Cidade de Nova Venécia

Carinhosamente chamada de "A pérola do Norte", Nova Venécia possui um relevo interessante: diversas montanhas-ilhas, ou morros-testemunhas, aparecem em sua paisagem. São áreas planas, com pouca elevação, onde despontam de repente esses morros, destoando do restante da paisagem.

Por volta de 1880, o Sul da Província já se destacava na produção do café, começando a desbancar o açúcar como principal fonte de riquezas, ainda hoje uma das principais riquezas do lugar.

A cidade está situada a 256 quilômetros de Vitória, localizada à margem direita do Rio Cricaré.

Atrações:

Rio Cricaré, ou Rio São Mateus. Possui uma extensão de 188 quilometros, 104 deles dentro do Espírito Santo.

Rio Cotaxé ou do Norte, com 244 quilometros, 124 deles dentro do Espírito Santo.

Cachoeira Grande: fica bem no centro da cidade, onde o Rio Cricaré forma corredeiras.

Cachoeira do Muniz, a 50 quilometros do centro. Fica no distrito de Guararema.

Cachoeira Córrego da Areia.

Festa do Município: dia 24 de abril, em homenagem ao padroeiro do lugar, São Marcos. Normalmente acontece um exposição agropecuária, além dos bailes e desfiles. A cidade fica cheia de barraquinhas, que vendem de tudo.

Gruta de Nossa Senhora de Fátima. Fica ao lado da Matriz de São Marcos.

Pedra da Fortaleza, a mais alta do município, com 964 m, situada no extremo oeste do município. É a mais imponente "pedra testemunha" do lugar.

Pedra do Elefante, ou Três Montanhas, o cartão postal da cidade. Fica às margens da rodovia Nova Venécia-Colatina (Rodovia do Café (ES-137), a 8 quilômetros do centro. Pode-se ir até o topo dos seus 600 metros. Do alto avista-se todo o município, uma linda visão.

Pedra do Oratório, com 442 metros, na divisa com os município de Mucurici e Boa Esperança, perto do Rio do Norte, com belos cenários.

Árvore Gameleira, raridade, com 30 metros de altura e 14 metros de diâmetro, localizada na Fazenda Gameleira. As raízes atingem 6 metros de altura, percorrendo o solo por mais de 7 metros.

Casarão, antiga residëncia do Barão de Aimorés e que atualmente serve de restaurante. É a casa mas famosa de Nova Venécia, com varanda, mirante e roda de moinho que se movimenta com a passagem das águas do rio.

Monumento aos Imigrantes Italianos, situado na Praça Beira Rio. Foi inaugurado no centenário da imigração italiana, em 1990.

Praça do Granito, assim chamada porque sua estrutura é quase toda em granito.

            Página Inicial                 Tabela de cidades

1