Unidade VII - Introdução e Conceitos Básicos de Auditoria da Tecnologia da Informação


1. Definições:

Todos os procedimentos internos instituídos pela empresa com o objetivo de evitar a ocorrência de falhas, involuntárias ou dolosas, são chamados de controles internos. Ao conjunto, dá-se o nome de sistema de controle interno.

2. Conceituação Básica:

"Sistemas de Informações compreendem um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros, combinados segundo uma seqüência lógica para transformar dados em informações."

No ambiente de auditoria de sistemas:

A área de auditoria implica a validação e avaliação do controle interno de sistemas de informações em processamento eletrônico de dados.

O controle interno envolve um ou mais dos seguintes parâmetros ("alvos" de auditoria):

Ambiente de auditoria
Palavras - chave:

3. Outros Conceitos Importantes (Gil; 1998)

Ponto de Controle: é a situação do ambiente computacional caracterizada pelo auditor como de interesse para validação e avaliação.

Exemplos: sistema de folha de pagamento (ponto de controle abrangente), banco de dados de materiais (menos abrangente).

O objetivo de auditoria do Ponto de Controle tanto pode ser sob a ótica do parâmetro de controle interno - segurança lógica, eficiência, confidencialidade, etc. - quanto sob a ótica da fraqueza possível - erro, omissão, falha, falta, omissão de procedimentos, etc.

Auditoria de Posição: ocorre desde o momento em que o Ponto de Controle é identificado até o instante em que, pela avaliação dos resultados de sua validação, ele é determinado como apresentando fraquezas.

Ponto de Auditoria: Ponto de Controle que foi objeto de uma Auditoria de Posição, cujo resultado determinou fraquezas no mesmo.

Auditoria de Acompanhamento: reflete as etapas e momentos em que, uma vez caracterizado o Ponto de Auditoria, alternativas de solução são apresentadas e discutidas pela auditoria com o auditado, até o momento em que as correções são efetuadas, tornando o Ponto de Auditoria novamente um Ponto de Controle.

4. Função do Auditor de Sistemas:

"A função do auditor de sistemas é buscar a otimização do emprego dos recursos de P.E.D. e a melhoria das atividades empresariais com a aplicação desses recursos." (Gil; 1998).

5. Bibliografia:

1