Somos mais do que conhecemos.
No limite do nosso conhecimento há um horizonte, um lugar onde as nuvens movem-se do céu em direção à ilha que habitamos.
Uma imagem, uma metáfora em que a vasta atmosfera planetária se condensa na forma limitada de uma nuvem e uma enorme massa global de conhecimento se torna uma imagem distinta em nossa limitada personalidade- o ego, a ilha.
Uma imagem não é uma ilusão; é um hieróglifo, uma estória condensada. E as estórias são, literalmente, formas de preservação da cultura.
A imaginação não é uma fonte de engano ou ilusão, mas uma capacidade de sentir aquilo que você ainda não conhece.
A imagem é o resultado da consciência de outras dimensões da sensibilidade.A capacidade de pensar por meio de imagens e depois transforma-las em outras dimensões de referência é vital para a arte a poesia e a ciência. Não se deve dizer que a Imaginação e a poesia sejam apenas a matéria prima para contos de fadas, e que os fatos sejam a substância genuína da "ciência rígida".
Os fatos concretos é que são demasiadamente simples , ao passo que o produto da imaginação é de uma complexidade fascinante.
Por sobre os seus próprios ombros diante do espelho, o artista, o poeta se vê envolvido por uma mundo que não havia notado antes. Descortina as estruturas míticas da imaginação e descobre que ciências e artes estão se movendo em direção a um mundo pós-modernista, no qual as coisas não serão mais como antes. Não é um mundo facilmente divisível, com a delicada subjetividade de um lado e a crua objetividade do outro,num mundo de opostos, com artes e letras aqui e a ciencia depois da fronteira. Não há mais fronteiras, não há limite para um mundo em que se cria presenciando a Transhistória, ionizado pela Transcultura expandindo-se e dissipando-se em energia uma nuvem virtual e Transdisciplinar.
A TRANSDISCIPLINARIDADE está configurada como uma grande reflexão da Filosofia, da Ciência, Arte e Tradição e busca uma nova Filosofia da natureza, uma Ciência dos vários níveis de Realidade, na Arte excencializar o tempo-espaço nas relações e um Reencontro vivo das Tradições de todas as épocas.
A Interdisciplinaridade está para a Transdisciplinaridade como as letras do alfabeto: as diferentes disciplinas, com a Interdisciplinaridade se pode misturá-las e escrever palavras que geram frases que criam conceitos de interpretação. A Transdisciplinaridade, num paralelo a este exemplo seria o que gera a inspiração e então a origem das Idéias onde a Filosofia traz à tona o pensamento a Ciência reexamina o Real a Arte vive a desmaterialização e a desconstrução das Expressões e as Tradições procuram desde tempos imemoriais, em todas as épocas o sentido da vida.
Oldair Soares Ammom
PROPOSTO- UM DESAFIO
SAIR DA LINEARIDADE PARA A QUADRATURA,PASSANDO-SE DA LINEARIDADE PARA OS PLANOS,
MUDAR-SE OU EXPANDIR-SE PARA O ESPAÇO-TEMPO TRIDIMENSIONAL,EM SEGUIDA
PARA O ESPAÇO QUADRIDIMENSIONAL.
PERSPECTIVA TRANSPESSOAL - SUGERE A ELEVAÇÃO DO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA.
CONSIDERANDO: ESTÁGIOS DE JEAN PIAJET
1º SENSÓRIO-MOTOR
2º PENSAMENTO PRÉ OPERACIONAL
3º PENSAMENTO OPERACIONAL COMPLETO PENSAMENTO ABSTRATO
4º PENSAMENTO OPERACIONAL FORMAL SIMBÓLICO DE UM ADULTO JOVEM INTELECTUALMENTE ATIVO
5º PENSAMENTO DE SISTEMAS
O quinto estágio compreensão de que há causas simultâneas que não podem ser separadas ciência convencional,"causa e efeito", separatividade, não alcança o nivel de pensamento de sistemas
6º PENSAMENTO OPERACIONAL UNITÁRIO - CONSCIÊNCIA EXPANDIDA SENSAÇÃO, PERCEPÇÃO, INTUIÇÃO
O
PSICÓLOGO KOPLOWITZ, HERBERT
"Não há dualismos,nem separação mente corpo, eu e os
outros,sujeito e objeto .
O pensamento unitário é Holístico.
obs.: O Pensamento unitário está para um ADULTO
OPERACIONAL FORMAL como um ADULTO PARA UMA CRIANÇA."
O CENÁRIO PARADIGMÁTICO
O PRIMEIRO PARADIGMA - A REVOLUÇÃO COPERNICANA LIBERTANDO-SE DO GEOCENTRISMO O HOMEM DEIXA DE SER O CENTRO DO UNIVERSO .
O SEGUNDO PARADIGMA - A REVOLUÇÃO CARTESIANA TORNA O COSMO AACESSÍVEL À RAZÃO- COM ANÁLISE E LÓGICA O HOMEM COM A CIÊNCIA E A TÉCNICA VAI MODELAR O MUNDO E AS IDÉIAS .
O TERCEIRO PARADIGMA - A REVOLUÇÃO DARWINIANA
QUARTO PARDÍGMA - A REVOLUÇÃO SIMBIONÔMICA
VERIFIQUE RIGOR CIENTÍFICO