A HISTORIA DA FAMÍLIA YOSHII

     O patriarca SOJIRO YOSHII,(+ na década de 1950 com 91 anos) que na sua juventude, teve uma temporada nos Estados Unidos nas proximidades de Los Angeles, voltou ao Japão e após  constituir a família com a TAKE YOSHII(+ década de 1950 com quase 90 anos)  e ter quatro filhos, HISSAKO(+ década de 90 com mais de 90 anos)), HARUO(+ em 07/07/92 com 83 anos), ASSAJI(+ em 1994) e KIYOKO(+ década de 70), resolveu imigrar para o Brasil.  Levado pelo espírito aventureiro e promessa de uma vida melhor embarcaram, no porto de Kobe, no navio MONTEVIDÉU-MARU e aqui aportaram na cidade de Santos em 1927.

    Dirigiram-se então, como colonos, à região de Lins, mais precisamente no Distrito de Guaiçara, para tocar uma roça de café. Neste ínterim, HARUO, o segundo filho e primogênito casa-se com TSUYUKO KAYANO(+ em 14/4/94 com 78 anos) e nascem dois dos dez filhos; NOBORU(+em fevereiro de 96 com 63 anos) e TAKAKO e nestas alturas já incumbido da responsabilidade pela família.

     Sabedores do novo Eldorado do Café no norte do Paraná, adquiriram 30 alqueires e juntamente com outros imigrantes,  chegaram em Apucarana a agosto de 1936, sendo os primeiros dos pioneiros da colônia, juntamente com as famílias Kayukawa, Takagui, Sano e Ishii. Instalando se na localidade onde, até hoje, os descendentes mantêm a propriedade, e que futuramente foi chamado de seção YAMATO III, hoje vizinho do  pioneiro ?Núcleo dos Bóias Frias? na  Estrada para o Barreiro.

    A par da árdua jornada de trabalho, de derrubar, limpar e plantar o café, contribuíram ativamente para formação da associação japonesa, os chamados ?Nihonjin Kai? e dar continuidade à cultura japonesa aos descendentes, inclusive com aulas obrigatórias da língua japonesa.

     Os filhos do patriarca Sojiro constituíram outros ramos de família: HISSAKO, casando com KOTARO FUJITA(+)um  dos intelectuais da colônia, de rara sensibilidade, foi fotógrafo, músico(violonista), escritor, poeta, pintor e tantos outros dons artísticos. Foi o primeiro fotógrafo da colônia, quiçá de Apucarana. Teve 4 filhos, sendo que dois, MANABU com 3 filhos (Mário (agrônomo), Gérson (técnico agrícola) e Sérgio (engenheiro eletricista)) e SUMAKO residem em Mogi das Cruzes e KATSUMI E KIMIKO falecidos.

      ASSAJI casou se com KAYOKO KOKUFU (também da família de pioneiros de Apucarana) tendo duas filhas: YAEKO, casada com ETSUJI SENOO e 4 filhas apucaranenses e KINUKO casada com CHUN IJIMA, residentes em ARUJÁ S.P.

 

     KIOKO a caçula foi casada com SHIRO NAMBA(+), pioneiro de Apucarana, homem de rara inteligência e sabedoria.  Deixou 8 filhos e vários netos: SHOHARU(+) casado com FUSSAKO e 4 filhos, SHIZUE casada com TADAO MATSUI e 3 filhos, YOSHIYUKI viúvo, com 3 filhos, KENJI casada com..................e 3 filhos, TAMIE casada com TAKAO UEDA e 3 filhos, MITSUO casado com IVONE e 2 filhos, KATSUE casada com      AOKI 2 filhos e MAKIO casado com.......................e...filhos.

     Assim cada filho do PATRIARCA, constituiu outros núcleos  ficando para o filho HARUO a continuidade da família YOSHII.  Este já com os dois filhos quando aqui veio:- NOBORU casado com KAZUKO deixou os filhos ROBERTO SUSSUMU economista casado  com EDNA e um filho, ELI e  DEISI RUMI, casado com ANTONIO FREITAS, ambos economiários e 3 filhos.

     -TAKAKO casada com TSUTOMU OGIHARA, 3 filhos: EIJI auditor, domiciliado nos Estados Unidos e casado com SHIOW-YEN e 2 filhos, FATIMA MIWA, psicóloga casado com LEANDRO BORGES e EDNA HIROMI, arquiteta, casada com PAULO CARDOSO.

     E outros 8 filhos nascidos em Apucarana:

    - MASSAKO economista com 2 filhos: ERIKA administradora de empresas, atualmente a serviço no Portugal e JONAS engenheiro eletrônico.

    -SERGIO KATSUTOSHI economista, casado com JANDIRA MASSAE MIYAOKA economista com 3 filhos, NANCY fonoaudióloga, CLAUDIO técnico pecuário e KARINA, cirurgiã-dentista.

     -PAULO YUTAKA cirurgião-dentista, casado com CÉLIA HAYASHI professora  e 3 filhos: PAULO MARCEL médico-ortopedista, casado com cirurgia-dentista KARINA OGUIDO, MARCO FABIO engenheiro eletricista,  casado com MÁRCIA REDIVO administradora de empresa, com uma filha LUANA, e  JULIANNE LYSSA advogada, casada com IVO RODRIGUES PIRES JR advogado.   

      -SAKAE viúva do TOORU HIROTA, professora com 2 filhos ANDERSON comerciante e ALESSANDRO bibliotecário.

     -ROSA YUKIKO serventuário da justiça casado com HÉLIO MARQUES também, serventuário da justiça em São Paulo.

    - ROSALINA HIDEKO professora e residente nos EUA, casado com RICHARD SIMPSON.

    - FRANCISCO TATSUO comércio exterior, trabalha em S.Paulo tem 4 filhos.

 

 

     -MARCIA SAYOKO professora, casada com CELSO KUNIYOSHI, comércio de eletrônicos com uma filha FERNANDA.

     Desses descendentes dois labutam em Apucarana prestando serviços à comunidade:

    SÉRGIO KATSUTOSHI formado pela Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana é proprietário da empresa S.K. MAQUINAS, dando assistência no setor agrícola em maquinários. Batalha incansavelmente pela sociedade japonesa e local tanto no aspecto social como esportivo.

     PAULO YUTAKA, formado em 1968 pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Paraná é membro ativo do Lions Clube de Apucarana, onde foi seu presidente, foi , também, um dos criadores e presidente da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA-SEÇÃO APUCARANA, foi professor de Ciências e é membro ativo da associação japonesa local.

     Como vemos o sonho dos imigrantes, de permanecer por pouco tempo em uma terra estrangeira, e voltar triunfalmente à sua pátria foi frustrada pela dificuldade de comunicação, cultura diversa e principalmente por ganho não suficiente. Então, a sua fé e a sua tenacidade  inquebrantável  voltaram se para introduzir e solidificar as raízes dos seus descendentes na sociedade  brasileira, através da educação, a escolaridade, o bem que ninguém poderia destruí-lo.

1