Quarto Juvenil

        Sozinhos, numa ilha ... É assim que os adolescentes gostam de se sentir no quarto. Mas não abrem mão de receber amigos e de outros confortos mais.  
        O quarto juvenil é um misto de quarto e sala de reunião de amigos, de descanso, de divertimento e de estudo. Esse ambiente deve reunir tudo que o adolescente gosta.  
        A moçada dessa idade, além de priorizar o estudo, adora ler na cama, mexer no micro, ver TV ou vídeo, ouvir ou tocar música e ter um cantinho para os papos sem fim com os amigos. As mocinhas passam horas escrevendo em seu diário e se enfeitando e os rapazinhos lendo suas publicações preferidas. Para se criar um ambiente que abranja todas essas atividades é fundamental um bom planejamento do espaço onde dê prioridade à racionalidade, à funcionalidade, ao conforto, à beleza, não se esquecendo da criatividade e da praticidade, independentemente do estilo adotado.  
        Para esse ambiente de múltiplo uso além da cama, do armário e dos gavetões, é importante projetar um lugar para bancada de estudo, prateleiras, estantes, nichos e escaninhos para os equipamentos eletrônicos, fitas de vídeo, CDs, material escolar, livros; prever um lugar para o micro, jogos, bichinhos de pelúcia, coleções; um mural ou painel para recados, fotos, bilhetes, lembranças, páginas de revista com fotos de seus ídolos; uma cama extra para receber os amigos; e, se houver espaço, uma poltrona extra, além de um local para guardar bolas, skates, pranchas de surfe, jogos de botão e outros objetos que compõem a grande variedade dos hobbies preferidos dessa moçada.  
        Toda atenção deve estar concentrada na distribuição correta dos móveis; na adequada disposição da iluminação e ventilação; na utilização de materiais de revestimento e complementos práticos, de fácil manutenção e bonitos; além da importância de um espaço para facilitar a circulação a fim de garantir uma fácil movimentação no local e outro para receber os amigos.  
        Há sempre uma maneira de se adequar as atividades e as necessidades dos adolescentes ao espaço de seus quartos. Ter um quarto ideal requer antes de tudo um planejamento criterioso, feito por um arquiteto que vai projetar soluções originais e criativas, que vão encantar a moçada e organizar esse universo deixando-o confortável, prático e bonito. 
  1