCOLHA DE UM CACHORRINHO
Este ponto deve ser tratado com muito cuidado. A primeira pergunta que quem pretende adquirir um Pastor Alemão deve fazer é "Tenho condições de criar um Pastor?". Exactamente, essa é a primeira questão. Cada cão tem características próprias relacionadas ao seu tamanho e temperamento. O Pastor é um cão de porte médio para grande, que necessita de muito exercício e movimentação. Não é o cão ideal para quem mora num apartamento. Se esse for o seu caso, escolha uma cão menor. O Pastor Alemão precisa de espaço, onde possa se movimentar livremente, pelo menos, algumas horas por dia. Passada a questão inicial, passemos a mais uma polémica. Muita gente simplesmente desconhece o que seja um pedigree, ou seja, um certificado de origem do cão. Se você gosta de um "vira-latas", tudo bem. Eles podem ser tão úteis, resistentes e companheiros quanto qualquer outro cão. Mas, se você deseja ter ao seu lado um Pastor Alemão, não se deixe enganar. Nunca adquira um exemplar sem o pedigree. É muito fácil para um para uma pessoa sem escrupulos enganar um comprador.
Quando cachorrinho, geralmente todos os cães são "bonitinhos". O problema é que não basta, ao menos no que diz respeito ao Pastor Alemão, ser apenas bonitinho. O comprador não sabe que os cães - machos e fêmeas - utilizados em criações criteriosas são submetidos a testes rigorosos de seleção, com juízes especializados, para poderem acasalar. O comprador também não sabe que os verdadeiros criadores aguardam o tempo exacto necessário para a formação dos cães para só depois os acasalarem. São essas medidas que garantem Pastores dentro do padrão de criação.
Sem dúvida, é muito mais fácil comprar um cão sem pedigree. Eles são muito mais baratos. Mas se você realmente gosta de cães, vai ter com esse cachorrinho a mesma despesa - talvez mais - do que se adquirir um Pastor Alemão de um criador especializado.
Depois de receber as indicações, o comprador não deve agir por impulso. Pense que esse filhote que está na sua frente irá se tornar um cão de um bom tamanho e, provavelmente, ficará em sua companhia por muitos anos. Examine toda a ninhada. Se tiver dúvidas, procure outras. Observe o cãozinho solto, repare se é ativo, se corre e brinca. Repare o tamanho do filhote escolhido em comparação com os demais, sempre indague ao criador sobre o esquema de vacinação utilizado e é aconselhável a ida a um veterinário.
Quando nascem os filhotes costumam ser muito escuros ou até mesmo totalmente pretos. A cor definitiva vai sendo alterada com o decorrer do tempo.
Esta página foi produzida por José Justino, jjalemao@yahoo.com