Banheiro

        Cada vez mais eles vêm merecendo atenção especial tornando-se um espaço prático, versátil e bastante agradável. Independente da área disponível sempre é possível encontrar soluções originais de acordo com o gosto pessoal de cada um.  
        Ele pode ser um ambiente muito bonito, confortável e funcional se for levado em consideração os itens fundamentais de um bom planejamento como as instalações elétricas e hidráulicas, a ventilação e iluminição, a distribuição racional de todos os elementos no ambiente - lavatório, vaso sanitário, box, banheiro, armários e outros - e o correto aproveitamento do espaço, não se esquecendo de usar materiais duráveis e de fácil manutenção. Deve-se respeitar também um espaço mínimo para circulação a fim de garantir o conforto e a segurança de seus usuários e uma fácil movimentação no local.  
        Pequeno ou espaçoso, um banheiro pode ser atraente e esbanjar charme se as peças decorativas forem escolhidas com critério e seguindo um estilo. Na escolha dos materiais leve sempre em conta a praticidade e a estética, favorecendo a limpeza e o conforto. É bom estar atento às características das áreas molhadas, que requerem materiais resistentes à umidade constante.  
        Atualmente, um problema cada dia mais comum é a falta de espaço. A tendência é que os banheiros se tornem menores e guardar nesse espaço toalhas, produtos de higiene, cosméticos e eletrodomésticos, bem como, determinar o local para roupas sujas ou usadas é um pouco complicado. Então, o melhor é fazer um planejamento meticuloso, sendo esse um fator vital de aproveitamento desse ambiente.  
        Se a opção é ganhar ainda mais espaço, uma alternativa para aumentar a área de circulação ou instalar armários suplementares é eliminar o bidê, que pode ser substituído por uma ducha externa. Outra alternativa é no lugar da banheira fazer um box.  
        Já quem possui um banheiro amplo, além de acomodar todos os objetos de uso pessoal, pode determinar um local para por uma banheira de hidromassagem. Pode até dividí-lo em dois para assim garantir melhor comodidade para toda a família.  
        Para se ter um visual atraente e acolhedor no banheiro uma sugestão é decorá-lo com plantas que podem ser dependuradas no teto e nas paredes, sobre a bancada da pia, ou mesmo no chão. Muitas espécies se desenvolvem tão bem nesse espaço quanto em seu habitat natural graças à luminosidade bem dosada, à boa ventilação e ao calor úmido que predominam no ambiente. Mas nem todos os banheiros possuem as mesmas condições ambientais, ou seja, alguns recebem menos intensidade de luz, outros são maiores e bem mais arejados, por isso é importante saber quais as que melhor se adaptam ao seu banheiro.  As preferidas são as folhagens pois são extremamente resistentes e se mantém viçosas e saudáveis permanentemente. Mas caso não se queira ter tabalho com plantas naturais uma outra sugestão é ter plantas artificiais ou desidratadas que dispensam maiores cuidados.  
        Um ambiente que deve ser lembrado é o lavabo que, atualmente, deixou de ser um canto esquecido para se transformar num ponto alto na decoração. Para esse espaço tradicionalmente pequeno são usados diversos materiais com os quais são criadas soluções que dividem, ampliam e aproveitam melhor esse ambiente além de deixá-lo confortável, prático, bonito e elegante.  
        O padrão do banheiro contemporâneo incorporou novos acessórios e designs atraentes sofisticando-se ao ponto de transformá-lo em um espaço de relaxamento e privacidade e não mais destinado exclusivamente às necessidades fisiológicas. Ter em casa o banheiro ideal requer, antes de tudo, um empreendimento criterioso, orientado por um arquiteto, que vai propor soluções criativas, bonitas além de assegurar a praticidade, a funcionalidade e o conforto de seu banheiro.  
   
Alguns pontos importantes a saber :  
  • Programe a instalação do gabinete, das peças sanitárias e do box / banheira antes de colocar o revestimento do piso e da parede, para se poder planejar a hidráulica e elétrica e não se ter problemas posteriores.
  • Se houver espaço prefira lavatórios com duas cubas pois facilitam o dia-a-dia.
  • As bancadas podem ser revestidas por granito, mármore,  madeira impermeabilizada com poliuretano ou laqueada, ou laminado plástico. As cerâmicas ou azulejos não são recomendados uma vez que os rejuntamentos acumulam sujeira, tornando-se anti-higiênicos.
  • Tenha pelo  menos duas tomadas perto da bancada para ligar o barbeador e o secador.
  • Os armários de madeira mais indicados são os aglomerados, bastantes resistentes à fungos, cupins e umidade e podem ter acabamento natural - neste caso é indispensável a impermeabilização feita com epoxi ou qualquer outra resina - mas também podem ser revestidos com laminados plásticos, laqueados, com espelho simples ou oxidado e outros.
  • Uma idéia prática ao planejar o gabinete é deixar uma abertura na prateleira abaixo do sifão pois em caso de entupimento o "copo" sairá facilmente por baixo.
  • No caso do vaso sanitário ficar atrás da porta, uma idéia é instalar um batedor no piso, para que ela não bata na peça.
  • O ideal é que o box e sanitários fiquem próximos à janela para permitir a ventilação natural.
  • Para vedar a área do box pode-se usar portas de vidro temperado, que dispensam estruturas de alumínio. Mas hoje, também, são usadas cortinas de plástico, com lindas estampas coloridas, que criam um bonito efeito decorativo.
  • Para uma boa iluminação o importante é escolher um tipo de luminária capaz de difundir bem os raios de luz e evitar ofuscamento da vista.
  • Escolha materiais de fácil manutenção e indicados para áreas úmidas como mármore, granito, cerâmicas, azulejos, pastilhas e outros.
  • Quanto aos acabamentos procure escolher acessórios seguindo uma linha de materiais. Atualmente os designs são muito variados, há peças de acrílico, madeira, latão, aço escovado ou polido, plástico e outros.
  1