Perguntas e Respostas

PROLOJA / PROMAX

 

 


 

Ao tentar correr a aplicação pela primeira vez, o écran ficou preto e voltou ao "prompt" do DOS, o que aconteceu ?

Existem várias hipóteses para que tal possa acontecer:
1. O AUTOEXEC.BAT não estar correctamente configurado, ou seja, não constar no AUTOEXEC.BAT os parâmetros SET REDE=nn (onde nn indica o número do posto) ou SET CLIPPER=100.
2. Não existir, não estar visível ou não estar disponível por causa dos acessos da rede, o ficheiro LPT.SYS. O qual deverá encontrar-se no directório principal do disco onde a aplicação estiver instalada.
3. A protecção de EVERLOCK não estar correctamente instalada. Para reinstalar a protecção deverá introduzir a disquete nº1 no drive e digitar (válido nas versões anteriores à 2.80):
       [ENTER]
       EVMOVE A: C: [ENTER]
Depois deverá responder às questões efectuadas e correr novamente a aplicação.
4. O processador do computador ser um CYRIX. Para que a aplicação corra num computador com um processador CYRIX deverá desligar a opção "Internal CPU Cache" na BIOS do mesmo (válido nas versões anteriores à 2.80).

 

Ao entrar na aplicação ou ao entrar nalgumas das opções dá a mensagem "… conventional memory exhausted" ou então "Insufficient memory to run application" e salta para o "prompt" do DOS ou para o módulo principal. O que faço para resolver este problema ?

Este problema deve-se ao facto de existir pouca memória baixa disponível. Assim, deverá, de acordo com o sistema operativo que estiver instalado na máquina, reconfigurar o CONFIG.SYS e o AUTOEXEC.BAT de modo a disponibilizar mais memória baixa, em particular, deverá tentar carregar o máximo possível de "drivers" na memória alta através do uso do comando "LH". Caso o sistema operativo da máquina seja o MSDOS poderá utilizar o comando MEMMAKER.
Normalmente, para qualquer uma das aplicações, a memória necessária como "tamanho do maior executável" (ver comando MEM do MSDOS) deverá rondar os 580 Kb.
Este problema pode também dever-se ao facto do gestor de memória estar a utilizar a memória destinada à região monocromática dos monitores. Assim, recomenda-se que não se use este tipo de memória.

 

Ao entrar nalgumas das opções dá a mensagem "Processor stack fault" ou "… DOS error 4", no entanto, existem outras opções que funcionam correctamente. Como posso resolver esta situação ?

Este erro deve-se ao facto de não estarem disponíveis o número de áreas necessárias pela aplicação para trabalhar com ficheiros. Assim, os parâmetros FILES=nnn do CONFIG.SYS e SET CLIPPER=Fnnn do AUTOEXEC.BAT deverão ser verificados de acordo com as necessidades da aplicação (ver manual da mesma). Por outro lado, se a aplicação estiver instalada numa rede e estes parâmetros estiverem correctos, mas o problema persistir, deverá ser verificado o número de ficheiros que o "server" pode abrir simultaneamente, bem como os que cada "workstation" pode. De realçar que em relação ao "server", normalmente, deverão poder ser abertos tantos ficheiros como a soma dos ficheiros que cada "workstation" necessita de abrir. Assim, numa rede de 5 postos, se cada posto necessitar de 100 ficheiros, o "server" terá que poder abrir 500.

 

Ao correr a aplicação é exibida a mensagem "This is a DOS Extended Program …" e depois volta ao "prompt" do DOS, o que é que isto significa ?

Significa que a aplicação não pode ser corrida na máquina em questão pois não possui um processador 80x386 ou superior, ou então indica que não está instalado nenhum gestor de memória superior.
Se não estiver instalado nenhum gestor de memória superior e não tiver preferência por nenhum em particular, poderá instalar no CONFIG.SYS os gestores do MSDOS. Para tal deverá introduzir os seguintes parâmetros:

       DEVICE = \directório\HIMEM.SYS
       DEVICE = \directório\EMM386.EXE NOEMS

 

Apesar de não ter a aplicação instalada em rede, ao entrar em algumas das opções, principalmente nas opções de movimentação, aparece a mensagem "Registo/Ficheiro em Uso". Como é que posso resolver esta situação ?

Esta situação pode acontecer também em redes, mesmo como um único posto a trabalhar. Tal deve-se ao facto de não estarem configurados correctamente o número de "locks" que podem ser efectuados aos ficheiros.
Para corrigir este problema deverá ser instalado no AUTOEXEC.BAT o ficheiro SHARE.EXE do MSDOS, o qual deverá ser chamado com os parâmetros: /L:300 /F:6048.
Se estiver a trabalhar sobre o WINDOWS ou outro sistema operativo multitarefa, este problema também poderá acontecer se tiver mais do que uma janela aberta com a aplicação.
De referir ainda que este problema poderá surgir também sob a forma do erro "Stack Overflow".

 

Ao correr a aplicação numa rede LANtastic com 2 postos surge "Corrupted Overlay…" ou outro erro semelhante, quando corre a aplicação no 2º posto, ou seja, quando corre num 1º posto corre bem, mas quando corre no 2º posto, indiferentemente de qual dos postos correu em primeiro lugar, dá erro. A que se deve isto ?

Isto deve-se ao facto de em algumas redes de pequeno porte, tipo: NOVELL LITE, LANtastic, LANSMART, etc. ser necessário proteger os executáveis (*.EXE) com o atributo READ-ONLY, pois só assim os executáveis podem ser chamados simultaneamente por mais do que um posto.

 

Dado estar a pretender efectuar a instalação de uma aplicação numa máquina com um monitor monocromático torna-se difícil perceber o que está escrito no mesmo. Será que posso contornar este problema ?

Sim. Poderá correr a aplicação de instalação ou mesmo a própria aplicação, com o parâmetro /MONO ou /HERC.

 

O funcionamento da aplicação está muito lento, demorando muito tempo a entrar nas opções depois de seleccionadas ou mesmo a efectuar quaisquer outras operações. Como é que posso tornar o funcionamento mais rápido ?

Para o funcionamento rápido da aplicação deverá estar activo um "cache" do disco onde se encontrar instalada a aplicação. No MSDOS este "cache" é o SMARTDRV.EXE. Assim, caso esteja a trabalhar em MSDOS deverá activar este comando no AUTOEXEC.BAT. Se estiver a trabalhar numa rede NOVELL ou WINDOWS, deverá optimizar o melhor possível o "cache" destas, pois por omissão já trazem o "cache" activado.
Outra das situações que poderá fazer melhorar o desempenho da aplicação, será aumentar/configurar memória RAM disponível, pois o módulo principal da aplicação consegue utilizar toda a memória existente. Assim, em modelos de computadores idênticos   a aplicação terá um melhor desempenho em computadores com mais de 4 Mb de RAM.

 

Porque é que muitas das vezes a aplicação não corre e exibe a mensagem "Cópia ilegal da aplicação" ou "Personalização ilegal da aplicação". No entanto, se tentar várias vezes acaba por correr?

Esta situação pode ocorrer caso esteja ligado algum programa que modifique os valores de leitura da BIOS, normalmente isto acontece com gestores de memória exteriores ao MSDOS, tal como o QEMM.
Assim, este gestor deverá ser melhor configurado de modo a ser mais "transparente" para as outras aplicações ou substituído pelos gestores de memória do MSDOS.
Outra das situações onde tal pode acontecer é quando a aplicação foi contaminada por um vírus ou então se o processador da máquina for um "CYRIX". Neste caso, o modo de corrigir a situação é de no "Setup" da máquina desligar a "cache" interna do processador.

 

Apesar da minha placa gráfica ser SVGA, os caracteres da aplicação aparecem incorrectos, principalmente os caracteres de fundo. Como é que posso corrigir este problema e a que se deve?

Este problema deve-se ao facto de alguns modelos de placas gráficas não serem totalmente compatíveis. Assim sendo, para corrigir este problema deverá ser corrido antes da aplicação o utilitário FIX_FONT.EXE, o qual nos poderá solicitar, caso não o possua.

 

Após um corte de energia alguns dos ficheiros ficaram" incompletos", outros não exibem mesmo nada, o que faço para os recuperar?

Esta situação acontece normalmente sobre redes, sobretudo em redes com pouca segurança contra quebras de energia e que utilizam caches de disco de grande dimensão.
Para resolver esta situação deverá correr a opção "Utilitários - Ficheiros" do menu principal da aplicação, onde deverá escolher todos os ficheiros, seguido da opção "Acertar EOF’s" do menu do utilitário.
Se tal opção não resolver a situação, deverá repor as cópias de segurança, pois serão a única garantia que tudo continuará a funcionar correctamente.

 

Como posso fazer para tornar a rotina de efectuar cópias de segurança mais rápida, pois actualmente levo muito tempo a efectuar seguranças?

Nos campos "Backup" e "Restore" da opção "Configuração - Posto" deverá indicar o nome de uma "batch-file" que faça as cópias e outra para as repor. Estas "batch-files" deverão compactar os ficheiros (só os alterados desde a última cópia) e depois copiá-los para uma disquete ou para um "tape-streamer". Por exemplo, se desejar utilizar o PKZIP para efectuar seguranças deverá criar uma "batch-file" com os seguintes parâmetros:

       PKZIP -a-u SEGUR.ZIP *.DB?
       COPY SEGUR.ZIP A:

 

Ao pedir a impressão de uma listagem numa impressora que se encontra na COM2 a aplicação deu o erro "Processor stack fault…", o que posso fazer para resolver esta situação?

Tal acontece devido ao facto de a impressora não se encontrar pronta a imprimir, ou seja, de estar em "erro" ou com falta de papel, e dado que com algumas impressoras série não é possível saber o estado das mesmas, ao acontecerem este tipo de problemas a aplicação não os detecta e simplesmente dá uma mensagem de erro e termina.

 

Porque é que ao escolher algumas opções, apesar de estarem disponíveis, não acontece nada?

Isto deve-se ao facto de o único utilizador a poder aceder a determinadas opções ser o "Manager" (MG).

 

Como posso configurar de modo mais rápido uma aplicação que vai funcionar em rede, onde os parâmetros da configuração dos vários postos são idênticos, sem ter que ir efectuar as configurações posto a posto?

O modo mais rápido de efectuar este tipo de configuração é o de configurar tudo para um só posto (config. normal, impressoras, cores, etc.), depois, através da opção "Utilitários - Copiar Config." deverá indicar os ficheiros a utilizar como base para gerar os ficheiros de configuração para os outros postos.

 

Após algum tempo de teste com uma aplicação desejo agora começar a funcionar em pleno. No entanto, dado que possuo alguns dados que desejo apagar como é que o posso fazer?

Deverá utilizar a opção "Utilitários - Limpeza de ficheiros", a qual limpa o conteúdo de todos os ficheiros, não havendo posteriormente qualquer hipótese de os recuperar.
Se contudo desejar eliminar apenas alguns dos dados, deverá contactar-nos, de modo a que nós indiquemos de acordo com o que deseja eliminar, quais os nomes dos ficheiros a guardar.

 

O disco rígido onde tenho a aplicação instalada está a começar a ficar cheio, por isso gostaria de saber se posso apagar alguns ficheiros da aplicação?

Em princípio sim. Podem ser apagados do directório da aplicação ou dos seus sub-directórios os ficheiros com a extensão TMP ou ANT.
Pode ainda ser corrida a opção "Utilitários - Ficheiros", onde no respectivo sub-menu deverá marcar todos os ficheiros e ser corrida a opção "Compactação", a qual irá eliminar todo o tipo de dados que já não sejam necessários para o funcionamento da aplicação.

 

O texto que é impresso pela impressora é "indecifrável", a que se deve isto?

Caso possua uma impressora com ligação à porta série, tal poderá dever-se ao facto de os parâmetros da transmissão de dados da impressora não estar de acordo com os indicados no computador. Assim, através do comando MODE do MS-DOS deverá indicar qual a velocidade, a paridade, os bits e os stop-bits de comunicação da impressora, normalmente este comando utiliza os valores: MODE COM1:96,n,8,1.
Se possuir uma impressora com ligação paralela, o problema poderá ser da própria impressora, do cabo de ligação ou mesmo da placa de comunicação do computador.

 

Numa aplicação que está instalada numa rede NOVELL, ao efectuar o upgrade para uma nova versão da aplicação dá a mensagem "DOS Error 2". A que se deve isto?

Geralmente este erro ocorre porque o "login" que está a ser utilizado não tem todos os direitos de supersivor. Assim, deverá efectuar o "login" com código de supervisor para que o upgrade prossiga normalmente.

 

Qual o modo mais rápido de começar a trabalhar com o módulo de transferência de dados, bem como o mais rápido de efectuar a configuração dos armazéns que vão estar ligados por este módulo?

O método de colocar o módulo de transferência de dados em funcionamento é o de no armazém central fazer todo o processo de configuração e introdução dos dados, tal como: introduzir os artigos, criar os armazéns, definir os tipos de documentos, etc. Depois, deverá fazer um "backup" total do directório da aplicação e copiá-lo para as máquinas que vão para os outros armazéns, devendo depois configurar os respectivos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT. De seguida, deverá correr a aplicação e indicar à aplicação (na opção de "Configuração do posto") qual o armazém com que o posto irá trabalhar (para maior detalhe consulte Transferências de dados).

 

Na opção "Emissão de documentos", ao consultar um documento anteriormente emitido, aparece o total correcto do documento mas não aparecem quaisquer linhas, a que é que se deve este problema?

Este problema deve-se normalmente ao facto de o ficheiro de apontadores do ficheiro das linhas dos documentos não estar correcto. Assim, para ter acesso novamente às linhas do documento, deverá correr a opção "Reindexação geral" seguida da opção "Utilitários - Documentos - Vendas - Procurar linhas" onde deverá indicar o tipo, o número e o ano de emissão do documento do qual deverão ser "procuradas" as linhas. Se mesmo assim as linhas não forem recuperadas, deverá então reabrir o documento e lançá-las novamente.

 

Na opção "Emissão de documentos" ao premir [ENTER] após ter digitado o código do artigo não acontece nada ou efectua uma outra operação (sem nada a ver com a introdução de um código). A que se deve tal?

Tal deve-se ao facto de no ficheiro de teclas de operações especiais ou no ficheiro de teclas aceleradoras estar uma função assignada à tecla [CTRL + M], a qual corresponde ao [ENTER] . Assim, deverá indicar nestes ficheiros uma outra tecla para efectuar a referida função.

 

Ao imprimir qualquer tipo de cartas na opção "Ficheiros - Cartas", independentemente do tipo de carta e das opções escolhidas no respectivo "query" dá sempre uma mensagem de erro e sai da aplicação. A que se deve isto?

Isto deve-se ao facto de na opção de configuração do posto estar definido que o número de linhas das cartas ou o número de colunas ter o valor 0 (zero).

 

Ao entrar em algumas opções dá a mensagem "Corruption detected" e depois sai da aplicação. Como posso corrigir este erro?

Este erro indica que algum(s) ficheiro(s) da aplicação ficou corrompido (tal deve-se normalmente a cortes de energia).
Para corrigir este erro deverá na opção "Utilitários - Ficheiros", escolher todos os ficheiros, seguido da opção "Corrigir EOF’s". Se mesmo assim o erro persistir deverá através de um utilitário de ficheiros DBF (tipo DBU ou DBASE) abrir os ficheiros um a um e verificar o seu conteúdo, limpando todo o "lixo" que encontrar no ficheiro. No entanto, a solução mais segura será a reposição de cópias de segurança.

 

Porque é que as listagens do módulo de Vendas POS apresentam valores diferentes. Por exemplo, a listagem de vendas por artigos dá um valor diferente da listagem de vendas por tipos de pagamentos ?

Tal deve-se ao facto dos ficheiros de apontadores, aquando do último fecho do dia, não estarem correctos. Assim, para corrigir tal facto deverá ser corrida a opção "Reindexação geral", seguida da opção "Utilitários - Documentos - Vendas - Totais Diários".

 

Ao entrar no módulo de Vendas POS dá a mensagem "Processor stack fault - Error 650". No entanto, tanto os valores de "files" no CONFIG.SYS, como os valores do SET CLIPPER e os parâmetros do SHARE.EXE estão correctos. Porque é que acontece isto?

Este erro acontece porque provavelmente na "Configuração do posto" deverá ter indicado que numa das portas de comunicação está ligado um "mostrador". No entanto, este deverá estar desligado ou avariado, daí a mensagem de erro.

 

Como posso fazer para ligar uma gaveta de dinheiro à aplicação?

Para ligar uma gaveta de dinheiro à aplicação deverá começar por definir se a gaveta deverá ser ligada a uma impressora ou se ao próprio computador (através de uma placa ou de um cabo próprio).
Depois deverá indicar na aplicação de "Configuração do posto" qual a porta onde está ligada a gaveta.
Neste campo poderá indicar qualquer uma das portas de comunicação (LPT1 a LPT3, COM1 a COM4 ou endereços em hexadecimal) ou o nome completo de um ficheiro (batch ou executável) que abra a gaveta. Caso opte pela última opção, deverá anteceder o nome do ficheiro pelo caracter (!) ou pelo caracter (#).

Se tiver optado pela ligação da gaveta a uma impressora, deverá no campo "Sequência de abertura" indicar qual a respectiva sequência de abertura ASCII (para mais informação consulte Ligação de Gavetas).

 

Estando nós a emitir recibos aquando da emissão de facturas, como é possível emitir um recibo parcial de uma factura?

Não é possível. Pois quando se trabalha deste modo não podem ser emitidos recibos separadamente das facturas, ou seja, nunca pode ser usada a opção "Emissão de recibos" do módulo de "Vendas a retalho".

 

Existe algum modo de emitir os recibos apenas quando as facturas são pagas?

Sim. Para tal, deverá na opção "Configuração geral" indicar que se pretende trabalhar com papel de factura "S/Recibo" e no tipo de documento "RE" (no ficheiro de tipos de documentos) indicar que o mesmo deverá creditar as contas- correntes (para informação consulte a pagina Factura-Recibo).

 

Num sistema de rede utilizando o Windows 95 ao tentar aceder ao programa através de um dos postos dá o seguinte erro "open error cabeca.dbf DOS Error 2". Como resolver este problema?

Este erro deve-se ao facto de não estar a definir uma unidade de rede (ex: f:) em que esta unidade terá que ter acesso à raiz do disco e à directoria do programa no servidor e com atributos de escrita.
Como licenciar ou alterar o programa numa rede ou em postos remotos?
Numa rede o licenciamento é sempre feito no posto 1, para o caso de ter uma solução em que utiliza transferência de dados via modem ou disquete tem que licenciar no posto central, copiando o cabeca.dbf para os outros postos.

 

Quando entro no módulo "Vendas-Pos" na "emissão de documentos" dá o erro "Internal Error 19"

Apagar todos os índices (ntx) e fazer uma reindexação de ficheiros.

 

Ao fazer o fecho do dia dá o erro "Error 650 Processor Stack Fault"

Verificar o nº de files e set clipper, caso estejam correctos correr o vendas com o parâmetro /NO-ERRORS, se der "term print" inserir no autoexec.bat a seguinte linha de comando "MODE LPT1=COM?".

 

Ao entrar no módulo das "Encomendas" não se consegue aceder à coluna da quantidade?

A encomenda encontra-se no tipo de visualização "saldo quantidade" ou "quantidade entregue", não permitindo neste modo aceder à quantidade. Para aceder à quantidade ir à opção "alterar visualização" e mudar para "quantidade pedida".

 

Após instalação do upgrade e ter corrido o mesmo, acontece que ao consultar os documentos não aparecem as linhas dos documentos.

Isto deve-se aos antigos ficheiros de linhas se encontrarem com problemas e como o upgrade cria novos ficheiros de linhas e copia para lá a informação dos ficheiros antigos, se essa informação estiver corrompida não passa os dados. A solução será repor as seguranças e corrigir o problema das linhas, e só depois efectuar o upgrade.

 

Quando entra no programa dá a mensagem "corruption detected" e o ficheiro tem extensão "ntx". Como corrigir este erro?

Este erro indica que o ficheiro está corrompido. Para corrigir este erro basta entrar dentro da directoria da empresa e apagar o ficheiro. Ao entrar no programa vai aparecer uma mensagem da inexistência de ficheiro no qual deverá ser escolhida a opção de "default", no caso de aparecer um écran azul escolha a opção "passar o erro para o clipper", escolhendo em seguida a opção de default. De seguida reindexar os ficheiros.

 

Como anular um recibo?

Antes de proceder à anulação do recibo tem que cortar a ligação entre a factura e o recibo, para isso terá que ir à opção "utilitários" - "documentos" - "vendas" - "verif. Recibos", depois de cortar a ligação entre os documentos poderá então anular o recibo através da opção "utilitários" - "documentos" - "vendas" - "anular docs".

 

Ao executar uma das opções do programa aparece a seguinte mensagem "variable does not exist". Como resolver esta situação?

Normalmente este erro ocorre quando um upgrade é mal feito, o erro indica que não encontra um determinado campo na base de dados, a solução passa por correr o upgrade colocando a versão correcta para a rotina efectuar todas as modificações necessárias.

 

O programa ao mudar de ano iniciou a numeração a zero, mas eu pretendo continuar com a mesma numeração. Como mudar a numeração?

No módulo principal ir à opção "utilitários - documentos - alt. Numeração", para cada documento colocar o nº do próximo documento a emitir.

 

No módulo de Vendas a Retalho ao fazer um documento, quando se introduzem determinados valores no preço (principalmente valores pequenos) e depois se colocam valores relativamente grandes nas quantidades, introduzindo ou não um desconto, os valores que daí resultam não são correctos, dando a ideia que o programa faz mal os arredondamentos. Como resolver este problema?

É possível aumentar ou diminuir a incidência dos arredondamentos no Promax. Na "Configuração Geral" em "Nº Decimais do P.U. Líquido" o valor por defeito é 0. Deverá ser introduzido 5 para que o programa não faça quaisquer arrendondamentos.

 

Criaram-se alguns artigos com o preço de custo líquido e preço de custo ilíquido. Esses artigos fazem parte da constituição de um artigo composto, contudo quando eu dou entrada de fabricação desse produto ele não lhe atribui nenhum preço de custo. Porquê?

Verifique na configuração do módulo qual o " tipo de preço de custo do produto". Por defeito vem a "PMC". Isso implica que já tenha de haver compras feitas, pois o preço médio de custo para existir tem de ter pelo menos uma compra feita. Se mudar este parâmetro para PCL ou PCI, já não vai precisar de comprar primeiro os componentes, pois a fabricação vai passar o preço de custo para o composto.

 

Nas transferências de dados dá a mensagem "Impossível apagar ficheiro (um nome sem sentido que será o nome do ficheiro temporário)". O que poderá ser isto?

Existem várias hipóteses para que tal possa acontecer:
1. Um outro utilizador encontra-se na rede no momento das transferências (no momento das transferências não pode estar mais que um utilizador no programa).
2. Poderá haver problemas no disco. Fazer um ScanDisk.
3. Ter menos de 580 KB de memória convencional livre.

 

Ao saír do screen saver do programa, ou ao entrar num módulo, dá uma mensagem de erro do sistema operativo ( poderá ser, por exemplo, um ecrã azul do Windows 95) que diz "parity check". De que se trata esta situação e como resolvê-la?

Esta situação está relacionada com as memórias do PC em questão. Poderão estar avariadas e como tal deverão ser substituídas. Será o caso de um computador que sempre funcionou bem e só agora começou a dar este erro.
Também se pode dar o caso de, na configuração da BIOS, o parâmetro DRAM ou SDRAM (DRAM no caso de serem SIMMS ou SDRAM no caso de serem DIMMS) ter um valor em nanosegundos demasisado baixo. Nesse caso deve-se experimentar aumentar o valor desses campos.

 

Fechar Janela

Última actualização 29/07/98
© 1997, 1998  Profitus - Software de Gestão Todos os direitos reservados.

 

 

 

1