"Psicologia Cognitiva"
Para Psicólogos e Psicopedagogos (Grupos distintos)
(em grupo ou individual)
Objetivo: Possibilitar através da reflexão de casos clínicos com fundamentação teórica-científica e ética, ao profissional construir um conhecimento consistente da Psicologia Cognitiva no enfoque sistêmico, do Desenvolvimento Humano, da Psicopatologia e de uma visão Multidisciplinar. Aos psicopedagogos o trabalho é dirigido visando as dificuldades de aprendizagem.
Apresentação da Proposta: A Supervisão é o ambiente encorajador do desenvolvimento de competências no atendimento em psicologia e psicopedagogia. Nosso trabalho apresenta-se fundamentado na visão Cognitiva-sistêmica, associando contribuições da escola cognitiva-social russa (Vygotsky, Lúria, Leontiev) no estudo das funções cognitivas, na perspectiva sócio-interacionista de Henri Wallon o desenvolvimento do ato motor ao ato mental com a construção das representações. O epistemólogo Jean Piaget na compreensão da gênese do desenvolvimento cognitivo. "Entre a clínica e a psicogênese, as aproximações podem ser cheias de significação." (Henri Wallon - As Origens do Caráter na Criança). Os estudos da Escola Americana de Aaron Beck, contribuindo na compreensão dos estilos cognitivos relacionados com a psicopatologia, os trabalhos de reestruturação cognitiva. A análise da narrativa na visão da Psicologia Cognitiva-Construtivista de Vitório Guidano e Juan Balbi. A perspectiva da modificabilidade cognitiva de Reuven Feuerstein . A família Cognitiva, nas diversas vertentes estuda o desenvolvimento das funções cognitivas e de sua modificabilidade. A visão Cognitiva (latim conhecimento) entende o homem como construtor e reconstrutor de representações, símbolos, crenças, percepções; apropriando-se do patrimônio sócio-cultural não como uma cópia, mas reiventando a partir do interpessoal criando o intrapessoal.
Apesar das diferenças teóricas-conceituais é possível compreender de maneira sistêmica o modelo cognitivo na sua riqueza e diversidade. Fundamentando o psicólogo de maneira consistente em sua prática profissional, fornecendo recursos de compreensão do desenvolvimento humano, diagnóstico e intervenção.
A Psicologia do Desenvolvimento, a Psicopatologia e a construção de um projeto de Intervenção/Mediação para a modificabilidade, que implique em intencionalidade e comprometimento por parte do Terapeuta, numa perspectiva multidisciplinar envolvendo o reconhecimento de outras ciências, como a medicina e as pesquisas atuais no campo das neurociências com uma farmacologia importante associada a psicoterapia para o tratamento dos transtornos do desenvolvimento, psicológicos e de personalidade; apresentam-se como recursos fundamentais para o tratamento clínico psicológico.
A Visão Cognitiva constitui um paradigma emergente e promissor, área fecunda em pesquisas científicas. Supera a idéia romântica do espontâneo acolhimento como possibilitando o desenvolvimento humano, ou a compreensão ambientalista de um homem condicionado e passível de ser recondicionado, fruto de contingências ambientais. Mas também não se sujeita a uma psicologia, que nega a intencionalidade e a vontade transformadora do homem, impondo uma crença pessimista e determinista de inconsciente carregado por uma visão pré-científica com acumulo de insucessos no atendimento psicológico, modelo que pretende ser descontextualizado e universalista, enfrentando dificuldades de assimilar as contribuições da Antropologia Cultural. A Psicologia Cognitiva é um modelo interacionista concebe o biológico e o sócio-cultural numa interação ativa, reconhece o homem como sujeito capaz de transformação e resignificação.
Supervisor: Alexandre Rivero CRP-06/8815 com título expedido pelo Conselho Regional de Psicologia 6ª Região na área de Psicologia Clínica - Nível de Graduação e Aperfeiçoamento Extra Acadêmico - foi outorgado os direitos legais no exercício dessa atividade em 14/maio/1984. Leia sobre a experiência profissional de Alexandre Rivero.
Informações: 274-8217 ou 6915-0287 - falar com Lina