CRDMV&SLL
A Última Revolta de Satanás

No final da execução do plano de Deus para este mundo ocorrerão três grandes conflítos ou guerras.

O primeiro é o de Ezequiel, capítulos 38 e 39.
Um bloco de nações, chefiado pela Rússia, invade Israel no início da tribulação(ou um pouco antes. Deus intervirá de maneira sobrenatural a favor de Israel e os atacantes serão totalmente destruídos.

O segundo conflíto armado é o de Joel 3.9,12; Zacarias 14.1-4, e Apocalipse 16.13-16; 19.11-21.
Agora, o Anticristo chefiando todas as nações do mundo avança para exterminar Israel e lutar contra Deus. O Senhor Jesus descerá do Céu e destruirá todos os exércitos atacantes. O Anticristo e seu Falso Profeta serão lançados vivos no Lago de Fogo e Enxofre, e Satanás ficará preso por mil anos. Isso ocorrerá no final da Tribulação.

O terceiro conflito é o de Apocalipse 20. 7-10.
Satanás engana e subverte as nações contra Deus. O Todo-poderoso derramará fogo do Céu e consumirá todos. Satanás será então lançada no seu lugar definitivo: o Lago de Fogo e Enxofre. Isso ocorrerá no final do Milênio. Desta maneira, os que nasceram durante o Milênio terão uma oportunidade de escolha: obedecer a Deus ou ao Diabo. No princípio da história humana, Adão teve essa oportunidade. Agora, no final da história humana, o homem a terá outar vez. É a última rebelião que Satanás instigará contra Deus: " Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja.
O número deles é como a areia do mar "(Ap 20.7,8).

1- Quem são Gogue e Magogue aqui (Ap 20.8)?
Gogue e Magogue aqui, são as nações rebeladas contra Deus, instigadas por Satanás, conduzindo um furioso ataque contra os santos. Não se trata absolutamente de Gogue e Magogue de Ezequiel capítulos 38 e 39 . Vejamos as razões disso num quadro comparativo.
 
Gogue, em Ezequiel 38; 39 
 
Capítulo38. 2-6 
Gogue é um bloco de nações 
Capítulo38.6,15
Gogue vem do Norte 
Capítulo38.16
Gogue age por ato dívino 
Capítulo38.21,22
Gogue é destruido por espada 
Capítulo39.11-13 
Gogue é sepultado em Israel 
Capítulos38 e 39
Gogue vem antes do Milênio
 
Gogue em Apocalipse 20 
                       
Capítulo20.8
Gogue são todas as nações 
Capítulo20.8
Gogue envolve toda a terra 
Capítulo20.7,8 
Gogue é movido pelo Diabo 
Capítulo20.9
Gogue é destruído por fogo do céu 
Capítulo20.9
Gogue é totalmente consumido por fogo
Capítulo20
Gogue vem depois do Milênio 
É evidente que em Apocalipse 20, a expressão "Gogue e Magogue" é empregada simbolicamente, representando os últimos inimigos de Deus e de seu povo.
É tambem evidente que Ezequiel trata de um evento, e Apocalipse de outro.

 2- Porque Satanás será solto após o Milênio?
Após mil anos de paz, justiça e prosperidade para todos , sem o Tentador, este volta ás suas malignas atividades. Se não for dada uma explicação, pelo menos parcial, para isso, parecerá um absurdo, um contra-senso.
 
Vejamos algo do porquê disso; dessa liberdade tão curta de Satanás: 
 
a. Provar os que nasceram durante o Milênio. Lembremo-nos de que nem Jesus foi isento de tentação. 
b. Revelar que o coração humano não convertido permanece inalterável, mesmo sob o reino pessoal do Filho de Deus. Hoje em dia o homem culpa em tudo o Diabo por suas maldades, infortúnios, transgressões e quedas. Durante o Milênio não haverá nenhum Diabo para tentar, mas ver-se-à que os mil anos de bênçãos inigualáveis sob Cristo não transformarão o homem. O problema não é de ambiente; é do coração. 
c.Mediante essa liberdade provisória de Satanás, Deus demostra pela última vez quão são pecaminosa é a natureza humana, e que o homem por si mesmo jamais se salvará, mesmo sob as melhores condições. O homem falhou antes da queda, sob as condições mais favoráveis possíveis; falhou sob a Lei da Graça, e , agora, falha sob as condições gloriosas do Milênio. Esse fracasso final do homem é uma explicação de Tiago 1.14, onde vemos que o mal é residente, imanente em nós. Somos pecadores por natureza. Ainclinação para pecar é imanente no homem desde que nasce(SL 51.5; 58.3). Só o sangue de Jesus Cristo pode purificar-nos de todo o pecado( 1 Jo 1.7). A passagem que estamos estudando mostra que o homem só se liberta do pecado mediante uma transformação espiritual, e jamais por meio, apenas, do ambiente( 2 Co 5.17). 
d. Através desta curta liberdade, Deus demostra que Satanás é totalmente incorrigível. Após passar mil anos na prisão, ele é o mesmo de sempre.  
Será essa uma revolta mundial. Aqueles que atualmente gostam de revoltas e de promovê-las, assim como de contendas, divisões, rebeliões, saibam que tudo isso procede do Inferno. Essa última revolta de Satanás será imediatamente neutralizada e os revoltosos exterminados ( Ap 20.9).
 
 3. O julgamento dos anjos decaídos.
É consentâneo crer que os anjos decaídos, tanto os livres que trabalham para Satanás, bem como os aprisionadas "para o juízo do grande dia"(Jd v.6), e ainda os demônios, serão julgados agora, juntamente, com o Diabo, aquem eles acompanharam, obedeceram e serviram. (Ler Mateus 8.29; Lucas 8.31; 2 Pedro 2.4; Judas v.7; Apocalipse 20.10).
A igreja certamente estará associada neste juízo, pois travou renhido combate contra o Diabo e suas hostes. É pois justo que a Igreja os julgue também."Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos?"(1 Co 6.3). Este evento marcará o ponto final da liberdade de ação do Diabo, dos anjos decaídos e dos demônios. É o final de sua carreira maligna.(Ler Mateus 25.41).
 
Bibliografia:
O Calendário da Profecia
Autor:
Antônio Gilberto
para voltar ao inicio é só clicar aqui
para volar a primeira página de Jesus é só clicar aqui
Copyright1998Cristopher Home Page
Jesus
1