PATROCÍNIO CULTURAL
UMA MÍDIA LÚCIDA
PORQUE LUZ
LEI ROUANET DE INCENTIVO À CULTURA
UMA TRÍADE EM SOL MAIOR
...porque o Universo não é feito de matéria, mas sim de música ...
do físico heinsenberg
evento:
TERRA E MAGIA UM ECO TRANSPÕE O TEMPO
EM HUMANIDADES
'Si_em_si_A' Arte com_Ciência' - A cultura da Ecologia profunda e correta'
Com a Arte é possível fazer um chamado ao reconhecimento renovado dos valores humanos que tenham sido corroídos pela cultura moderna: Harmonia, paz, cooperação, honestidade, justiça, igualdade, compaixão, compreensão e amor libertando e descobrindo rumos que convergem para uma educação que ultrapassa os limites dos muros dos edifícios escolares, e faz o caminho de volta à floresta, para um verdadeiro resgate do imaginário e do inconsciente que a mata instiga, acoberta, inspira e fascina.
Este retorno ao natural é fertilizado, no esteio da arte que traz à luz do cotidiano a idéia que a Ciência faz de ecologia profunda, que daqui para o futuro se insere como a responsável por enriquecer e aprofundar a relação do cidadão consigo mesmo, com sua família, com o seu convívio social, com a comunidade global, com seu planeta e com o cosmos, ao anunciar o novo Renascimento.
um evento itinerante.
Terra e Magia um eco Transpõe o Tempo é uma instalação "dematerialized", abstrata porque mental, artístico-cultural e científica, iniciada por São Paulo, poderá percorrer as principais metrópoles brasileiras, para propiciar um contato com a Natureza no desenvolvimento de sua nova filosofia a alunos de escolas de diferentes faixas etárias. Utiliza as psico tecnologias, como abertura à sensibilização necessária para fazer transcorrer sua ritualística Teatral, ao otimizar os espectadores - do pré ao colegial - na estética que os carrega para a virtualidade de um local dentro do imaginário coletivo, onde se configura uma necessária e renovada visão de mundo, materializada pelas artes cênicas, neste iniciático contato com a natureza, um salto quântico na evolução, na perspectiva do novo e do inspirador para a tão exigente platéia.
A Arte é necessária como o grande sustentáculo da ousadia de mudanças, para uma sociedade mais sensível, com sua linguagem capaz de transcender fronteiras, de forma universal e tem por príncipio fazer o encontro florescer, num invisível abraço de sentimentos, superando desigualdades ilusórias de quaisquer ordens: raças, credos e visões egocêntricas.
Como enriquecedora compreensão da Vida, Reunindo Arte e Ciência este evento contribuí para que as crianças, todas, possam conspirar, o que aqui significa respirar junto, a co responsabilidade para vislumbrar um Terceiro Milênio como um Tempo em que a vida possa continuar. Representa perceber, sentir, intuír a vontade de homens ainda não nascidos, gerações futuras ávidas por contatar a luz da vida azul e plena da terra. Traz, o que a escola antiga, ainda numerosa chamaria de conteúdo, os exemplos de biologia, botânica e ciência que se engendram, auto organizados como estrutura narrativa do drama da terra, com momentos de poesia, em que a temática de sua abordagem revela, uma transversalidade tripartite mistura ética e cidadania para reconstruir no meio ambiente o prazer de contar uma história, que com boa vontade, entendimento e sorte poderá não ter fim: a nossa como Humanidade.
Quem são os mentores intelectuais e operadores sinérgicos deste desafio?
Não, definitivamente esta não é uma Cia teatral tradicional ou grupo de Teatro dentro do previsível. Para garantia e segurança dos investidores-patrocinadores, bem como a continuidade do projeto, bastam dois artistas: astros que podem ser bem reais se sensivelmente percebidos. Ocultos pelo neutrino, a matéria formadora da parte escura do Universo, muito bem dotados de Vontade, sua principal fonte energética, capaz de alcançar e ousar até mesmo o impossível: "arrojo, inteligência, fôlego, vibração, essas pequenas e adoráveis bobagens...", ecoam pelo espaço desde então a afirmação da crítica. Aqui, acontece uma poderosa e dupla ação, dialógica e consciente, espelhada e exemplar, por quem enredado por uma experiência de 20 anos que se deu pelo contato e somatória de, sempre, grandes platéias, transformam alquimicamente chumbo em ouro, o concreto frio das instituições em luz dissipada, pedaços de palcos em janelas, a Natureza no ambiente para fazer voar a imaginação e o encantamento de milhares de crianças, jovens e adultos das escolas, estruturas que aprenderam nesse anos todos a conhecer com profundidade.
Porisso trabalham em função da criação de um espaço para a harmonização da comunidade, tanto do público quanto de educadores, em que salta já a pergunta: O público não é sempre e forçosamente constituído por educadores?
"A Educação é muito importante para ficar na mão de professores", disse Jeffrey Puryear, especialista norte americano, no seminário Brasil 500 'Como se muda um país através da Educação', patrocinado pela Rede Globo.
"Assistimos ao fim da função de linha de montagem da escola e constatamos hoje, o envolvimento na educação de todos os segmentos da sociedade: empresários, artistas, pais, assumem o que, além de direito, é uma prazerosa obrigação, uma virtude a ser compartilhada por todos os cidadãos: no preparo das gerações futuras, nosso diálogo com o Futuro." Nos dizem agora, Quem?
Esther de Paula, Atriz mas também Psicóloga Transpessoal há duas décadas e Oldair Soares'Ammom, Transdisciplinary Researcher, também ator, autor e Diretor de teatro desde o inicio da década de 70. Ambos somam-se a algo que deles resulta sempre e que passa a integrar-se idealisticamente numa ressignificação constante: suas performances trabalhadas incansavelmente e como um crítico um dia definira: "lapidando cada cena como se fosse um diamante bruto"; ou dito pela crítica Tatiana Belink "dando largas a sua esfuziante imaginação para fazer do espetáculo teatral: momentos oníricos, ou misteriosos, de ecologia, sonho e realidade, aliados a um rico acervo de folclore".
Folclore, que entendem sempre com ênfase ao mundial, no exercício da multicultura, e até de uma Transcultura, que de mãos dadas com a pós modernidade, faz de fragmentos, singelos instantes em pontuação de uma diferenciada escala tonal, como totalidade: hologramática e orgânica.
Uma certeza: A de não estarem sós
É sabido que a sensibilidade de cidadãos humanos aguardam apenas a sutileza de um gesto, um sinal para o que se reune como uma roda de concentração de energia, o esforço capaz de fazer surgirem: entendimento, reflexão e a ação transformadora das realizações, finalmente à Luz: uma alternativa para a midia.
Assim junto à natureza, artistas com um olho na ciência e outro na arte, cumprindo o legado do artístico: que é o de estar bem à frente do seu tempo, podem ser, à entrada do terceiro milênio: porta-vozes da disseminação de uma mensagem de paz, de ecologia integral que remeta ao florescimento de uma cidadania planetária e cósmica.
O Evento por princípio, em sua ação prática mais importante, se concretiza ao criar a oportunidade simples de colocar artista diante do público, nasce: 'Terra e Magia um Eco Tranpõe o Tempo ', em que reunidas boas doses de tradição, folclore e futurismo, se põe ao contato com uma platéia de espectadores, adultos ou não, maduros ou teens, todos potencialmente vistos como seres-criativos, primevas crianças em suas sensibilidades.
A divulgação, de um Forum Permanente de Educação, compromissado com o futuro acompanha o evento principal, algo que deverá ser bem acolhido pela midia, e a busca ao incentivo e apoio de artistas em cada região, resultando em soma de experiências na medida em que se tece a rede. Ponto positivo para a escola, as produtoras locais e seu público, na promoção da continuidade das relações, ao ampliar-se o projeto no contexto educacional.
Uma midia inteligente, bem articulada por quem quer oferecer mais do que a manifestação artística reatualizada ao conhecimento de nossa época, é a idéia que supera a própria conceituação de vanguarda, a de que nada mais pode ser entendido ou classificado separadamente e sobreviver. Essa tempestiva visão, a ser aberta de todo aos cidadãos sem restrições elitizantes, daí o foco principal na escola, matriz de toda a miscegenação, formadora não só do público do futuro, mas de uma humanidade que precisa fazer diferença, porque tem o que antes era natural: o fazer fluir a vida, agora acrescido do imprescindível: a garantia de continuidade do planeta.
A Home-Page especialmente criada para prolongar o inesquecível encontro, vence o espaço entre as capitais e faz do cibernalta o protagonista, um co-criador artístico, diante da estrutura informacional, ficcional mas que também tem como abordagem científica e verdadeira, a facilitação da assimilação dos saberes como só a arte pode ilustrar.
O site na Internet prorroga a continuidade do projeto, como meio virtual de acompanhamento a distância, visando o aprimoramento evolucionário e valorizando o contato do público com artistas e patrocinadores.
Um CD produzido para ser o elo de ligação com o grande público consumidor. Um artefato multimídia com a mensagem para seres que moram num terceiro planeta azul, ao redor de uma pequena estrela, uma ilha perdida, reconhecidamente biológica e viva nos confins da galáxia, de nome Terra.
Esse disco de luz e informação, fomenta a participação do público que descobre aos poucos, como uma caixa de surpresas, o conteúdo do CD, que vai além de seu conteúdo musical, (CD-ROM) trazendo imagens, poesia e informação. Um software, com temática na sobrevivência do sensível no humano, permite a familiarização do público comum, ainda sem o acesso a internet, com o exercício sistêmico, artístico, mental e cultural, ícone em alusão ao futuro.
Criar-se-á um conceito com estilos muito originais, onde Arte e Ciência, reúnem oportunamente o magial à ecológica responsabilidade.
Desdobrando a Home Page: duas produções teatrais podem vir a efeito como materialização do conteúdo do site prevendo a fixação e contínuidade do trabalho em uma capital brasileira, polo de ação de arte integrando nosso país com o mundo o incentivo, dinamização e abertura ao Turísmo em sua importância como fonte de geração de riqueza e de empregos.
Sonhos e planos só revelam na totalidade a seus patrocinadores.
Com este formato, o "Mix" de artistas e pesquisadores transdisciplinares articulam o seu ideal, embasando o processo criativo de muita ciência, enquanto meditam sobre as questões de ordem implicada: "(...) tanto o observador como o observado são aspectos que se fundem e se interpenetram, de uma realidade total, que é indivisível(...)." do físico David Bohm, e de muita coisa mais, ao levarem em consideração a relevância das tensões culturais diante da proposta de aproximação palpável e real, tão necessária à nossa sobrevivência, juntando artes e humanidades ao conhecimento científico.
"Ao desenvolvermos uma Ecologia Integral e Profunda dentro da complexidade das relações culturais e sociais, acabamos por aprimorar uma educação transcendida, essencializada pela ação facilitadora, o Teatro tornado o seu principal ponto de alavancagem, quando da criação e construção do momento ao encontro das sensibilidades", salienta a psicóloga Esther de Paula.
Com ciência: Consciência
Assim como na bolota implícito está como que em espectro, denominada pela nova Biologia de ressonância mórfica, um plano genético e de comunicação com o carvalho que crescerá e toda a vida que se desenrolará a seguir.
O projeto prevê sua continuidade e desenvolvimento. Depois de cumprida a trajetória inicial, que pode ser estendida pelas principais capitais brasileiras, a viabilização do desdobramento do conteúdo da home page, como produção artística em especial incentivo ao turismo, uma peça teatral em curioso espaço alternativo, e outra uma ação de poezis crepuscular como grupo perfomático.
Oldair Soares'Ammom: "Nosso compromisso com os patrocinadores revelam nossa política firme da vivificação dos sonhos sempre em cima de resultados, buscamos a eficiência diante da ação de Vanguarda, porém que avança e se eleva como um todo na sinergia do trabalho de conjunto; ao serem direcionados os recursos de patrocínios, sempre tão raros e escassos, para algo como a evolução humana, então que se faça o melhor, o máximo deve ser tentado e com este propósito é a arte a principal articulação no sentido desses objetivos. "
Ainda um terceiro ponto para ter em mente o que ambos definem como Transcultura: 'Síntese do compromisso com o Amanhã, na visão Transdisciplinar e planetária, que une a Tradição (leia-se também tradução) de todos os tempos nas diversidades das múltiplas culturas, como um diapazão espiritual no esteio da atemporalidade, local e global, enfaticamente impregnada de Arte e de Ciência, direcionada ao Futuro e suas transformações'.
Plano patrocínio cultural
Percorrendo várias capitais brasileiras o projeto pode ser patrocinado prevendo continuidade.
os eventos: são uma ação teatral e de multimidia em temporada dentro do período escolar. Inclui preparação e montagem, divulgação, treinamento e monitoramento.
modelo de exemplo
São Paulo R$ 240.000,oo (1/2 ano)
Cidade X, (FIXA) R$ 330.000,oo (1 ano)
home page R$ 40.000,oo Criação de uma virtual comunidade na Internet para a continuidade de ações culrurais, artísticas educacinais e ecológicas.
cd rom R$ 70.000,oo um cd no mercado fonográfico revelará surpresas ao consumidor.
Total 1& 1/2ano R$ 680.000,00 incluÍdas duas capitais, se além dessas acrescentar 240.000,oo para cada capital a seguir
Como contínuidade produção teatral Viagens de Caramim = R$ 200.000,oo
de uma Tríade grupo performático "E É Vem Carroçar-te = R$ 180.000,oo
2º ano com essas duas produções T o t a l = R$ 1.060.000,oo
Opções:
1)Plano básico Como única cidade " X " manutenção do evento que se prolonga durante todo o 1º ano 330.000 + 40.000 home page + 70.000 cd rom = R$ 440.000,oo (plano mínimo)
2)desdobramento (HP): 2º ano:
visando contínuidade produção teatral Viagens de Caramim =R$ 200.000,oo+ os 440.000,oo pm
grupo performático "E É Vem Carroçar-te = R$ 180.000,oo
com essas duas produções T o t a l = R$ 820.000,oo
3)240.000,00 Acréscimo para cada evento e fórum por capital na medida do interesse x 1/2ano
UMA TRÍADE EM SOL MAIOR
- a continuação...em Terra da Luz...
A crença consciente do potencialmente implícito, encontra na ação educacional e planetária do Turismo, uma espectativa compartilhada por muitas mentes no planeta, a de futuro promissor de um país que tem históricamente, exemplos de uma tradição que transcende a história, o que infelizmente nunca é ensinado nas escolas, "das indias grávidas e abandonadas por conquistadores, nossa herança emanada do contato com o feminino e a Natureza deste universo sensível", ou no exemplo das palavras de José Bonifácio de Andrada e Silva, seu 1º patriarca, a riqueza que expressa com uma sabedoria atemporal:
"Nós não reconhecemos diferenças nem distinções na familia humana.
O chinês, o português, o egípcio, o haitiano, o adorador do Sol e o de Maomé serão tratados como brasileiros". Porque, afinal, esta paz divina e concórdia celeste ligarão um dia todo o mundo, e farão,
de todos os homens, uma só família."
![]() |