Do confusão e do congestionamento que é a Cidade do México vem Los de Abajo, uma nova big band punk latina . Você pode ter ouvido que o rock underground surgiu por todas as capitais da América latina, um movimento inegável que este ano teve até uma categoria especial do Grammy, designada para a música latina alternativa. Pois o Los de Abajo é o underground do underground.

Eles são rockers de raiz como os Pogues, mas com uma grande inclinação tropical. A primeira banda de salsa-punk! Sua música, sempre dançante, tem muito a dizer: "O contexto em que nós crescemos era este," diz o baterista/fundandor Yocupitzio Arrellano, "Injustica, negligência com os pobres, e totalmente sem liberdade de expressão. Nossas letras são políticas, radicalmente de esquerda" . A maioria dos membros da banda passaram pela Universidade Nacional do México, "Naturalmente, estas idéias tiveram influência na música, isto transformou a coisa mais punk e radical: combinando nossos sentimentos com a força e o calor dos ritmos Afro-Latinos". Todo ouvinte pode sentir isto em canções como "Tiempos" e "Son de la Liberación". "La Ironia se Acabo" é dedicado à revolução Zapatista em Chiapas, quando o pano que encobria os séculos de negligência e de exploração da população indígena do México foi removido.

Los de Abajo surgiu em 1992, quando bandas como Cafe Tacuba, El Tri, Maldita Vecindad e Caifanes estavam provando que a cena alternativa na Cidade do México era para valer. Formado pelo tecladista Carlos Cuevas, pelo baterista Yocupitzio Arrellano, pelo vocalista Liber Terán e pelo guitarrista Vladimir Garnica, eles tiveram inicialmente a idéia de tocar SKA latino. A banda aumentou para oito membros, e em dois meses estavam fazendo shows em vários clubes e espaços da improvisada cena rock da Cidade do México. Mas o Los de Abajo encontrou-se fora da rede emergente de bandas. "Nós aprendemos que a única maneira de sobreviver era fazendo tudo nós mesmos, através do nosso povo e de nossas próprias raízes, se esquecendo do glamour e fazendo nosso próprio caminho como músicos". Começaram a tocar em eventos políticos e em festas, tornando-se banda local no LUCC da cidade de México, um espaço experimental para teatro e arte que era casa de bandas como Maldita Vecindad. "Nós sempre estamos atentos para traduzir nossas idéias no cenário, no teatro e na instalação, " diz Yocu. "Isto decidiu realmente coisas para a banda. A diversidade de idéias e de conceitos era tal que no final nada seria muito comercial, o que nos afastou das gravadoras".  
 

Este é o primeiro cd do Los de Abajo, que saiu em 1998 pela Luaka Bop records (gravadora do ex-Talking Heads David Byrne). São 9 faixas de muita música latina, reggae, tudo com a energia punk que é a característica principal do LDA. Você pode saber mais da banda no site da Luaka Bop: www.luakabop.com

Então eles foram "Do It Yourself", gravando duas demos que se espalharam através da cena underground da Cidade de México, excursionando por todo o país.Em 98 finalmente lançam o primeiro CD, autointitulado, pela Luaka Bop records. Agora que as bandas dos EUA estão descobrindo os ritmos que ecoam dos quintais do seu vizinho -- ska, salsa, mambo... -- o esforço do Los De Abajo começa a ser reconhecido. "Nós não somos um mosaico, mas um calendoscopio da vida mexicana". Yocu considera sua mistura furiosa de merengue, salsa, reggae, mambo, polca com rock e funk uma combinação mágica, surreal. "Nós não temos nenhum modelo, não entramos em nenhuma definição musical, nenhum movimento atrás de nós -- apenas no único que nós criamos. "

Los de Abajo é:

Carlos Cuevas - teclados
Yocupitzio Arrellano - bateria
Liber Terán - vocals
Vladimir Garnica - guitarras
Gabriel Elias - percussão
Daniel Vallejo - tenor saxophone
Damián Portugal - alto saxophone
Carlos Cortez - baixo
 

1