decoração de apartamento

 

O paisagismo, parceiro indispensável para um resultado final harmonioso,

complementa e enriquece os ambientes. O trabalho, desenvolvido em parceria com as profissionais da Naturaleza Paisagismo, foi destaque na última edição da revista

Paisagismo & jardinagem 

(edição 05, janeiro de 2001)

(clique nas imagens para ver ampliadas)

 

A íntegra da matéria:

O céu como vizinho

    Do terceiro andar deste apartamento triplex localizado em um edifício com 29 andares, a melhor e maior paisagem que se pode observar é sem dúvida o horizonte, mesmo assim os proprietários decidiram dar uma ajuda para a visão local e investiram em um projeto paisagístico diferente e agradável, que trouxesse para o apartamento de cobertura um pouco da cidade ao longe e principalmente, momentos de relaxamento e tranqüilidade.

    O projeto paisagístico foi realizado em parceria pelas arquitetas Aglaê Mazorra Fernandez e Mónica Bernadou e pela engenheira agrônoma Renata Primiano. Cada uma trabalhou sua especialidade e o resultado foi um espaço sofisticado e com muita personalidade, que investe em elementos arquitetônicos e vegetação de forma equilibrada e harmoniosa.

    O único pedido dos proprietários é que fossem utilizadas plantas preferencialmente tropicais na área de lazer e flores perfumadas nas varandas das suítes. Em apenas dois meses este programa simples deu origem a um projeto cheio de capricho e soluções inteligentes, com um resultado surpreendente.

    Nas varandas de um dos dormitórios e da sala foram trabalhados vasos com espécies como romã (Punica granatum), peixinho (Nematanthus wettsteinii), ripsales (Rhipsalis baccifera), ardísia (Ardísia crenata), nolina (Beaucarnea recurvata) e nandina (Nandina domestica).

     Como os aparelhos de ar condicionado destes ambientes ficam expostos, ao lado das portas, a solução encontrada pelas paisagistas Aglaê mazorra Fernandez e Renata Primiano foi usar um meio vaso de terracota com treliça, onde pôde ser plantado jasmim estrela (Jasmim nitidum), que além de proporcionar o perfume desejado ainda camuflou o aparelho.

    No quarto do filho do casal, que aprecia muito a cultura oriental, foi projetado um mini jardim japonês, com muitas pedras de rio, uma fonte, um bonsai de junípero (Juniperus chinensis) com idade bem avançada, nandina, grama preta (Ophiopogon japonicus) e uma lanterna japonesa, além de seixos rolados. Para esconder o ar condicionado neste local foi usado um vigoroso bambu mosso (Phyllostachys pubescens) que acabou dando ainda mais equilíbrio ao jardim.

    A área de lazer desta residência, localizada no último andar deste apartamento triplex, é um espetáculo aparte, que integra espécies tropicais e muitas flores coloridas à paisagem aérea da cidade. A arquiteta Mónica Bernadou, projetou um spa relaxante em meio a um deck de madeira sob um gazebo em aço desenhado por ela mesma. O teto se abre e fecha através de um mecanismo próprio e a porta de entrada pode recuar totalmente, reproduzindo um ambiente ao ar livre através de um simples botão acionado.

    Ao fundo ela projetou treliças gigantes, onde as paisagistas Aglaê e Renata dispuseram plantas pendentes como abutilon (Abutilon megapotamicum), véu de noiva (Gibasis schiedana) e hera (Hedera helix), e trepadeiras como a lágrima de cristo (Clerodendron thomsonae), tudo em vasos patinados da Naturaleza Paisagismo. Ainda sobre o deck de madeira as paisagistas trabalharam com vasos grandes com árvore da felicidade (Polyscias fruticosa), ficus variegata (Ficus ssp), renda portuguesa (Davallia fejeensis) e bromélias gusmânias (Bromeliaceae ssp). Jardineiras com calanchoes (Kalanchoe blossfeldiana) coloridas dão graça ao conjunto e suavizam os elementos em concreto e ferro utilizados. Abaixo do deck, um bonsai de buxinho (Buxus sempervirens) com mais de 25 anos, forrado com azulzinha (Evolvulus glomeratus), observa a cidade do alto.

    A varanda integrada à sala de TV e ao ambiente da churrasqueira, recebeu uma jardineira com clúsia (Clusia fluminensis), dietes (Dietes bicolor), peixinho, bromélias, lírios da paz (Spathiphyllum walisii), palmeiras rápis (Raphis excelsa), grama preta, cica (Cycas revoluta), aspargos (aspargus desinflorus), dama da noite (Cestrum nocturnum) e pedra de rio. Protegidas por vidros e uma cobertura transparente as plantas ressentem menos a altura e o vento, e a manutenção mensal dada pelas paisagistas colabora para que a vegetação esteja sempre contida e com muito viço.

    Para harmonizar ainda mais este ambiente, a arquiteta Mónica utilizou paredes forradas com bambu, cortinas em palha de seda e iluminação especial que sai de dentro das espécies para a parede.

 

Naturaleza Paisagismo:

(11) 5051 - 2135

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1