|
"Quebra" do Registro P: Preciso de ajuda sobre associação de arquivos. Acrescentei uma quebra de Registro que me permitisse ver qualquer arquivo no Bloco de Notas dando um clique com o botão direito e selecionando-o no menu de contexto, mas isso afetou outros programas, que se abrem com o Bloco de Notas em vez de executar o comando. Isso funciona bem quando se dá um clique direito em qualquer programa e tenho a opção de vê-los como texto – entretanto, quando dou um clique com o botão esquerdo em um atalho na barra do MS Office, ele abre como arquivo do Bloco de Notas e não realiza a ação – no caso, iniciar o protetor de tela. Será porque o padrão Abrir agora é a terceira opção na lista de contexto da Visualização Rápida e Visualizar como texto? Abrir está em negrito no menu de contexto. Como resolver esse problema para fazer com que os atalhos funcionem como antes, e conservar as outras opções?Dave Dawson, via e-mail
R: Podemos ver o que você está tentando fazer, Dave, mas parece ser uma maneira incrivelmente complicada de fazer as coisas, quando há um modo muito mais fácil. Em vez de ficar mexendo com o Registro por causa de uma tarefa tão simples, pode-se usar uma das opções já incluídas no Windows – o menu Enviar Para. Abra a pasta do Windows no seu disco de boot, localize e abra a pasta Enviar Para. Abra outra janela contendo sua pasta do Windows, localize notepad.exe e arraste-ocom o botão direito do mouse para a janela Enviar Para. Solte o botão do mouse e selecione Criar Atalho(s) Aqui para criar um atalho. Agora o Bloco de Notas aparecerá no menu Enviar Para, que surge como parte do menu normal de contexto aberto com o botão direito e estará disponível para qualquer tipo de arquivo, incluindo os não registrados. É um meio muito mais seguro, pois seu desejo é trabalhar com todos os tipos de arquivo.
Copiando músicas no PC Um leitor deseja copiar faixas de CD para seu disco rígido - nós mostraremos como fazer isso, mas não copie material que você não tenha os direitos P: Gostaria de copiar algumas das minhas músicas favoritas do CD para o meu HD. Estou usando o Windows 98. Toda vez que tento fazer uma cópia, ele faz apenas um atalho, o que significa que o CD original tem que estar no drive de CD-Rom. Por favor me ajudem.
R. Quando você abre uma janela do Explorer ou Meu Computador para um CD de música, você vai ver uma lista de faixas disponíveis e você pode tocá-las individualmente dando um duplo-clique nelas. Como você mesmo disse, estes são atalhos para as faixas do CD, não arquivos de Windows. Você não pode simplesmente copiá-los e tocá-los sem o CD estar presente, como você descobriu. Para poder fazer isso, você precisa de algum programa especial e de um drive de CD-Rom que seja capaz de extrair áudio digital. Se o seu PC tem um CD-Rom tipo IDE – quase todos são – você tem muitas chances de não ter sorte de novo. A grande maioria dos drives IDE não permitem a extração de áudio digital – e mesmo aqueles que dizem que fazem isso deram resultados meio ruins nas nossas experiências. Os drives IDE que fazem bem este trabalho são gravadores de CD e a grande maioria dos drives SCSI, que dão conta do recado. Se você tem um drive de CD que suporte extração de áudio digital para o disco rígido, você vai precisar de um programa para fazer isso. Um dos mais populares é o Audiograbber, presente no CD desta edição. Mas esteja avisado – extrair faixas de CD e transformá-las em WAVs ocupa bastante espaço em disco. E não fique copiando arquivos por todos os lugares – se você não é o dono do copyright da faixa, você está burlando a lei.
MP3 e direitos autorais P: Tenho um pequeno estúdio doméstico de gravação, do tipo garagem. Fui fisgado recentemente pela Internet e tenho trabalhado para colocar minhas próprias páginas na web. Encontrei várias referências a uma tecnologia chamada MP3 para compressão de música em arquivos mínimos. Todos a quem perguntei disseram que é usado apenas para pirataria e que não devia tocá-lo. Isso é verdade, ou ele pode ser útil para mim? Gostaria de enviar trechos de músicas por e-mail para amigos e mesmo ter algumas para download nas minhas páginas. Queria saber se funciona. Como posso obter o programa para fazê-lo? Preciso de equipamento extra? O som é de fato bom?Brian Tight, Blackpool
R: Dizer que a tecnologia MP3 é usada apenas para piratear música é o mesmo que dizer que os gravadores de CD-ROM são usados apenas por pessoas que produzem e vendem compilações "douradas" de programas. Na verdade muitos fazem, mas isso não é toda a verdade. A MP3 percorreu um longo caminho na Internet e embora pareça que a maioria dos usuários queira apenas copiar mais CDs do que jamais sonharam ouvir, há vários usos sérios (e legítimos!) dessas ferramentas. Várias gravadoras estão envolvidas, oferecendo o que você deseja – trechos "baixáveis" de música em formato compacto, não restrito e nem ligado ao formato particular de uma empresa.Basicamente sim ela é uma tecnologia bastante útil e fará exatamente o que deseja. Há programas grátis, tanto para compressão como para reprodução. Quase qualquer PC pode trabalhar a compressão – quanto mais depressa o PC, menor o tempo gasto esperando, obviamente – e há reprodutores disponíveis até mesmo para máquinas que não são Pentium. Quanto à qualidade, se for usada alta compressão, será necessário um ouvido realmente treinado para descobrir a diferença entre MP3 e a qualidade de um CD normal. Para obter informações suficientes sobre o formato, que o manterão lendo pelo próximo milênio, bem como para conseguir todos os programas de que precisa, experimente as páginas web em http://www.mp3.org.
|