Renato Russo

Sorry, your browser doesn't support Java(tm).

Renato Russo nasceu no Rio de Janeiro, mas é um Brasiliense típico. Filho mais velho de um economista do Banco do Brasil e de uma professora de inglês, foi morar nos Estados Unidos com 7 anos. Dois anos depois Renato e família voltaram para o Brasil e residiram em Curitiba por mais dois anos.

Aos 11 anos, Renato se mudou para Brasília. Aluno do colégio Marista, Renato passou dos 15 aos 17 anos entrevado em casa, vítima de uma doença que praticamente dissolveu a cartilagem que conecta a fêmur a bacia - ele acabou tendo que colocar um pino de platina. No período entre 82 e 83, depois do Aborto Elétrico mas antes da Legião, Renato ficou conhecido como o famigerado Trovador Solitário. Renato abria os shows das outras bandas da Colina cantando ao violão músicas como "Eduardo e Mônica", "Química", e "Eu Sei".

Renato tem um filho nascido em março de 1989, Giuliano, fruto de uma noitada com uma tiete.

Em 1994, gravou um CD solo, "The Stone wall Celebration Concert", em colaboração com a campanha da Cidadania Contra a Fome e pela Vida do sociólogo Betinho. Em 1995 gravou o CD "Equilíbrio Distante", cantado tudo em italiano. A música "Strani Amore" estourou, e o disco vendeu até agora a surpreendente marca de 350 mil cópias.

Em 1995 era lançado o Equilíbrio Distante, um CD de capa amarela, com desenhos coloridos e recheado com músicas lindas! Este CD, que continha músicas em italiano (quatro delas   gravadas pela Laura Pausini anteriormente...) foi considerado um ato corajoso por muitos, pois um cantor de Rock, brasileiro, cantando músicas românticas em italiano... (precisa dizer mais?)

Para alguns fãs da Legião Urbana, os discos solo do Renato Russo ( Equilíbrio Distante e Stonewall Celebration Concert ) podiam trazer algum medo de que ele partisse para uma carreira solo (o que eles não sabiam era que Renato apenas gravara discos solo em outras línguas, justamente para que não pensassem nesta possibilidade...).

Pois é... o disco foi bem aceito pelo público e as músicas que mais fizeram sucesso foram La Solitudine, Strani Amori e La Forza Della Vita (todas elas NOTA 10!!!).

Mais de um ano após o falecimento de Renato Russo é lançado O Último Solo, outro excelente disco que trazia as músicas gravadas por ele que não haviam sido incluídas nos solos anteriores, além de uma faixa multimídia com uma entrevista e o Vídeo-Clip de Strani Amori . De todas as canções, as melhores (na minha opinião) são Il Mondo Degli Altri e E Tu Come Stai?

Home Biografia Discografia Frases

1