A Reprodução
 
 
 

 

 
 

Puberdade: A idade do aparecimento dos primeiros comportamentos sexuais no gato depende da época do ano, do aumento da incidência de luz solar e da raça. Ela se situa, em média, em torno de 6 meses nas raças de pêlos curtos (especialmente Siamês, Birmanês, Europeu) ou mais tarde nas raças de pêlos longos. Alguns gatos Persas ou Birmaneses não atingem a maturidade sexual antes de 2 anos de idade. 

Cios: Abaixo das latitudes, as gatas apresentam, a partir do mês de fevereiro e até o final de setembro, vários ciclos de cios, que se sucedem a cada 15 ou 20 dias, enquanto elas não forem fecundadas. Elas não têm perdas sanguineas como as cadelas, mas atraem os machos esfregando-se contra objetos, liberando um odor atrativoe, principalmente, soltando miados característicos, comparáveis ao choro de bebês. 

Acasalamento: Em liberdade, estes períodos frequentes ocasionam violentos combates entre os machos pretendentes. Após algumas preliminares, o acasalamento é muito rápido e termina com um rugido agudo da fêmea, que repele violentamente o macho. Nas horas seguintes, vários acasalamentos separados por alguns minutos, são suficientes para desencadear as ovulações. Esta perfeita sincronização entre acasalamento e ovulação explica a grande prolificidade da espécie felina. Uma gata pode dar mais de 200 descendentes em menos de 2 anos. Se a gata não for fecundadadurante o acasalamento, os cios voltarão após cerca de 20 dias. 

Gestação: Quando a gata é fecundada, a gestação dura cerca de 2 meses. Assinalamos entretanto, a possibilidade de uma gata ser fecundada por vários machos diferentes ao longo do cio, ou mesmo, mais raramente, ao longo da gestação, o que requer precauções de isolamento durante um acasalamento programado. 

Parto: Antes do parto, a gata geralmente se isola. É perigoso impôr um local para ela ficar, pois a sensação de insegurança pode conduzí-la a retardar o parto, a procurar transportar sua ninhada, ou mesmo a devorar os filhotes. A duração do parto é muito variável. É comum algumas gatas interromperem seu trabalho de parto durante 48 horas (sem consequências para o filhote). A decisão de fazer uma cesariana é extremamente delicada para a gata, diz respeito principalmente às raças de quadris achatados, como o Persa, sendo comum em ninhadas pouco numerosas e gestações prolongadas. 

Lactação: O aleitamento dura geralmente 50 dias. O desmame progressivo dos filhotes pode começar a partir da 4ª semana, quando os filhotes começam a explorar naturalmente as imediações do ninho materno. Em caso de insuficiência de leite materno, o aleitamento artificial é feito com mamadeira, utilizando um leite maternizado para filhotes, à razão de 6 refeições diárias, com cerca de 2 mililitros na primeira semana. 
 
Castração: Devido à precocidade e à prolificidade da espécie felina (especialmente Siameses e Europeus), aos incovenientes ligados à atividade sexual e às dificuldades de adoção dos filhotes, muitos proprietários tomam a precaução de esterilizar seus gatos e gatas. A castração é, de fato, menos traumatizante do que a repressão dos instintos sexuais ou a eutanásia sistemática das ninhadas.
Além disso, as estatísticas mostram que a expectativa de vida das gatas estéreis é duas vezes maior do que das gatas não-esterilizadas, muito mais expostas a combates violentos e a acidentes.
 
 
 
 

 
 
 
 
  VOLTAR
  1