LEMON POINT

home . contadores . active worlds . busca na web . banners . tour pelo geocities
lemonbook . info . webmasters . e-mail . conheça meus geovizinhos

COMO CONSTRUIR

Construir nos Active Worlds é muito fácil, mas na verdade você não "constroi", mas apenas duplica os objetos e muda a sua natureza. Simples e eficiente.

Objetos são todos os elementos que você vê num mundo virtual: o chão, as paredes, postes, ruas, placas, avisos, cartazes, etc. Todo objeto possui um nome, que corresponde ao arquivo onde ele está definido, de acordo com as especificações do VRML.

Exemplo de objeto

A clicar o botão direito do mouse, sobre um objeto, imediatamente será apresentado uma janela com as informações referentes a ele ("Propriedades do Objeto)".

Janela 'Propriedades do Objeto'

Duplicar Este botão duplica o objeto selecionado, que manterá as mesmas característcas do original. A "criação" de um novo objeto se dará portanto ao editar o campo objeto, na janela "Propriedades do objeto", informando o nome do novo objeto.

Deletar Este botão permite deletar o objeto selecionado. Os demais botões da janela são usados para o posicionamento do objeto, no local.

O campo Descrição é usado para fazer comentários sobre o objeto ou, no caso do objeto ser usado como um display informativo, mostrar o texto ao visitante do mundo.

O texto presente neste campo é mostrado ao visitante após alguns segundos que o cursor do mouse permanecer sobre o objeto.

O campo Ação é usado para criar ações especiais, associadas ao objeto. As ações são formadas por um trigger, um comando e parâmetros opcionais. Os principais triggers são:

create: a ação é executada sempre que o objeto é desenhado pela primeira vez na tela;

activate: a ação é executada quando o visitante clica o botão esquerdo do mouse, com o cursor sobre o objeto;

bump: a ação é executada sempre que o visitante esbarra no objeto, passa sobre ele ou atravessa-o.

Os comandos mais usados são:

picture: aponta para um arquivo JPG, que será mostrado se o objeto possuir uma superfície especial para imagens;

teleport: imediatamente coloca o visitante nas coordenadas especificadas a seguir. Opcionalmente podem ser informados ainda a altura que o visitante deve ser colocado e a direção para a qual estará olhando;

warp idêntico ao teleport, com a diferença de que o visitante é levado até as novas coordenadas, executando um "vôo" pelo mundo;

visible on/off torna o objeto visível ou invisível;

sign: cria uma superfície de display para textos;

solid on/off: define se um objeto é sólido ou não;

noise: executa uma arquivo de som .WAV uma única vez;

sound: executa um arquivo .WAV ou .MID repetidas vezes;

name: fornece um nome ao objeto, podendo então ser referenciado por outros comandos, em outros objetos. Permite montar uma estrutura básica de programação com os elementos do mundo virtual, como abrir portas, etc;

url: aponta para um arquivo .HTM ou .HTML e o mostra no navegador que estiver ativo. No caso de ser o Internet Explorer, da Microsoft, o navegador web será mostrado de forma integrada ao browser do mundo virtual;

animate: permite estruturar um comando de animação usando arquivos JPG gravados em sequência.

| Ver especificaçõs VRML |





Internet Translator (tm)
 translate this page to another language --- Traduz palavras soltas, frases e páginas web completas.


© 1999 Lemon Point web site. Página criada em cinco de julho de 1999.

1