Cidade de Sta Teresa

"A Itália nas montanhas"

Santa Teresa, conhecida como a "Doce Terra dos Colibris", é uma área de belas paisagens, onde o contato com a natureza e o verde é a principal atração. Muitos turistas são atraídos ao local por essas características. O local atrai também pelas manifestações culturais dos primitivos colonizadores do lugar, os italianos, que procuram conservar suas tradições.

É o oitavo município mais alto do Estado, com sua sede a 650 metros acima do nível do mar. A natureza é preservada em toda a região, e o município possui o maior percentual de cobertura de Mata Atlântica do Brasil, com 40%. O clima é frio, tipicamente europeu, especialmente nos meses de maio a julho. Média anual de 15 graus centígrados.

Cada canto do município apresenta uma atração: orquídeas raras em suas florestas, cachoeiras diversas, culinária típica, vales tão extensos que se perdem no horizonte, reservas naturais, entre tantas outras que fazem o lugar tão atraente.

É uma cidade de reconhecimento internacional, granjeado pelos trabalhos que o pesquisador e naturalista Augusto Ruschi realizou no lugar.

Autor de livros excepcionais pela qualidade e profundidade com que estudou a flora e a fauna locais, Augusto Ruschi foi um dos raros cientistas brasileiros a notar, bem antes que muitos outros, a importância da preservação da natureza para o futuro do homem.

O Museu de Biologia Mello Leitão e a Reserva de Santa Lúcia são algumas de suas heranças, além do exemplo pessoal que deu em sua dedicação à causa da Terra. Localiza-se a 75 quilômetros de Vitória.

Atrações:

A Cachoeira do Gazolli, no vale do Canaã, e a do Country Clube, a apenas 3 quilômetros do centro.

As comidas típicas italianas, como o agnolini, o talharim, o espaguete, a lasanha, o nhoque e os capeletes, regados ao vinho, nos diversos restaurantes e bares.

As massas, queijos, cachaças, vinhos, licores, geléias, doces, biscoitos, pães caseiros, e tantos outras guloseimas produzidas na região estão presentes no comércio da cidade.

O Museu Professor Mello Leitão. Possui um pavilhão de ornitologia e de zoologia, com mais de 8.000 peles de aves, incluindo 2.000 beija-flores coletados nas Américas Central e do Sul. Possui também 1500 exemplares de morcegos capturados nas diversas regiões do Estado, além de um acervo vivo de 150 exemplares de diversos animais, incluindo uma coleção de cobras peçonhentas. Um outro espaço do Museu é o Jardim das Borboletas repleto dessas espécies ao vivo, e a Praça do Sol com espaço ao ar livre com plantas e animais para presença de visitantes.

Vale do Canaã, a 1 quilômetro do centro. É todo cortado pela estrada que leva ao vizinho município de São Roque. Este Vale serviu de fonte de inspiração para o romance Canaã, publicado em 1902 por Graça Aranha. A paisagem é linda e lá do alto avista-se ao longe as montanhas que cobrem o Norte do Estado, inclusive a Pedra do Camelo do município de Pancas.

Casa dos Lambert. Foi a primeira casa construída em Santa Teresa, em 1875, pelos irmãos Antônio e Virgílio Lambert.

As orquídeas do município. De cerca de 650 tipos existentes do Espírito Santo, aproximadamente 500 foram descobertos em Santa Teresa.

 

 Página Inicial                                 Tabela de cidades

1