ONDE ESTÁS TU A CHORAR ?
"JESUS chorou" (João 11:35).
Ao leitor que se encontra de luto e dor, é feita a pergunta em epígrafe, como gesto de verdadeira simpatia com as suas obras. A sua vida foi assaltada por uma grande dor, porque alguém muito querido foi-lhe levado pela morte.
É possível que o golpe tenha sido inesperado. Mas é possivel também que tenha sido depois de muitos dias e noites de receio e esperança. Como esses dias se passaram lenta e penosamente !
Contudo, enquanto há vida há esperança. Todavia, o golpe deu-se e toda a esperança se perdeu: acabou-se tudo de uma vez para sempre. Depois seguiram-se rapidamente os preparativos para o funeral. Vieram amigos e parentes e manifestaram a sua simpatia; o dia do enterro chegou, e houve ocasião para se proferirem boas palavras, e por fim, cada um voltou às suas ocupações: e com isso findou o dia.
Mas não terminou a sua dor. Foi precisamente então que sentiu, mais do que nunca, a solidão e a amargura da morte. Em toda a parte vê a falta do ente querido, e por vezes tem a impressão que ele ou ela vai voltar para casa, mas a sua esperança é vã.
O seu coração está atraído para aquela sepultura porque é verdadeiro o que o poeta disse: -uma parte do nosso coração vai para a sepultura que cavamos. As suas visitas à sepultura, as lágrimas ali vertidas não lhe tem dado nenhum conforto. Na verdade, a morte é cruel e o túmulo duro.
O cabeçalho desta folha comporta uma passagem bíblica do evangelho de João, capítulo onze. Gostaríamos de aconselhar, pelo menos uma vez, a leitura e meditação calma deste capítulo.
Encontrará nele o verdadeiro conforto dAquele cujo título é "O Príncipe da Vida". Pode ler ali de doença, esperança, ansiedade, morte e luto - de perguntas ardentes. Mas pode também ter uma visão do coração do Senhor Jesus, o Qual "é o mesmo ontem, e hoje e para sempre"
"Vai ao sepulcro para chorar ali", assim disseram os amigos de Maria quando ela apressadamente se levantara e saíra de casa. Que eles pensaram isso é facilmente compreensível, mas Maria conhecia um lugar melhor para chorar: o lugar aos pés de Jesus. A sepultura pode ser fria e dura, mas nEle ela achou um coração piedoso e cheio de simpatia.
Ele viu-a chorar como ninguém mais a viu, e sondou as suas dores para o profundo do seu coração. Ele tornou as aflições Suas próprias e misturou as Suas lágrimas com as dela, pois lemos que "Jesus chorou".
Alguns instantes depois o irmão amado de Maria havia de ressuscitar de entre os mortos, e então Jesus como o bendito Filho de Deus havia de ser glorificado para além da morte; então Marta, Maria e Lázaro agradecidos haviam de cair a Seus pés...
Porém, as lágrimas do Senhor em prova de simpatia divina nunca seriam esquecidas por Maria e o conforto seria muito precioso. Amigo atribulado, conhece o lugar aos pés de Jesus? Esse é o lugar que conhecemos, quando ali trazemos o fardo dos nosso pecados. Por meio dos sofrimentos e morte na cruz Ele fez a expiação e agora dá a todos que vêem a Ele perdão pelo Seu sangue e vive agora na presença de Deus como Sumo Sacerdote misericordioso, orando constantemente por eles.
Jesus conhece todas as nossas necessidades e dores. O lugar para chorar não é junto de um túmulo frio, mas sim aos Seus pés. Que diferença: o lugar frio do túmulo, ou o coração terno e cheio de amor de Jesus ! Está triste e chora? Onde chora ?
A.D.J - D