DINOSSAUROS

A SUA HISTÓRIA

Há cerca de 600 milhões de anos apareceram as primeiras formas de vida no mar, plantas e alguns animais sem esqueleto andavam ao sabor das ondas, multiplicaram-se e pouco tempo passou para existirem centenas de espécies e milhares destes seres.

Os animais respiravam debaixo de água como os peixes, tinham barbatanas e enquanto uns alimentavam-se de algumas formas vegetais, outros comiam animais mais pequenos.

A vida na Terra foi-se desenvolvendo, até ao ponto de algumas espécies de animais começarem a adaptar-se também a viver fora do seu ambiente natural - a água - esta adaptação foi seguida da modificação do seu corpo, as suas barbatanas foram-se transformando em patas e o seu organismo evoluiu de forma a poder respirar em terra, assim apareceram os anfíbios. Apesar de não poderem afastar-se muito da água porque era lá que ainda punham os ovos estes animais sabiam que em terra não existiam predadores e que podiam estar descansados ao sol.

Os primeiros animais a pôr os seus ovos em terra foram os répteis. Os maiores entre estes foram os dinossauros. Embora o termo dinossauro signifique "lagarto terrível", poucos o eram. 1