Placas de circuito impresso
Muito
bem, após esfriar a placa, você pode, COM CUIDADO, remover o papel que encobre a
placa:
Atenção: conforme depoimentos de amigos, procure tentar
controlar a vontade irresistível de ver "se a impressão ficou boa" antes de
esfriar....o toner pode melecar todo....ou seja, deixe esfriar completamente que
o papel sai bem facinho. Se grudar e não sair, deixe de molho em água que sairá
(aliás, este era um passo do método original [método este que não usava o
super-glossy-paper, hehe...]
Show de bola! O papel descola da placa QUASE sem deixar nada de toner! Continue removendo e você terá este resultado:
A placa, agora, está praticamente pronta para ser corroída. CORRIJA o que for necessário, por exemplo: falhas em alguma pista onde o toner não pegou direito, ILHAS com RESÍDUO DE GLOSSY no orifício...ou seja, se você não "destampar" os buraquinhos o percloreto não irá corroer e a ilha ficara "cheia". Com os buraquinhos é mais fácil para furar a placa depois de pronta (os furos "guiam" a broca).
Para fazer a correção você pode usar estas CANETAS DE ESCREVER EM CD-R (canetas para retroprojetor). AH, e não se preocupe, o TONER NÃO SAI DA PLACA SEM UM BOM ESFORÇO. A transferência da impressão para a placa fica MUITO firme.
Muito bem, placa ok, agora é só colocá-la num recipiente de PLÁSTICO OU VIDRO e fazer a corrosão:
NOTA: O "PERCLORETO DE FERRO" pode ser obtido em lojas de eletrônica. Eu particularmente, prefiro o percloreto que já vem diluído. Dá menos trabalho e faz menos sujeira do que comprar percloreto em PÓ OU PEDRA (vixe, maior zona pra preparar) além de ser baratinho (uns 3 reais aquele frasco da foto). CUIDE COM ESTE PRODUTO QUÍMICO: o percloreto OXIDA OU CORRÓI COMPLETAMENTE qualquer coisa de metal, mancha roupas, mancha chão, concreto e quase tudo o que tocar (menos plásticos e vidros, sacou?). Bom, tá aqui o meu "disclaimer". Faça as coisas com calma e cuide para não respingá-lo. Caso respingue na sua pele, não se desespere: basta lavar em água corrente, o produto NÃO É UM ÁCIDO, mas pode manchar profundamente a pele se você não lavar. Bom, vamos em frente:
Encha o recipiente de forma a cobrir completamente a placa. A corrosão demorará de 15 a 30 minutos, dependendo da temperatura do ambiente, temperatura do percloreto, se há agitação no recipiente, etc. Eu costumo fazer o seguinte: coloco um recipiente MAIOR cheio de água fervida (bem quente) e coloco um segundo recipiente dentro com a placa e o percloreto. Observe para que o segundo recipiente tolere o calor da água! Senão você vai derreter o recipiente cheio de percloreto fazendo a maior meleca na coisa! No caso da demonstração que fiz para o site, usei uma luminária com uma lãmpada de 60W para aquecer o recipiente:
Você pode também, agitar a plaquinha dentro da mistura usando uma pinça de
material plástico. Agitar a plaquinha acelera consideravelmente a corrosão.
última atualização: 12/01/2003 15:21