Cidade de Vitória

 

Vitória é a capital do Estado do Espírito Santo. É uma ilha que os antigos habitantes do lugar, os índios goitacazes, chamavam de Ilha de Guanaaní, ou Ilha do Mel, devido à sua beleza e águas ricas em peixes e mariscos. Hoje é carinhosamente chamada de Cidade Presépio do Brasil.

Vitória.

A cidade nasceu nos morros, basicamente onde é hoje a Cidade Alta. As diversas escadarias levavam os moradores da parte baixa à parte alta. São muitas as escadarias, embelezando a cidade, especialmente no centro.

Cidade de Vitória.

Vitória é a terceira mais antiga capital do Brasil, construída logo depois de Recife (1548) e Salvador (1549).

 

Atrações:

Morro da Fonte Grande: é onde se concentram as torres de TV e rádio da Capital, com 308 metros de altitude. Lindíssima vista do local.

Pedra do Penedo: possui 130 metros de altura e emoldura a baía de Vitória, no centro da cidade.

Praias e mais praias, em toda a ilha: Praia de Camburi com 9 quilômetros de extensão, Praia do Aterro na Praia do Canto, Praia da Curva da Jurema, entre outras.

 

Curva da Jurema (ou Enseada do Suá)

Curva da Jurema.

É a mais procurada pelos moradores da Grande Vitória. Ganhou um aterro, coqueiros, uma praça, a dos Desejos, com ampla área de lazer e um Shopping Center, nas proximidades. Sem ondas, é ideal para a prática de esportes náuticos.

 

 

Curva da Jurema.

Aqui também acontecem competições como o Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica, que contorna a ilha do Frade edas Andorinhas. Tem quiosques.

 

Praia do Canto

Fica ao lado do Iate Clube do ES e também tem um trecho interditado para banho. É mais indicado para o lazer.

Praia do Canto.

Possui uma praça, e dos Namorados, com área para prática de esportes (tênis, basquete, vôlei, futebol soçaite) e lanchonete. Aos sábados e domingos abriga uma Feira de Artesanato, com shows eventuais durante o verão.

 

Ilha do Frade

 

Ilha do Frade.

 

É ligada à ilha de Vitória por uma ponte. Cercada de pedras e ocupada por casas de alto padrão, tem pequenas faixas de areia transformadas em mini-praias.

Ilha do Frade.

A mais procurada é a das Castanheiras, no lado sul da ilha. Tem esse nome por abrigar uma única castanheira. Sem ondas, tem areia fina e clara. É arborizada e possui interessantes formações rochosas na praia.

 

Ilha do Boi

Possui pequenas praias e residências de luxo. Liga-se à ilha de Vitória por um aterro. Proporciona boa visão da baía de Vitória, de Camburi, da Terceira Ponte e do Convento da Penha, em Vila Velha. A uma distância de 200 metros ficam as ilhas Galheta de Dentro e de Fora, alcançadas a nado pelos banhistas.

Ilha do Boi.

A Ilha Rasa, conta seis hectares, também é procurada por quem tem fôlego para ir a nado. As três têm formação rochosa e servem de abrigo para as andorinhas do mar.

 

Praia de Camburi

É a única praia da capital capixaba localizada no continente. Urbanizada em seus seis quilômetros de extensão, concentra as atividades culturais e esportivas promovidas pela Prefeitura de Vitória durante o verão. Tem faixa larga de areia fina e clara. Ondas fracas. Alguns metros estão interditados para banho. Tem quiosques, restaurantes, bares e hotéis. Praia de Camburi.
 

E muitas outras praias...

Os pratos típicos da região, como a muqueca e a torta capixabas. A muqueca capixaba, feita de peixes, camarão, ou outros frutos do mar, é imperdível e inigualável. Já a torta capixaba, feita de bacalhau, palmito, frutos do mar e outros componentes, é uma tradição da semana santa igualmente imperdível. São pratos comuns em todos os bons restaurantes da orla marítima da Grande Vitória.

 

Igreja de São Gonçalo: em estilo colonial, a capela foi erguida em 1707. Fica localizada na Cidade Alta, no centro da cidade.

 

Escadaria Maria Ortiz: fica no centro da cidade e liga a Praça Oito à Cidade Alta. Foi inaugurada em 15 de outubro de 1924, em homenagem à heroína capixaba Maria Ortiz, que se destacou na luta contra os holandeses que tentaram invadir Vitória em 1624.

Palácio Anchieta: é originado da Igreja de São Tiago, construída pelos padres jesuítas em 1551, sob a ordens de Afonso Brás. Nele está o túmulo do Padre José de Anchieta, que pode ser visitado diariamente, das 8 às 18 horas.

Relógio da Praça Oito, situado na praça de mesmo nome. De hora em hora suas badaladas reproduzem as sete primeiras notas do Hino do Espírito Santo.

 

Página Inicial                                               Tabela de cidades

1